Afiadas infecções intestinais em crianças: sintomas, tratamento, prevenção

Entre todas as doenças em pediatria aguda de uma infecção intestinal em crianças ocupa o segundo lugar depois de resfriados. A doença é sazonal natureza, o pico cai no verão e no outono. Isso contribui para a longa permanência de crianças na rua, o uso impuras vegetais e frutas, armazenamento incorrecto de alimentos cozidos.

Afiadas infecções intestinais em crianças é um grupo de doenças de natureza infecciosa com энтеральным (oral) mecanismo de transmissão de patógenos e condicional patógenos. As mais freqüentes formas de transmissão:

  • алиментарный ou de alimentos – as bactérias são transmitidas comumente produtos;
  • água – beber água contaminada;
  • contato de plyfit-eletrodomésticos – microorganismos entram no GI, através de pratos sujos, lavar as mãos, utensílios domésticos.

Classificação agudas, infecções intestinais (COJ) em pediatria

Todas as doenças infecciosas que afetam o intestino, é classificada por tipo de agente infeccioso, cuja presença confirmam estudos de laboratório. Se patógenos não são descobertos, mas não há qualquer sinal de doença aguda, o estado de são diagnosticados como "infecção intestinal não instalada a etiologia". Necessariamente indicam que parte do tubo digestivo danificado (fina ou grossa departamentos do intestino).

Quando emergência, hospitalização de uma criança, quando não é possível esperar resultados de diagnóstico, mas a necessidade urgente de realizar atividades terapêuticas, recorrem a classificação por tipo de diarreia, onde todas as infecções intestinais são divididos em três grupos principais.

Espécies invasoras

O primeiro grupo invasivo. Este tipo de infecção é causada por uma bactéria, que são capazes de multiplicar-se, não só na mucosa (epitélio) do intestino, mas dentro das células, o que cheguem. Salmonella – salmonella, clostridium, шигеллы. Em casos graves, esses microorganismos penetram no sangue e causar sepse. A infecção invasiva sugere que a inflamação desenvolve-se em um design fino ou grosso departamento de intestino (ou abrange toda a área do órgão).

O grau de manifestações invasivos tipo é diferente, de fácil inflamação (catarral fissão энтероколит), até a formação de úlceras e некротизации paredes do intestino. Distintivo sintomas:

  • vômitos;
  • serviço expresso de перистальтика e a liberação do conteúdo intestinal;
  • violação a função de sucção de oligoelementos e água, a desidratação do organismo;
  • aumento da formação de gases devido a бродильной dispepsia:
  • nas fezes inúmeras impurezas muco, sangue, verduras.

Este grupo OK, chama a criança tem uma forte intoxicação. Dela depende a gravidade da corrente e o desfecho da doença.

Não invasivo

O segundo grupo – секреторные ou não-invasivos. Causadores dessas doenças infecciosas parasitárias apenas na superfície da mucosa intestinal – эшерихии, vibrio cholerae, пневмококки, клебсиеллы, campylobacter. Uma característica distintiva – aumento da alocação de sais e água do epitélio para a cavidade do intestino e de violação de seus mais de sucção devido a exposição a toxinas de bactérias.

O processo patológico está envolvida apenas intestino delgado, com a sua mucosa não está inflamada. O principal sintoma – um rico e diarréia. A cadeira de líquido aquoso, mas sem qualquer tipo de impurezas. Ler os sinais:

  • a temperatura do corpo aumenta ligeiramente, o máximo de 37,8°;
  • junta-se vômitos;
  • a rápida desidratação do organismo infantil.

Osmóticos

O segundo grupo – osmóticos. Causadores de vírus ou криптоспоридии (rotavírus ou o adenovírus infecção). Ativamente criando nas células da mucosa, o vírus que impedem a quebra e absorção de hidratos de carbono e água. Com a participação da microflora intestinal de açúcar começa a fermentar, e no intestino acumula muitos gases (flatulência).

A doença é confirmada em crianças de tenra idade. É mais comum durante a estação fria (outono-inverno). O principal sintoma ─ nítida e intensa dor abdominal. Serviço expresso de перистальтика provoca abundante e diarréia líquida. Cadeira amarela ou verde, com espuma, uma variedade de impurezas. A freqüência de evacuações até 15 vezes por dia. Das crianças os sintomas осмотических OK, e que surgem de repente, a temperatura corporal sobe até 39°. Pode ocorrer vômitos.

As causas de infecção em crianças

A susceptibilidade à infecção é diferente e depende de vários fatores – idade, a imunidade, a posição social e a qualidade de vida. Aguda de uma infecção intestinal na criança desenvolve-se ao acerto de bactérias através da boca. Para que a infecção ocorreu, o corpo deve acertar uma certa quantidade de microorganismos patogênicos. Quando a introdução de um corpo estranho sistema imunológico da criança inclui a função de protecção, as bactérias morrem sob a ação da saliva, suco gástrico, de imunoglobulina no intestino. Crianças até 5 anos são mais susceptíveis a infecção, assim como as defesas do organismo ainda não estão formados.

Os fatores que contribuem para o desenvolvimento de doença contagiosa:

  • o uso de água, o que não é suficiente é afetado por filtragem ou кипячению (disenteria);
  • armazenamento incorrecto de alimentos (violação de temperatura), o não cumprimento de tecnologia de cozinhar especialidades culinárias, o uso de uma tábua de corte da placa para os produtos que são consumidos crus, e de carne, de peixe;
  • sujofrutas, frutas, verduras e legumes (сальмонелзолотистый estafilococos, estreptococos, эшерихиоз);
  • o não cumprimento pessoais de higiene – lavar as mãos depois de andar na rua, ir ao banheiro, antes de cada refeição (шигеллез, o rotavírus, hepatite a);
  • de apalpação na creche pré-escola ensino – geral do brinquedo, a toalha, a falta de tratamento de utensílios de cozinha, equipe de suporte;
  • natação em locais proibidos, contaminado com água.

Os sintomas de uma infecção intestinal aguda

Em crianças, o período de incubação da doença é curto, de 30 minutos a várias horas. Na adolescência, as primeiras manifestações da infecção pode ocorrer através de um dia após a infecção (depende do agente infeccioso, do grau de lesão, a imunidade do organismo).

Sinais aguda de uma infecção intestinal em crianças однотипны, independentemente do tipo de germes patógenos da microflora. A doença começa de forma aguda. Os primeiros sintomas por parte do sistema digestivo e, em seguida, em crianças, aumenta a desidratação do organismo. A clínica desenvolve-se em meio a grave intoxicação.

A derrota, o aparelho digestivo

Um processo patológico se desenvolve na mucosa do intestino e provoca funcional abusos e morfológica da mudança.

Alterações funcionais:

  • falhas na produção de enzimas insuficiente implica a divisão de alimentos;
  • devido a inflamação da mucosa é interrompido o processo de absorção de nutrientes, água, eletrólitos;
  • dismotilidade e o peristaltismo de todos os departamentos do intestino.

Morfológicas ou de alterações estruturais – ruborização da mucosa, adelgaçamento do epitélio, a formação de feridas nas paredes, a morte (necrose) de pequenos trechos do revestimento interior.

Intestinal síndrome em crianças manifesta-se a resposta do sistema digestivo para o agente infeccioso:

  • do lado do estômago (gastrite) – náuseas, individual ou vômitos, não satisfaz a facilitar, a gravidade na região epigástrica, o surgimento de рвотного reflexo na tentativa de ingestão de água ou alimentos de bebês imediata de regurgitação após a ingestão de leite materno ou fórmula infantil de mistura;
  • com o lado fino do intestino (enterite) – inchaço, dor de diferentes graus de intensidade no umbigo, quando a pressão na parede abdominal, o ronco no intestino;
  • do lado do intestino – профузный diarréia, fezes líquido, contém impurezas, dor durante a defecação, dor no perímetro abdominal, dar o recto, cólicas, falsos impusos de defecar.

A desidratação

A rápida desidratação grave – perigoso sintoma de um organismo. A falta de água leva à opressão do trabalho dos rins, fígado, cérebro. Muda rapidamente quantitativa e qualitativa da composição do sangue, o que leva ao rompimento intracelular de troca. A falta de líquidos contribui para o aumento da concentração de substâncias tóxicas no organismo, e интоксикационное intoxicação pode se tornar a causa de morte da doença.

Como reconhecer os sinais de desidratação em crianças pequenas:

  • seca, a membrana mucosa da boca e do nariz, пересохшие lábios, devido à falta de produção de saliva expressos movimentos de deglutição, a linguagem serve para o exterior;
  • a saliva viscosa;
  • a falta de líquido lacrimal – o bebê chora sem lágrimas;
  • devido a uma falha de funcionamento dos rins urinar menos 1 vez por 2 horas;
  • vômitos, diarréia, sudorese – sinais de desidratação;
  • pele seca, a auto-vai em pregas.

A intoxicação

As toxinas produzidas pelas bactérias, rapidamente cair no córrego do sangue e lançadas em todo o organismo da criança. A presença no sangue de substâncias tóxicas aumenta a temperatura do corpo, causando dor e ломоту nos músculos, ossos. Os miúdos podem ocorrer convulsões redução nas extremidades. Por causa do aumento do tônus muscular e de cabeça запрокинута para trás, as pálpebras mal смыкаются. Importante sintoma de intoxicação é a mudança de cor da pele. As cortinas tornar-se pálida, com um toque de azul, quente ao toque. Na pele, podem aparecer manchas.

Falha no funcionamento dos rins provoca o aumento de acetona no sangue. Isso afeta o centro do vômito no cérebro e provoca vômitos, não relacionadas com a derrota, o aparelho digestivo. Em casos graves de afectados pelas grandes nervos e troncos – нейротоксикоз. Para tal o estado típico de violação de consciência, até a sua perda, fortes dores de cabeça, violação de treinamento de atividades motoras, aguda sensibilidade aos sons e luz.

Erupção cutânea

Se uma infecção intestinal dura muito tempo, em crianças na pele aparecem erupções:

  • пустулезная – гнойничковые educação de forma arredondada, na superfície, fica branco ou amarelado educação (pus), está localizada principalmente na face, pescoço, costas, manifesta-se a staph infecção;
  • são manchados-папулезная – erupção cutânea , que é um pouco sobe sobre a pele, vermelho, cor de rosa, às vezes com um toque de marrom, os elementos podem se fundir e formar uma grande mancha, é não apenas na pele, mas também em mucosas, manifesta-se a diarréia por rotavírus;
  • скарлатиноподобная – fina, dispersão erupção cutânea em todo o corpo, de cor vermelho brilhante, a maior concentração em seu rosto e pescoço, manifestando-se por infecções causadas грамотрицательными bactérias (шигелла).

No fundo os principais sintomas de que a criança aumenta o fígado e o baço. Desenvolve-se anemia, гиповитаминоз.

Complicações infecciosas do processo de

Dependendoda progressão da doença, complicações de infecções intestinais podem usar caráter reversível ou representar uma ameaça real para a vida de uma criança.

Mais freqüentes conseqüências migrado para a doença:

  1. Bócio – a falta de condicional de germes patógenos da microflora que vive no intestino e envolvidos nos processos de digestão. Tal desequilíbrio quantitativo da composição da flora ocorre como resultado de um longo processo inflamatório devido a eventos medicamentosa terapia antibacteriana.
  2. A perfuração da parede do intestino (gap) – infecção истончает e destrói a parede. Perfuração das caracterizada por dores agudas, que não é possível tolerar, кровопотерей, o desenvolvimento de peritonite. Resolução de apenas cirurgicamente.
  3. Sangramento intestinal – complicação freqüente durante infecções intestinais. Sua intensidade é diferente. É mais comum durante OK, e a perda de sangue menores e não representam uma ameaça para a vida de pequenos pacientes, desde oportuna de sua parada. A coloração cala o sangue definem a localização do problema. Se o sangue escarlate, sobre uma superfície fecal, danificados inferiores departamentos do intestino grosso. Quando o sangramento do intestino delgado cal todo encharcado de sangue. Se fezes каловые massa pintado бордовым vá escuro-marrom, ele diz que o sangramento no duodeno ou do estômago.
  4. A adesão de uma infecção bacteriana do ouvido médio e do trato respiratório superior – é uma complicação comum em crianças materno de idade. Intoxicações, estafilococos, muitas vezes se tornam a causa do desenvolvimento de inflamações do ouvido. Eles infectam os folículos do canal auditivo. Isso contribui para a diminuição da imunidade durante a doença subjacente.
  5. Intussuscepção intestinal – tipo de obstrução, quando uma parte incorpora-se no outro. Em 90% dos casos ocorre em crianças do primeiro ano de vida. Causas – a violação do peristaltismo e a presença de processo inflamatório. Agudos ataques alternando com o súbito desaparecimento dos sintomas. Resolução de complicações como a cirurgia, e медикаментозным.

A mais temível complicação para o bebê é инфекционно-choque tóxico. Mais se desenvolve quando сальмонеллезе. A razão para o desenvolvimento – massa a ruína e a decadência de bactérias patogênicas, que é acompanhada de liberação de grande quantidade de toxinas.

A criança está шоковом estado. Se observa uma forte febre, pressão arterial cai, batimento cardíaco lento. A criança recebe a falta de ar. O estado de cada minuto que passa piora.

Em seguida, agitação psicomotora muda ступором. Aparece a confusão. A temperatura do corpo começa a diminuir, a pele adquire uma tonalidade azul. Reduz drasticamente a quantidade alocada de urina (paragem renal). Sob a pele claramente visíveis a hemorragia.

Sinais de progressão do choque:

  • a hipotermia;
  • total cianose;
  • ausência de pulso;
  • a pressão abaixo de 70 mmhg. ст., ou não determinado.

Na ausência de реанимационных atividades de choque entra em coma.

Diagnóstico diferencial OK

Para revelar corretamente infeccioso o agente infeccioso, é importante montar uma história, e determinar a história do desenvolvimento da doença: quando surgiram os primeiros sintomas, lenta ou agudamente desenvolvido a doença, fizera-se o tratamento em casa e como isso afetou o bem-estar da criança.

Em seguida, passar para a coleta de эпдемиологического história: descobrir a fonte de infecção potencial, qual foi o mecanismo de transmissão, estabelecem o caminho de infecção.

Objetiva do exame da criança – inspeção visual, identificar os sintomas e síndromes. Sobre esses dados colocam o pré-diagnóstico. Para confirmá-la, realizar exames laboratoriais de fezes, de urina, de sangue, eméticos as massas.

Métodos laboratoriais de diagnóstico:

  1. Microscópico ou бактериоскопический método – sob o microscópio consideram o material biológico extraído do paciente. A mancha de impressão manchada especial com o corante, o que dá oportunidade para identificar o agente infeccioso. A vantagem é a rapidez, o resultado fica pronto em algumas horas.
  2. Иммунофлюоресцентный método de aplicação de soros específicos, em que conter anticorpos estimado возбудителю. Refere-se ao diagnóstico precoce.
  3. Бактериологический método de alocação (cultivo) de pura cultura, seguido de um estudo de características e propriedades de germes patógenos da microflora. Em média, a duração da pesquisa leva cerca de 4 dias. Para que o resultado da semeadura foi significativo, o material recuperado tem de entregar ao laboratório imediatamente (dentro de 2 horas).
  4. Серологический método de detecção de anticorpos возбудителю no soro da criança. A pesquisa é confiável e preciso.

Por leituras passam instrumental de diagnóstico de ultra – som órgãos abdominais, colonoscopia, ректороманоскопию, a laparoscopia.

Métodos de tratamento de uma infecção intestinal em crianças

Moderna diagnóstico e tratamento agudas, infecções intestinais inclui integrado de atividades. Manual clínico, que regulamenta a atividade do médico, inclui três destinos no tratamento da AEI.

Em primeiro lugar está a этиотропная terapia – aplicação de medicamentos específicos, que visam a destruição do patógeno. A base compõem os antibióticos de origem natural e os medicamentos de quimioterapia – substâncias através da químicasíntese.

Aplicadas de um grupo de medicamentos:

  • Penicilinas;
  • Cefalosporinas;
  • Macrólidos;
  • Tetraciclina;
  • Cloranfenicol;
  • Os aminoglicosídeos;
  • Sulfonamidas.

Em segundo lugar патогенетическая terapia. Ela visa a resolução de problemas e falhas de funcionamento dos órgãos internos. Também é o tratamento que reforça os mecanismos de defesa do organismo infantil – дезинтоксикация, a reidratação, противовоспалительная terapia.

Em último lugar está o tratamento sintomático. Mas, na resolução do processo infeccioso ele não é afetado. A sua principal tarefa – para alívio-estar da criança.

A tática da terapia com agudas intestinais, infecções inclui não apenas a aplicação de медикаментозных de drogas, mas e organizacional e as atividades de guarda de crianças no período de reabilitação.

Uma infecção intestinal na criança é tratada sem dificuldades. Isso ocorre devido a elasticidade do organismo infantil e a instabilidade das bactérias aos antibióticos. Quando adequada e atempada tratamento resultado de doença favorável. No trimestre casos, podem formar um comprometimento funcional do pâncreas, ductos biliar, dispepsia. Esses estados são facilmente ajustados de drogas (enzimas), e com o crescimento e взрослением de uma criança passa.

Prevenção OK

Prevenção agudas, infecções intestinais inclui as atividades de:

  • o cumprimento de saúde, saneamento normas como a criança e os pais;
  • a execução de tecnologia de regras de processamento de produtos e cozinhar;
  • a correcta aplicação e armazenamento de alimentos.

Como recomendações para prevenir a propagação do foco de infecção – a identificação da doença nos estágios iniciais, o isolamento da criança com infecção intestinal, a hospitalização. Quando epidemiológica necessidade de o paciente fornecer separado de boxe (especial da câmara de comércio).

Para prevenção de aviso de recaída após a quitação do primeiro mês, a criança deve ativamente observada no centro de saúde (диспансеризация).

O tratamento aguda de uma infecção intestinal em crianças, mesmo se o bem-estar da criança satisfatória, não deve ser realizado em casa. A falta de profissionais de controle por parte de médicos para o estado de saúde pode resultar em efeitos negativos.