O impacto do metano sobre o corpo humano e sua classe de risco

O metano é um simples composto químico do gás do formulário. A substância não é perigoso para a saúde humana e não representa uma ameaça para a vida. Classe de risco de metano – 4 (малоопасные de conexão). Quando usado regularmente, de contacto com o gás no organismo ocorre a derrota do sistema nervoso central.

Propriedades de metano

Gasoso ligação CH4 – fácil de hidrocarboneto. O metano é um gás à temperatura ambiente, a umidade e a pressão atmosférica não tem cheiro e cor. Ele não se dissolve na água. Produto não tóxico. Em termos fechado o espaço acumula e se torna explosivo.

O metano é o segundo em importância e quantidade na atmosfera gás de efeito estufa, depois do dióxido. É produzido em condições de ausência de oxigênio (no solo, pântano), destaca-se no processo de vida de um micro-organismos.

As maiores reservas de substâncias na natureza encontram-se em áreas de permafrost, no fundo do mar. Na indústria de metano fazem a partir de carvão.

Devido à sua ampla disseminação existe uma classificação de metano em sua origem:

  • bacteriano – gás, que foi formado como um produto do metabolismo de microorganismos vivos;
  • nutriente - – metano como resultado de reações químicas entre diferentes orgânicos complexos;
  • абиогенный – gás como o produto da junção de elementos químicos inorgânicos com água;
  • termogênicos – a formação de metano ocorre quando reacções químicas sob a ação de altas temperaturas.

Gás usam na indústria química para a síntese de substâncias orgânicas, no espaço da indústria como combustível de foguete.

Metano no corpo humano

A presença de metano no corpo humano constantemente. Sua produzem shareware-patogénico moradores fino e intestino grosso – intoxicações.

Constatou que em pequenas quantidades de gás emitem todos os eukaryotes – células que contêm o núcleo, e é todo o corpo. Se a integridade ou a permeabilidade celular, cascas e membranas quebrado, sob a ação de metano aumenta o risco de desenvolvimento de hipóxia – de oxigénio jejum de tecidos.

O aumento de gás no corpo de uma pessoa contribuem para neurais sobretensão, situações de stress, instabilidade emocional. O aumento do nível de uma substância ocorre quando infecciosas agudas doenças que envolvem alta intoxicação.

O metano, que se destaca leitoso, ácidos pelas bactérias do intestino, desempenha uma função fisiológica. Ele afeta a tais processos, como habilidades motoras finas, перистальтика órgãos ocos do sistema digestivo. A substância não traz apenas benefícios, mas o dano.

Quando o excesso de ter a pessoa que tem esse transtorno:

  • meteorismo, flatulência aumentou;
  • náuseas e arrotar;
  • distensão abdominal, sensação de desconforto, puxando a dor;
  • funcionais prisão de ventre.

Gás não-tóxico, de modo que o impacto do metano sobre o corpo humano não é prejudicial. Ao acertar uma grande concentração de gás no córrego do sangue não é criada uma ameaça de vida, assim como o metano não é solúvel no sangue, não entra em relação com um dos seus componentes, não constitui tóxicos complexos. Casos fatais de intoxicação com a substância são relatadas raramente. O limite de concentração – 7000 mg/m3.

Causas e sintomas de intoxicação metano

Há riscos de intoxicação pelo gás. O metano é perigoso para as pessoas que trabalham em um espaço fechado – mina, o edifício industrial, onde há o risco de acúmulo de grandes concentrações de substâncias no interior ou pessoas correm sistemática expostos ao gás venenoso.

A intoxicação crônica do organismo

O metano em pequenas concentrações, tem o efeito de droga. Ele afeta o princípio анестезирующих medicamentos diminui a sensibilidade e indicadores de pressão arterial. Pode ocorrer céu quase limpo ansiedade. Em seguida, nocividade de metano se manifesta transtornos do sistema nervoso autônomo:

  1. Глазосердечный – reflexo pressionando para baixo sobre os globos oculares, quando fechado, nos séculos número de contrações do coração é drasticamente reduzida até 4-8 batidas por minuto. Isso está relacionado com a inibição de impulsos de vago e de nervos trigêmeo. Complicações do sintoma – sustentável bradicardia, violação rítmica cardíaca (асистолия).
  2. Hipotensão arterial estável redução da pressão arterial, constante, sonolência, fraqueza física, letargia e разбитость, palidez de pele tegumento, falta de ar, a crescente ao longo do movimento. No pano de fundo o desenvolvimento de hipotensão os vítima ocorrem desmaios, especialmente quando a pessoa fica muito tempo na posição vertical (abafado públicos ou indoor). Devido à sonolência diurna perturbado com a qualidade e duração do sono noturno. De dia não se sente com sentimentos de alegria. Freqüentes sintomas de tonturas, náuseas.
  3. Атропиновая experimentação drasticamente expressa – método de diagnóstico que permite identificar a violação de trabalho do coração e outros órgãos internos.

Aguda intoxicação metano

Características típicas de envenenamento de metano em grandes concentrações, são diferentes da manifestação. Inicialmente, a pessoa engasgar. Você recebe falta de ar devido à falta de oxigênio, interrompeu a circulação do sangue. Gradualmente, o sintoma de crescer. Isto pode causar uma pessoa a ter um ataque de pânico ou medo. A vítima aceitaestimulada a posição do corpo inclinada para a frente, descansando sobre os joelhos. Matéria de respiração:

  • ruidoso;
  • freqüente;
  • às vezes, com um apito;
  • exalar ocorre mais pesado que a respiração.

Em seguida, junta-se a tosse, pode ser reforçada secreção mucosa dos brônquios. Então, às vezes, ocorre abundante отхождение de escarro. O pulso torna-se freqüente, a carga sobre o coração aumenta. Devido a uma falsa sensação de falta de ar o homem faz respirações profundas.

No contexto da intoxicação e lesões do sistema nervoso ação de metano no corpo humano manifesta-se na violação da coordenação dos movimentos. Especialmente sofre de habilidades motoras finas. Os sinais de intoxicação cerebral:

  • a euforia são substituídos por fortes dores de cabeça, distúrbios do ciclo da respiração;
  • a falta de sono, a vítima vai dormir com dificuldade;
  • perda de apetite, é a constante de náusea, às vezes vômitos;
  • violação de funcionamento dos órgãos dos sentidos;
  • os sintomas da desidratação do corpo – boca seca, a violação de água salina de equilíbrio.

Em casos graves, que são relatadas raramente (idosos, pessoas com problemas de saúde ou doenças crônicas) se observa uma forte dor nas têmporas e a nuca, a linguagem cercado por um toque, desenvolve-se uma tosse seca. Ocorre vomitar depois de cada refeição. Perturbado com a funcionalidade do aparelho digestivo – dor epigástrica, diarréia, dispepsia e outros distúrbios intestinais. A pele torna-se pálida, com um toque de azul. Aumenta a temperatura do corpo, para 1, 2°, causando ломоту nos ossos e calafrios.

Em mais graves casos, o desenvolvimento de edema pulmonar.

Primeiros socorros se o envenenamento de metano

O metano é realizada no corpo de curta duração, rápida e facilmente excretado do corpo.

Se a pessoa teve uma intoxicação aguda, tem de tirar de foco da derrota (pequenas) para o ar fresco. Para liberar a partir de стесняющей roupas gravata, lenço, desabotoar botões superiores do vestuário. Antídoto específico, não existe. Portanto, a vítima precisa entregar rapidamente para o hospital. Em caso de náuseas e vómitos do homem colocado de lado, para evitar a aspiração das vias aéreas.

Se a pessoa estiver inconsciente, a necessidade de monitorar constantemente a sua respiração. Você pode dar um cheiro de vapores de amônia. Em caso de falta de venda da operação urgente prosseguir com a respiração artificial e a massagem cardíaca atingida.

Na crônica de intoxicação é importante determinar a origem da constante de intoxicação do organismo e eliminá-lo. O paciente, prescrever um tratamento sintomático, dependendo do grau de lesão do corpo:

  1. Para manter cardíaca mostra glicosídeos cardíacos. Eles compensam a insuficiência cardíaca.
  2. Para disturbios do aparelho digestivo – antiemético, противодиарейные, antiácidos medicamentos.
  3. Para aliviar o ponto inicial da dor do sintoma – antiespasmódico ferramentas.
  4. Para a estabilização emocional de fundo – sedativos, medicamentos anti-ansiedade.

Complicações

O envenenamento de metano pode causar efeitos negativos. Quando a intoxicação crônica, devido aos efeitos sobre o sistema nervoso humano são observados nervosa e transtorno mental:

  • humor deprimido;
  • violação do regime do sono e da vigília;
  • declínio da força;
  • a falta de motivação, interesses, hobbies;
  • freqüentes de depressão e humor deprimido;
  • a instabilidade emocional;
  • a falta de vontade de interagir com as pessoas.

A fisiologicamente complicações incluem a derrota dos órgãos internos, a violação de suas funções:

  • a falha funcional sistema excretor (rins);
  • a violação da medula óssea e do mecanismo de hematopoiético;
  • crônica insuficiência do sistema respiratório;
  • em casos mais raros, são letais.

Assim como o metano não tem cheiro, sua presença dentro de casa nem sempre é possível fixar. Para evitar o envenenamento de empregados em produção de efluentes devem regular as medições de parâmetros do ar ou instalar aparelhos especiais que travam a concentração de metano no ar.