A dose de radiação ao raio-x e de raios-x de estudos

Tal método de pesquisa, como raios-x, ainda é amplamente utilizado na formulação de muitos diagnósticos. Essa técnica ainda não foram capazes de substituir os mais inovadores de desenvolvimento ученных e profissionais de saúde. Outra vez sem os dados de raios-x não é possível colocar com precisão diagnosticar e prescrever o tratamento adequado. Com o passar do tempo рентгенодиагностика aperfeiçoado, tornando-se mais seguro para o corpo de uma pessoa e dá os resultados precisos. Mas, apesar das tentativas de reduzir os danos do procedimento, o perigo para a saúde permanece. A dose de radiação ao raio-x de uma forma ou de outra autoridade é diferente e tem a propriedade de se propagar.

Fontes de radiação ionizante

As pessoas são constantemente confrontados com a exposição à radiação. As fontes não são apenas objetos artificiais, mas também radionuclídeos naturais. Eles são bastante comuns e estão contidas na água potável, o mundo ao homem de ar, alimentos e até mesmo o corpo humano. Não vale a pena descontado e a radiação que vem do espaço, que também contribui para a formação natural de radiação de fundo.

A irradiação quando o raio-x está em segundo lugar após a fontes naturais de radiação. Mas em comparação com fontes de radiação de uma radiografia é para uma pessoa mais grave perigo. Isso é explicado pelos seguintes fatores:

  • A dose de raios-x de uma ordem de magnitude maior do que a radiação que vem de fontes naturais.
  • Em qualquer uma das instituições médicas de raios-x, basicamente, tornar o doente as pessoas, e, portanto, sem fraca e o corpo é submetido a influência nociva dos raios x;
  • Durante a realização de procedimentos de diagnóstico de raios distribuídos de forma desigual, o ato direcionalmente em um ou outro órgão.
  • Os mesmos órgãos podem ser рентгеновскому de radiação várias vezes em um curto período de tempo.

Mas também há o lado positivo no diagnóstico médico. Assim, se natural a emissão de difícil racionamento, na medicina, as doses calculadas, e os efeitos nocivos dos raios minimizado.

Quando um homem fazem raio-x de qualquer órgão, na decifração de um instantâneo necessariamente indicam a dose de radiação a que ele recebeu. Isso permite que os médicos a calcular o limite máximo de irradiação por um período de tempo específico e mais uma vez não expor o paciente de risco.

Características рентгенодиагностики

A dose de radiação ao de raios-x de estudos são diferentes e dependem do tipo de um inquérito. Por exemplo, a dose de radiação de fluoroscopia ou TC, em ordem é mais do que na radiografia e флюорографии. Todas as doses de radiação que uma pessoa recebe por um procedimento, resumidos em uma tabela, os dados que são aprovados pelo ministério da saúde.

De acordo com a pesquisa, pode-se dizer com certeza que a radiografia e флюорография é mais benignas do procedimento, enquanto a fluoroscopia e CT colocam em risco a saúde dos pacientes.

Assim, por exemplo, podemos considerar freqüentes tipos de pesquisa – radiografia de tórax. Quando a radiografia de tórax de irradiação é de apenas 0,03 msv, e com o mesmo estudo, realizado o método de raios-x, radiação na ordem de mais – 3,3 msv.

Assim, se uma pessoa é diagnosticada uma inflamação pulmonar, é feita verificação de imagens precisa fazer muito frequentemente, devido a que quando você executa o raio-x de pulmão método de fluoroscopia, o paciente recebe порядочную a dose de radiação, o que tem um impacto negativo sobre relaxada corpo. Portanto, mais hospitais e centros de diagnóstico de se livrar dos equipamentos obsoletos e substituem-lo inovadores aparelhos.

Qual é o perigo de raios-x

Raios-x, que possuem ионизирующим ação, podem exercer sobre o corpo обследуемого pessoa bastante prejudiciais. Poderá dizer-se que a exposição à radiação dos raios-x é muito explícita de doenças não dá. Não devemos temer este procedimento, após a constante de histórias iletrados pessoas que podem desenvolver a doença, o homem se tornará estéril ou receber queimaduras. Tudo o que é totalmente errado. Mas não se esqueça sobre os chamados fenômenos estocásticos.

A ocorrência de tais efeitos colaterais totalmente independente da dose de radiação ao raio-x, mas o total de pontos obtidos msv pode afetar a possível manifestação de consequências ruins em um futuro próximo. Isso pode ser pacientes a doença ou congênita da doença em futuros filhos.

Por causa da justiça, vale a pena dizer que não só a pesquisa médica podem provocar esses estados, não se esqueça de radiação natural de fundo. Além disso, a irradiação pequenas doses de raios-x na maioria dos casos, não leva ao desenvolvimento de doenças.

Muitos pais desistem de raios x para auxiliar no diagnóstico de uma criança, insistindo na ultra-sonografia ou outros métodos seguros. Mas se o médico recomenda que seja, radiografias, significa que é a melhor maneira de esclarecer o diagnóstico.

Como é possível reduzir o impacto negativo de raios-x

O limite máximo de dose de radiação para o homem não deve ser superior a 5 msv por ano. Ao mesmo tempo, quaisquer preventivas de pesquisa deve ser submetido a irradiação, que não excede 1 msv por ano. Dose segura de exposição de raios-x nãodefinida, este procedimento é realizado por indicações do médico e quantas vezes você precisa.

Para proteger a pessoa doente dos efeitos negativos dos raios x, aderem a tais regras:

  1. Quaisquer procedimentos diagnósticos passam apenas por leituras, que têm uma justificativa.
  2. Escolham o método de pesquisa, que tem menor dose de radiação.
  3. A possibilidade de mudar de radiografia de outros métodos de diagnóstico, que diferem um impacto menor.
  4. Levam em conta todos os possíveis efeitos negativos e contra-indicações durante a realização de procedimentos.
  5. Reduzem a radiação de carga através da utilização de meios especiais de proteção individual.

A equipe médica que trabalha com рентгенологическим equipamentos, bem como pacientes usam especiais aventais de chumbo, que impedem a irradiação.

Além dessas medidas, enfatizam as características técnicas do instrumento, que realizam o exame. Os novos aparelhos são diferentes de baixo nível de radiação prejudicial, portanto, o mais seguro para a saúde dos pacientes.

O diagnóstico de várias doenças não é a única área da medicina onde são utilizados os raios-x. Para o tratamento de pacientes de doenças mostra a radioterapia, que retarda o crescimento das células cancerosas.

Nenhum outro diagnóstico a pesquisa não dá é o número de efeitos colaterais, como a radioterapia!

O uso de radiografia em pediatria

Crianças de qualquer idade são mais suscetíveis à prejudicial ионизирующему radiação do que os adultos. Isso explica o fato de que неокрепший o corpo ainda está em processo de crescimento e de raios-x com radiação acima de tudo é um perigo para a fissão células. Devido ao pequeno crescimento possível a irradiação é maior do que o necessário. É por isso que quando você atribui este procedimento, as crianças enfatizam a segurança de eventos.

Quaisquer procedimentos preventivos, são estritamente proibidos para as crianças que não chegaram a 14 anos de idade. Raios-x para fins de diagnóstico é atribuído apenas em casos extremos, por leituras. E de preferência com o método, onde a dose de radiação é mínima. Em pediatria, muito raramente aplicam a fluoroscopia.

Durante a realização de raios-x das crianças de até 3 anos, e especialmente dos lactentes, fecha todos os touro, exceto a parte em que serão examinadas. Durante a realização de procedimentos em crianças mais velhas a seguir demonstra o uso especial de proteção aventais. Até mesmo quando o raio-x dos dentes ou da maxila sobre a criança, necessariamente, vestem avental de chumbo.

Uma boa maneira de proteger a criança dos raios nocivos é диафрагмирование, em que os raios x se enquadram na área de pesquisa, e não para outras partes do corpo.

Todos pelo menos uma vez na vida, se deparar com raios x, mas nem todos podem dizer com certeza, é nocivo este procedimento ou não. A resposta para essa pergunta é simples – tudo depende de características técnicas de equipamentos e de utilização especiais de proteção.