Intoxicação por cobre: sintomas, primeiros socorros, tratamento

Cobre (Cu) é um metal, usado em aplicações industriais e do ambiente doméstico. O sulfato de cobre e бордосская líquido, criados à base de cobre, são aplicadas para o controle de pragas em jardins e zonas suburbanas. Se você usar incorretamente o uma das substâncias, pode ocorrer intoxicação por cobre. Portanto, você precisa saber o que você pode fazer em caso de excesso de acerto de cobre no organismo.

Fontes de intoxicação

Para o corpo funcionava normalmente, no dia a ele demora cerca de 3 mg de cobre. Fica ela com alguns produtos: trigo, batata, fígado de frango. Intoxicação alimentar em tal caso, não vai acontecer. Mas há outras possíveis fontes de envenenamento, que estão listados a seguir:

  • O sulfato de cobre tem a maior área de aplicação. Ele é usado em medicina durante a realização de banhos eletrolíticos. Usam sal de cobre e nas tintas da indústria durante a fabricação de tintas. Além disso, o medicamento se destina e para o processamento da madeira, o que impede a sua putrefação. Desfrutar de cores precisa de cuidado, porque a intoxicação pode ocorrer através da inalação.
  • Substância utilizada em ambiente doméstico. Lavradores pulverizadas com eles culturas agrícolas, por conta de que em sua superfície morrem de infecções e fungos. Por isso é recomendado comer apenas produtos da horta, para garantir a sua sustentabilidade. A compra de legumes e frutas antes de consumi-los cuidadosamente lavados, para o sal de cobre não está preso no corpo através dos alimentos.
  • Na zona de risco se encontram e construtores. No processo de trabalho com o cobre superfícies é necessário observar a segurança. Se надышаться a poeira gerada durante a sua moagem, aparecem sinais de intoxicação.

Algumas pessoas ainda gostam de cobre utensílios de cozinha. Em nenhum caso pode comer desses pratos o alimento líquido. Partículas de sulfato de cobre com panelas podem entrar em sopa, deixando acontecer o envenenamento.

Impacto as conexões de cobre por pessoa

De cobre de ligação pode entrar no corpo de três maneiras: através do nariz, boca e pele. Dependendo do que isso ocorra é a irritação da mucosa do nariz, aparece uma erupção cutânea ou perturbado a digestão. Uma vez no sangue, substância afeta negativamente os glóbulos vermelhos, destruindo-os. Em conseqüência disso, aumenta o nível de hemoglobina, a pele fica amarela. Esse fenômeno é chamado de гемолизом.

Se o envenenamento de cobre quebrado o trabalho dos órgãos internos. O fígado é gradualmente destruída, e se o impacto do estímulo não reduzir, acontece a falha. São danificados por fibras nervosas, aparecem problemas com os pulmões e os rins.

Doença De Wilson-Konovalov

É um inato de uma violação de compartilhamento de cobre no corpo. Isso pode provocar graves doenças do SNC, bem como de alguns órgãos internos. É uma patologia comum em cada do aluno, que diagnosticado com cirrose hepática. Geralmente, a doença é bastante rara, e por ela sofrem predominantemente do sexo masculino. O principal fator pelo qual ocorre essa doença, são близкородственные de comunicação.

No organismo pode ocorrer um excesso permanente de cobre, que não é apresentada, e acumula no fígado. A partir deste violado a sua função, o que leva à cirrose ou fibrose. Além disso, afectam o sistema nervoso. A doença progride rapidamente. Se você não realizar o tratamento, a criança pode morrer em 5-14 anos de idade.

Os sinais e sintomas de envenenamento por cobre

Os primeiros sintomas de envenenamento aparecem depois de 4 horas após o contacto com o cobre no organismo. Além disso, os sintomas muito depende da forma como o veneno estava no sangue. Se ele caiu junto com o alimento, os sinais de intoxicação são:

  • uma forte dor no estômago, uma sensação de queimação no esôfago, diarréia e vômitos, salivação excessiva;
  • uma sensação de fraqueza no corpo, tonturas;
  • uma queda acentuada de pressão;
  • alterar a cor de pele do tegumento;
  • problemas com a respiração.

Se o veneno no organismo através da inalação, esses destaque é adicionado clorofórmio e espirros. O paciente aumenta a temperatura do corpo, às vezes chegando a 39 graus. O corpo aparece erupção alérgica, dor nos músculos.

O envenenamento através da pele ocorre muito raramente, quando são utilizadas compressas à base de cobre. Embora os sinais de intoxicação são observados apenas quando está aplicado компрессных curativos. Os sintomas adicionado sudorese, coceira e vermelhidão cutânea.

Os sintomas de intoxicação aguda

Aguda intoxicação é caracterizada brilhante expressa симптоматикой. Sinais de patologia são de dois tipos:

  1. Primárias, que aparecem quase que imediatamente após o contacto com conexões de cobre para dentro do corpo. O homem tem o gosto metálico na boca, perturbado de saliva, seca na minha garganta, blush olhos.
  2. Secundário. É um grupo de sintomas que se manifestam imediatamente, e através de 4-48 horas após o envenenamento. Sua aparência fala sobre o mais forte grau de intoxicação. O paciente aumenta a temperatura do corpo, podem ocorrer alucinações. Há uma fraqueza no corpo, tonturas. Quando casos mais avançados perturbado o trabalho dos órgãos internos, o que provoca uma série de doenças: insuficiência renal, icterícia, aumento do tamanho do fígado,a anemia.

Porque os sintomas de intoxicação por cobre parecido com uma manifestação normal de infecção, estas doenças são muitas vezes confundidas. Se foi o contato com os compostos de Cu, precisa prestar primeiros socorros. Depois disso, você deve ir imediatamente ao médico.

Os sinais de intoxicação crônica

Intoxicação por cobre купоросом crônica do tipo – isto é, quando a intoxicação acontece uma vez, mas gradualmente, sob a influência de pequenas porções de substância. Portanto, as pessoas que trabalham com cobre, devem cumprir todas as medidas de precaução. Ela é muito tóxico e pode causar a doença de pulmão, a cirrose do fígado. O sulfato de cobre é uma solução de ácido sulfúrico e de cobre.

Mortal dose é 8-30 g da droga, o que depende da idade e imunidade da pessoa. Embora os primeiros sinais da doença se manifestam já após o consumo de 0,5 g da substância.

A terapia começam imediatamente após o aparecimento dos primeiros sintomas. Assim, é preciso acompanhar de perto a condição da pele e dos olhos. A epiderme adquire coloração amarela, e eis que sobre a superfície da córnea, aparecem pequenas manchas de cor vermelha. Também o paciente tem perturbado a memória, a fala, a coordenação de movimentos.

Como corretamente prestar primeiros socorros

A primeira ajuda é realizada imediatamente depois de o doente surgiram os sintomas de intoxicação devido ao contato com o cobre. Todas as ações realizadas também dependem da forma pela qual o veneno estava no corpo. Se a substância entrar para dentro junto com alimentos, deve-se realizar uma série de ações:

  1. Beber gênero litro da solução марганцовки e água (o necessário para ele foi um pouco cor-de-rosa). Isso deve estimular o vômito. Se não ajudou, você tem que colocar dois dedos na boca. Lave o estômago deve ser até com vômitos não vai sair a água sem partículas de alimentos.
  2. Tomar os comprimidos de carvão: 10 kg de peso – 1 comprimido. Eles precisam esmagada e dissolver em 250 ml de água morna. Recebido bebem líquido para a lavagem gástrica.
  3. Recomendado beber flácida droga, por conta de que limpo o aparelho digestivo. Não podemos deixar que ocorreu a absorção de substâncias no intestino, caso contrário ele cai no sangue.
  4. Durante o dia, deve beber muitos líquidos, além do leite e óleo de compostos. Afinal, Cu bem растворима em oleosa ambiente. Não deve beber bebidas ácidas, como isso é ainda mais irritante de mucosa danificada.
  5. Para resolver espasmo e reduzir a dor provocada, a barriga aplicam cheia de água quente aquecedor.

Quando ingerido veneno através do nariz também deve beber muitos líquidos. É recomendado para estimular a produção de urina, comer especiais diuréticos de substâncias. Se o cobre entrar em contacto com a pele, danificada a superfície cuidadosamente lavados em água corrente.

Métodos terapêuticos

Depois de prestar os primeiros socorros doente é encaminhado para o hospital. O tratamento da intoxicação depende diretamente do tipo de doença. Quando a intoxicação aguda são atribuídos a drogas, colocando para fora fontes de veneno do corpo (por exemplo, карбофер, энтеросгель e afins). Também é realizada a lavagem gástrica, são atribuídos diuréticos medicamentos.

Quando a bala de cobre para dentro através do nariz do paciente são atribuídos broncodilatadores e expectorante substância. Quando a intoxicação crônica paciente deve seguir uma dieta especial, evitando alimentos com alto teor de Cu.

A principal terapia envolve uma série de procedimentos, os seguintes:

  • Introdução ao paciente antídoto (унитиола), na forma de injeção intramuscular. O curso do tratamento é de 10 dias, e então depois de duas semanas, ele se repete novamente.
  • São atribuídos injeções de drogas antiemético (intravenosa), por exemplo, аминазина.
  • Se ocorrer hemólise (amarelecimento áreas de pele), realizado com um conta-gotas sobre a base de bicarbonato de sódio.
  • Para exibir todas as toxinas do sangue, o médico prescreve a hemodiálise.
  • Para aumentar a imunidade do paciente são escritas complexos vitamínicos.

Se devido a um envenenamento, o doente surgiram complicações, o que levou a comprometer o funcionamento de alguns órgãos internos, o médico prescreve o tratamento dessas patologias. A terapia é realizada exclusivamente em ambientes de saúde, sob a orientação de um médico.

Como evitar intoxicação

Para que não ocorra intoxicação por cobre provido, é preciso cumprir uma série de medidas preventivas. Para isso, é necessário saber algumas regras básicas:

  1. Deve ser por um mínimo de usar utensílios de cobre. Ela não cozinhar os pratos com a adição de vinagre e ácido cítrico. Quando da preparação do leite ele precisa ser drenada imediatamente depois de ferver, caso contrário, em sua composição serão de cobre de uma partícula.
  2. Não inalar a poeira apresentadas ao trabalhar com cobre купоросом. Por isso, durante o uso de substâncias devem utilizar máscara de proteção e luvas.
  3. Manter o medicamento fora do alcance das crianças. O recipiente deve ser a inscrição "o sulfato de cobre", o que impede que a acidental do uso da substância.
  4. Se o trabalho constante relacionada com o processamento de cobre, deve-se usar máscara, óculos e luvas. Tratar as superfícies de cobre não é possível em áreas onde é armazenada toda a comida. Depois do trabalho, deve realizar a limpeza com aspirador e limpe todas as superfícies com um pano húmido.
  5. Trabalhando com o cobre no laboratório, não é possível permitir o acerto em pessoa.

De modo que, apesar do fato de que o cobre é perigoso, a correta utilização nãotrará danos para o ser humano. Importante – observar todas as medidas de prudência. No caso do aparecimento de sintomas de intoxicação, deve ir imediatamente para um especialista. Auto-medicação nesse caso, não ajuda.