O que é toxinas no corpo humano

As toxinas é отравляющие substância ou venenos natural (biológico) de origem. Diariamente o homem é confrontado com um número significativo de tais compostos nocivos. Eles entram no corpo, do ambiente ou são produzidos no processo de vida órgãos internos e sistemas.

Para doenças, отравлениях toxinas intensamente aumentando seu tamanho e prejudicam o organismo, levam a anatômico mudanças e fisiológico falhas. A resposta a essa introdução – formação de anticorpos no sangue.

Tipos de toxinas

Substâncias tóxicas são divididos em dois grupos.

Экзотоксины – substâncias que entram para dentro do corpo da natureza. Os principais agentes infecciosos:

  • os microrganismos e esporos de bactérias, vírus, fungos, protozoários;
  • problemas de qualidade de alimentos quando não é a preparação ou armazenamento, cogumelos venenosos;
  • a água contaminada, o ar, o solo, poeira, industriais, emissões para a atmosfera, resíduos domésticos;
  • as partículas radioativas – químicas de emissões, a terapia de radiação;
  • os alérgenos – pólen, produtos;
  • roedores e outros animais, toleram as doenças infecciosas.

Экзотоксины possuem alta toxicidade. Isto acontece porque a substância é capaz de imitar as enzimas, hormônios e outros agentes biológicos, além do corpo, em que eles entraram.

Externos toxinas são instáveis estrutura química. Sob o efeito de medicamentos, altas ou baixas temperaturas, a luz, eles rapidamente perdem a sua atividade.

Endotoxinas – químicas de substâncias com ação tóxica, que se formam quando a morte da célula bacteriana. Tais toxinas no organismo têm патогенное ação sobre os órgãos internos, mais a sua influência é afetado por мочевыводящая sistema.

A acumulação e o excesso dessas substâncias levam psicológicos de estresse, infecções intestinais, de alimentos ou de bebidas alcoólicas envenenamento, freqüentes infecções virais RESPIRATÓRIAS, doenças do fígado e rins. O rápido aumento de endotoxinas chamado эндотоксиновой agressão. Restaurar o estado normal, pode, com a ajuda de энтеросорбции – se de um método de terapia, uma recepção para dentro сорбентов, que limpam o intestino e restauram destruído a barreira intestinal.

A exposição a toxinas sobre os órgãos internos

Cada um dos tipos de substâncias tóxicas age seletivamente. Seu principal objetivo são os órgãos vitais – os nervos e cérebro, coração, vasos sanguíneos, o sangue, os rins, o fígado.

As toxinas no corpo humano, é capaz de causar uma forte intoxicação alimentar. Os principais síndromes clínicas de intoxicação:

  1. A febre é o primeiro e brilhante sinal de ação de toxinas. Os altos e baixos de temperatura podem ser постепенными e irregulares, críticos. A mudança de temperatura de indicadores durante o dia tem um importante valor diagnóstico. Термометрию passam várias vezes por dia. Na programação de febre, é possível traçar a dinâmica da doença. Mudanças bruscas de temperatura обессиливают corpo e difícil são transferidos os pacientes.
  2. Менингеальный síndrome – é chamado нейротоксинами, que levam à inflamação das meninges. Os pacientes se apresentam o complexo de sintomas inerentes a meningite – aumento do tônus (rigidez) dos músculos da nuca, dores de cabeça, aumento da sensibilidade à luz e som estímulos, sonolência, apatia ou, vice-versa, irritabilidade. Devido a rigidez muscular paciente está em posição correcta: a cabeça de запрокинута atrás, выгнута costas, pernas поджаты a втянутому a barriga.
  3. Диарейный a síndrome. São observados freqüentes atos de defecação. A cadeira ou o líquido, escasso ou abundante, com uma mistura de muco, sangue, não digerida de produtos, de helmintos.
  4. Гепатолиенальный a síndrome. Quando a intoxicação é fortemente aumentam o baço e o fígado. Esses órgãos têm um grande número de específicos de células, que ao interagir com as toxinas começam a crescer intensamente.
  5. Лимфаденопатия. Com uma forte intoxicação em 95% dos casos aumentam periférico dos gânglios linfáticos. Por seu tamanho, eles podem chegar a 5 cm ou mais. São determinados como únicos inflamadas nós, e todos os grupos (подчелюстные, axilar, inguinal). Лимфоузел é uma barreira para a infecção. Quando ele não pode lidar com as toxinas se acumulam, de entrar em erupção e distribuídos para os nós vizinhos. No processo da doença para os nódulos linfáticos podem склеиваться (склерозироваться), a apodrecer, a voltar ao tamanho original.

A exposição a toxinas, muitas vezes acompanhada de prurido no corpo. Sobre a dinâmica de distribuição de elementos de precipitação, pode determinar o grau de intoxicação, o seu estágio. Para isso, levam em consideração as características do prurido:

  • tempo de advento;
  • a localização e tipo;
  • a seqüência de distribuição;
  • o estado das mucosas.

Como levar as toxinas do corpo

Por definição, as toxinas no corpo não é apenas bactérias causadoras de doenças e отравляющие substância. Isso inclui resíduos de produtos, que são produzidos como resultado do trabalho dos órgãos internos: compostos químicos, geradas como resultado do metabolismo, as toxinas, os diferentes depósitos.

Em casos graves de intoxicação ou envenenamento aplicam дезинтоксикационную terapia:

  • инфузионное infusão – a administração intravenosa de medicamentos, contribuindoa redução da concentração de toxinas, a sua excreção do organismo;
  • парентеральное a alimentação e a manutenção das zonas de sal de troca, melhorar a microcirculação (glicose, трисоль, "Ringer-Locke);
  • гемосорбция;
  • impulsionado diurese;
  • a hemodiálise.

Se as toxinas não representam uma ameaça para a vida de uma pessoa, sua eliminação pode ocorrer natural e fisiológico. Para isso, o paciente é prescrita corretiva dieta, o cumprimento de água modo. Prescrito como tratamento fisioterapêutico: sauna, banho, massagem, piscina exterior. Para as toxinas não se acumulando no organismo, é necessário levar ao estado normal de atividade física, apropriada à idade. É recomendável abandonar os maus hábitos de fumar, beber álcool.

A colisão de um organismo com toxinas, inevitavelmente. Mas o seu grau de impacto que você pode controlar. Para isso, você precisa monitorar sua saúde, e, no caso de doenças infecciosas imediatamente procurar qualificada da assistência médica.