Artificiais e naturais de fontes de radiação

Hoje em dia, as fontes de radiação presentes na atmosfera da Terra, em seu solo, o ar e todos os organismos vivos que habitam o planeta. A vida de um iniciado por ela, começou em ambiente natural de radiação ionizante, que teve de carácter permanente.

No entanto, desde então, muito mudou. O homem aprendeu a criar fontes artificiais de radiação, que, diariamente, lançam na atmosfera toneladas de malware de radionuclídeos. Esta situação afeta diretamente a mutação de organismos vivos, provoca o surgimento de um conjunto de novas doenças.

As fontes naturais de radiação

As fontes naturais de radiação é um tipo de radiação, que são fabricados pela própria natureza, e é o cosmos. Ele constitui a radiação de fundo do planeta, формируясь dos três permanentes compõem. Dependendo de onde vem a fonte de radiação, ele é dividido em externo e interno. O primeiro entra no corpo do espaço e do meio ambiente, o segundo é um radionuclídeos, que está no corpo de um homem.

A radiação do espaço

O espaço é o chefe de uma fonte natural de radiação. A emissão de fora vem para a Terra em uma base contínua. Sua formam partículas magnéticas, que se enquadram na gravidade do planeta, após o qual já não podem escapar. O mais forte Sol. Sua radiação de fundo é composto por prótons, elétrons e partículas alfa.

Este tipo de radiação não pode ser chamado de uniforme. A intensidade muda constantemente, o que ocorre devido à atividade solar, que, regularmente, varia. Do que acima está um ponto na Terra, maior é a localização do exposto радиационному exposto. A maior intensidade foi registrado no Sul e no pólo Norte, a pequena quantidade de radiação atinge a linha do equador.

Maliciosos substâncias são formadas devido a explosões solares, depois que atingem a superfície do planeta em um período de 15 minutos.

Космогенные radionuclídeos

Também é fonte natural de radiação ionizante é um aglomerado de elementos radioativos, que até os tempos preservada na superfície da Terra. Entre eles o urânio, potássio, índio, tório, e outros. O tempo de meia-vida destas substâncias é de bilhões de anos.

Externo de radiação

Essas substâncias entram no organismo do homem com os alimentos, irradiam todas as construções no planeta, no entanto, este fato não representa qualquer perigo. O número, que recebe um organismo vivo, não excede os limites normais.

A irradiação do que a de um edifício de pedra, placas ou tijolos, é várias vezes maior do que as construções de madeira.

Interno de irradiação

Interno de radiação é chamado ao estado, quando a radiação é levado diretamente a partir do corpo humano. Radionuclídeos, que está preso no corpo, fazendo-o através do sistema digestivo e do sistema respiratório, começam a облучать outros órgãos e tecidos. A maior parte desse prejudiciais a pessoa recebe quando está dentro de casa, que o tempo não проветривалось.

Esta concentração de radionuclídeos em instalações residenciais – mérito do rádon. Ele entra no apartamento junto com o gás, a água, bem como com materiais de construção, dos quais foi construída a casa.

Artificial fontes de radiação

Existem também fontes artificiais de radiação. Eles representam maliciosos substâncias que produziu o próprio homem. E se a concentração natural de radiação são controlados por leis naturais, sua sintético análogo às vezes é lançada na atmosfera imprevisível quantidades, quando vários testes passam e não, como originalmente planejado.

Há várias artificiais derivados a radiação de fundo:

  • testes de armas nucleares;
  • raio-x, os raios usados na medicina;
  • usinas nucleares;
  • alguns produzidos pela humanidade materiais.

A quantidade recebidos de radionuclídeos afetam até mesmo alguns maus hábitos. É graças artificial fontes de radiação uma pessoa recebe um choque dose prejudiciais que provocam várias doenças fatais.

Armas nucleares

As armas nucleares é muito perigoso artificial com a fonte de radiação. Durante tais explosões enorme quantidade de energia se propaga a grandes distâncias, batendo todos os seres vivos, o que vem a caminho. A primeira explosão foi produzido no ano de 1945, seguido por uma enorme sucessão de golpes poderosos em diferentes pontos da Terra. Substâncias que são liberadas durante tais exercícios ou de guerras, permanecem na atmosfera e no solo por muitos anos, provocando uma mutação e a morte de muitos organismos vivos.

Medicina

Periodicamente a pessoa tem de ser exposto à radiação, quando confrontados com o diagnóstico e o tratamento de algumas doenças. Existem normas que restringem o uso de dispositivos para bagagens de um organismo. Se você obedecer a todas as regras, tal impacto não é malicioso, quando estiver dentro dos limites aceitáveis.

Como você pode receber a dose de radiação no hospital:

  • durante a realização do raio-x de diagnóstico ou de tomografia computadorizada;
  • a introdução de isótopos radioactivos para a detecção de localização de um tumor maligno;
  • a realização dea quimioterapia para tratamento de câncer.

Naturalmente, a introdução de radiação para o tratamento muito вреднее, que a realização anual de atividades de diagnóstico. No entanto, o percentual de pessoas que têm a sentir os efeitos da quimioterapia, não é tão elevado, em comparação com a força de toda a humanidade, населяющего planeta.

Usinas nucleares

A energia nuclear também é muito perigoso. Durante o trabalho com o nuclear combustível emissão de substâncias tóxicas pode ocorrer em qualquer fase do processo. O perigo espreita na extração de minério de urânio, fabricação desse combustível, na fase de processamento para extração de plutônio e urânio, bem como na eliminação através do enterro.

Felizmente, é raro, mas ainda há um acidente nas usinas nucleares. Uma enorme emissão de energia durante esta afeta todos os seres vivos por centenas de quilômetros de circunferência.

Choque dose provoca a morte iminente da doença da radiação, uma pequena concentração de radiação provoca a mutação no DNA de células em várias gerações.

Outras fontes

Também há pelo menos em grande escala, mas não menos perigosas fontes de radiação de uma substância. Eles não são tão prejudiciais, como usinas nucleares, mas também úteis chamá-los também não é possível.

A este grupo são:

  • usinas térmicas que queimam carvão;
  • uma variedade de produtos eletrônicos, sem os quais não é possível hoje a vida da humanidade;
  • fosfatados depósitos.

Separadamente, deve falar sobre o tabagismo, assim como é prejudicial o hábito a mais perigosa de todas as possíveis fontes de radiação, pois reúne todos os lugares. Em primeiro lugar, o processo de combustão de forma a saída de malware substância de césio, além do mais, regular o apego ao cigarro contribui para o agravamento da ação da radiação que entra no corpo do lado de fora.

Aparelhos que ajudam a medir o nível de radiação

Para monitorar naturais ou artificiais, fontes de radiação, mas também descobrir a potência do fluxo, existe uma infinidade de aparelhos. Eles são fixos, que são utilizados em grandes empresas, portáteis são projetados para o conforto do ar condicionado de diagnóstico e de actividades de uso pessoal.

Радиометр vai revelar a densidade emitida fluxo. O dosímetro mede a potência e a dose de radiação.

Eles tornam a vida de uma pessoa, advertem sobre o perigo iminente. Graças a tais dispositivos pode ser em tempo hábil para identificar a ameaça e imediatamente corrigi-lo.

O efeito sobre o corpo humano

Radiação a radiação é muito prejudicial para o corpo humano. Ao penetrar em todas as células e tecidos, ela leva à sua destruição ou mutação, causando o desenvolvimento de terríveis doenças mortais.

O impacto de substâncias nocivas que podem ser divididos em 2 tipos:

  1. Causam manifestações somáticas, ou seja, ocorre a destruição diretamente o organismo, o que coincidiu com um radionuclídeo.
  2. As mutações genéticas são visíveis depois de algum tempo, quando uma pessoa adquire a semente, que tem defeitos de vários órgãos.

Muitas vezes uma pessoa que sofre uma grande dose de radiação, torna-se infrutífero, que, em tal caso, o menos triste do que ver seus filhos, que nascem com uma variedade de deformidades.

Mais frequentemente doenças suscetíveis seja, os órgãos que recebeu a dose de radionuclídeos. Vale ressaltar que a ocorrência da doença mais provável ocorrer quando a unidade de irradiação dose de choque, que a crônica, mas em pequenas quantidades. Isso explica o processo de regeneração, o que sempre é realizado no corpo.

Patologia, ocorrem após a emissão:

  • leucemia, bem como neoplasias malignas dos órgãos;
  • doença da radiação;
  • mutação, сказывающиеся para a futura prole;
  • as alterações na estrutura dos cromossomas.

Tais condições são muito difíceis de tratar, você deve, portanto, tentar maximizar a proteger-se de entrar no corpo de altas doses de radionuclídeos. Claro, a radiação por toda a parte. Este é um dos principais e inevitáveis processos que ocorrem no espaço. No entanto, a maior parte ainda criou o homem, a partir do que ele sofre até hoje.