Proteção contra alpha-radiação, o efeito do alfa-raios por pessoa

Qualquer substância na terra em um grau ou outro радиоактивно. Alfa-emissão é um fluxo de partículas pesadas com carga positiva, composto por prótons e nêutrons. Os cientistas também estudam a possibilidade de aplicação de radiação de nuclídeos em medicina e praticam o tratamento do câncer, recorrer à sua ajuda. No entanto, com alfa de partículas deve ser manuseado com extremo cuidado, pois eles têm muito altos índices de atividade biológica. O que implica o termo "alfa-emissão", como ele foi descoberto e é se ela é um perigo para o homem?

Como foi descoberto alfa, radiação

O primeiro alfa-emissão descobriu sir Ernest Rutherford – o cientista britânico é da Nova Zelândia. Graças a suas experiências do mundo, foi apresentado um modelo para o átomo. Резерфорду conseguiu abrir a composição de radiação através de exposição radioativo droga do campo magnético. Ele colocou totalmente selada de chumbo-cilindro фотопластину, a ferramenta e a saída submetido a um campo magnético. Sob sua influência, a emissão de распадалось em três partes. Os dois feixes, que se desviaram o oposto um do outro lado, receberam o nome de raios-alfa e beta-raios. A emissão, que se manteve neutro e refratada em ângulo reto, ganhou o nome de radiação gama. Raios-alfa têm carga positiva, e beta – negativo.

Após um estudo detalhado de alfa-radiação, o cientista descobriu que a mesma ainda representa este fenômeno. Alfa uma partícula é a partícula, que na sua estrutura muito assemelha-se a um átomo de hélio e diferente do que a carga positiva.

O que é típico para a emissão do

  • A massa de partículas alfa é de cerca de 4,0015 atômica, unidade de massa;
  • Alfa-partícula tem uma grande energia – de 2 a 9 Mev;
  • E penetrante capacidade de radiação é muito baixa – é a principal característica de alfa-raios;
  • As principais fontes de radiação – isótopos radioactivos;
  • O caminho do feixe de muito curto – a no ar o seu comprimento, geralmente não excede 11 см.

Propriedades alfa-raios

Raios-alfa é o resultado do impacto de campo magnético pesado radioativo elemento químico. Durante a explosão de uma fonte de saída de radionuclídeos são os restos atômicas de carga de urânio ou plutônio, que não explodiram. De energia faixa de alfa-raios varia entre 2 a 9 Mev dependendo do tipo de elemento radioativo foi usado para obtê-los. Por exemplo, o urânio emite raios-alfa com energia de cerca de 4,5 Mev. Se a velocidade inicial de suas cerca de quinze mil quilômetros por segundo. Como os raios estão se movendo em um ambiente, a velocidade de partículas alfa diminui e em um determinado intervalo de уравнивается com a velocidade de movimento das moléculas desta substância. Depois de desaceleração positivos partículas alfa atrair o elétron e formar um átomo de hélio.

Toda a energia alfa-raios visa a ionização de um átomo. Alfa, radiação considerada a mais ионизирующим entre radioativos. Daqui a um centímetro no ar, as partículas criam cerca de 30 milhões de pares de íons. Quando o fizer, em diferentes intervalos de quilometragem partículas alfa ionização não é a mesma. A dinâmica do crescimento ionizantes capacidade que ocorre no início de um percurso, e mais perto de seu fim. Os maiores índices são observados seja, no final do caminho, assim como a emissão de comum com o maior número de átomos, superando os últimos centímetros.

É por causa do alto ionizantes capacidade de velocidade de partícula alfa é bastante baixo, e o comprimento da milhagem não excede 11 cm no ar. Em um sólido substâncias de valor de caminho de alfa-radiação não excede o centésimo de milímetro. Radionuclídeos de urânio ou plutônio, praticamente, não são capazes de avançar por tecidos do corpo humano. Folha simples de papel ou as roupas tornam-se para eles um obstáculo intransponível.

Efeito alfa-emissão por pessoa

Grande ionização faz com que o poderoso fluxo de energia que vem da fonte, muito rapidamente reduzido a zero indicadores. Devido a esta grande perda de recurso de energia penetrante capacidade de partículas alfa é de centésimo de milímetro. A radiação não é capaz de passar através até mesmo as células mortas da pele, por isso, praticamente não apresenta riscos para o homem com uma exposição.

Se o mesmo para a educação, a alfa-radiação foi aplicado o acelerador, o seu efeito já não é tão inofensivo. As partículas alfa instantaneamente, se dividem em radioativas нуклиды, que são perigosos para a saúde humana.

Se ingerido, menor dose de radiação, que pode entrar no corpo através dos órgãos da respiração ou o aparelho digestivo, o homem pode obter a irradiação, o suficiente para provocar ele a radiação doença.

Ou seja, quando o externo, o impacto de raios-alfa são capazes de prejudicar o corpo, só se o corpo humano é coberto por feridas abertas. Entrando no corpo, partículas alfa fazem células se dividem com maior velocidade, irradiar-los, o que leva à alteração da informação genética, mutações e a formação de tumores cancerosos. Alfa quando a radiação penetra no interior do corpo, ele é capaz de causar doença da radiação mortal o resultado neste caso é inevitável.

Como você pode se proteger contra alfa, radiação

src="/poisoning-pt/images/365-2.jpg">Alfa-emissão representa um movimento de partículas com alta de ionização, que não é capaz de penetrar mais camadas superiores da epiderme. O máximo que podem provocar raios-alfa é leves queimaduras e irritação. Após muitos estudos, verificou que a exposição externa não é perigoso. No entanto, ao penetrar no corpo através de alimentos, água ou através de áreas danificadas da pele, raios-alfa, é capaz de causar uma grave intoxicação. Forte ionização, a disponibilidade de hidrogênio e de oxigênio na composição alfa-radiação leva a graves falhas e patologias.

Externo, fluxo de alfa-raios é considerado totalmente inofensivo para o homem e não necessita de proteção especial. Papel normal ou fina folha de alumínio criará confiança barreira. E mesmo isso não é necessário, como roupas totalmente atrasará a radiação e não deixá-lo chegar até a pele.

É recomendável afastar-se da fonte de formação de alfa de raios-20 cm e o tipo de precauções de segurança é o suficiente.

Quanto ao tratamento de radiação interna, então, deve ser cuidadosamente cuidar de sua própria segurança. No facilidades do homem, se encontra na zona de destruição em massa, deve incluir os seguintes equipamentos de proteção individual:

  • roupas e sapatos a partir de densidade do material: macacão com capuz, protecção da manga, luvas, botas especiais;
  • chapéu e protetor de acrílico, o melhor equipamento será respiratório;
  • alfa-raios, penetrando através da pele ferida e ferida, portanto, a necessidade de proteger pastas especiais, emulsões do ou cremes.

Além disso, há uma recomendação sobre a excreção do corpo de produtos de degradação de partículas alfa através da ingestão de alguns alimentos. Entre eles, frutas cítricas, couve, feijão, peixe e outros produtos que têm em sua composição vitaminas A e С. quanto ao povo de métodos, saída de radionuclídeos a partir do corpo contribui para a alcachofra de jerusalém.

As propriedades especiais de partículas alfa, em particular, os de baixa penetrante capacidade, não permite detectar a radiação convencional дозиметрами. Para isso, usam o contador de Geiger, notificando sobre o perigo característico clacking, que permite que você rapidamente se proteger e se defenda contra a infiltração de alfa-raios.

O uso de isótopos alfa, radiação

Depois de anos de estudo características físico-químicas alfa-raios mostrou que o seu impacto pode ser não só o dano, mas de magnitude uso. Alfa-terapia é projetado para lidar com muitos graves enfermidades, em conjunto com os principais медикаментозным tratamento. Para isso, aplicam-se isótopos, que receberão, quando alfa-emissão: radônio, toron. Eles rapidamente saem do nosso corpo e não possuem mais tempo de vida.

Os procedimentos, que são atribuídos para a saúde isótopos de alfa-emissão:

  • радоновые do banho;
  • o uso радоновой de água;
  • радоновые inalação e compressas.

Apesar da agressividade de radionuclídeos alfa de radiação, de acordo com especialistas, é partícula alfa com mais eficácia e segurança aplicam-se em medicina. Sessões para combater as células cancerosas vai precisar de muito menos do que no tratamento de beta-raios, assim como o alpha de radiação age sobre a lareira mais focada.

Alfa-terapia é aplicada para o tratamento de:

  • o coração e vasos sanguíneos, hipertensão arterial, isquemia, arritmias;
  • problemas de ginecologia, hormonais falhas;
  • doenças da coluna vertebral: кифозов, лордозов, сколиозов;
  • articulações: artrite, артрозов, gota a gota, o reumatismo.

Além disso, o tratamento com alfa-radiação dá uma tendência positiva quando неврозах e ataques de pânico, assim como tem um efeito calmante, entorpecer a dor e remove a fadiga.

Graças a inúmeras experiências de um grupo de físicos nucleares foram realizadas a borda clara entre perigoso dose de radiação e a dose útil para o organismo. A aplicação de alfa-terapia permitiu trazer de volta a saúde de muitos seriamente doente pessoas.

Resultados e conclusão

Resumir as informações acima para nós, pode ser destacando as principais características do alfa e radiação.

  1. A baixa penetrante capacidade.
  2. Altas propriedades ionizantes.
  3. O maior perigo são exatamente os produtos de decomposição de partículas alfa – radionuclídeos.
  4. Os raios cósmicos consistem em grande parte de alfa-raios.
  5. Determinar a radiação só pode contador Geiger.
  6. Uma folha de papel, luvas, óculos de plástico denso e vestuário com mangas compridas – proteção do alfa e radiação.
  7. Alfa-terapia mostrou-se tão eficaz e eficiente método de tratamento de doença grave.
  8. Alfa é a radiação mais segura ao tratamento, do que, por exemplo, a terapia com o uso de partículas beta.
  9. Fontes de partículas alfa: exposição de produção, reatores, урановая indústria.

Disto se segue que toda a radiação e são úteis e ao mesmo tempo mortalmente perigoso. Felizmente, se o alfa, radiação e está presente na vida diária de uma pessoa, então, como regra geral, é tão мизерно, que é incapaz de causar danos irreparáveis a sua saúde.