Tipos de radiação e seus efeitos no corpo humano

O homem está constantemente sob a influência de uma variedade de fatores externos. Alguns deles são visíveis, por exemplo, condições meteorológicas, e o seu grau de impacto que você pode controlar. Outros, porém, não são visíveis ao olho humano e levam o nome de emissões. Cada um deve saber os tipos de radiação, a sua função e área de aplicação.

As ondas de rádio

Alguns tipos de radiação, a pessoa pode encontrar em todo o lugar. Um exemplo marcante são as ondas de rádio. Eles representam as flutuações de natureza eletromagnética, que podem ser distribuídos no espaço com a velocidade da luz. Tais ondas que carregam em si a energia dos geradores.

Fontes de ondas de rádio podem ser divididos em dois grupos.

  1. Naturais, estes incluem o zíper e unidades astronômicas.
  2. Artificial, ou seja, criados pelo homem. Eles incluem os emissores com corrente alternada. Isso pode ser aparelhos de radiocomunicações, radiodifusão, computadores e sistemas de navegação.

A pele humana é capaz de cercar em sua superfície, este tipo de onda, portanto, há uma série de efeitos negativos de seus efeitos sobre o homem. Радиоволновое a radiação é capaz de desacelerar a atividade das ondas cerebrais de estruturas, bem como causar mutação a nível do gene.

Para as pessoas que tem um pacemaker, é o impacto mortalmente perigoso. Esses dispositivos existe uma clara o nível máximo permitido de radiação, a elevação acima, ele introduz um desequilíbrio no sistema de trabalho estimulante e leva à sua ruptura.

Todos os efeitos de ondas de rádio sobre o corpo foram estudados apenas em animais, direto da prova positivo da ação no homem, não, mas a maneira de proteger os cientistas ainda estão procurando. Como tal, maneiras eficazes até que não. A única coisa que posso aconselhar, é ficar longe de perigosos instrumentos. Como eletrodomésticos, incluídos na rede, também criam em torno de si радиоволновое campo, então só é necessário desligar a alimentação de dispositivos, que o homem não goza no momento.

A radiação infravermelha do espectro

Todos os tipos de radiação, de uma forma ou outra estão ligados entre si. Alguns deles são visíveis ao olho humano. A radiação infravermelha existe à parte do espectro que o olho humano pode travar. Ele não só ilumina a superfície, mas também ela é capaz de aquecer-se.

A principal fonte natural de raios infravermelhos é de sol. O homem criado artificiais emissores, meio que é conseguido é necessário que o efeito do calor.

Agora, precisa entender como útil ou prejudicial é o tipo de radiação para o homem. Praticamente todos os длинноволновое a radiação infravermelha do espectro é absorvida camadas superiores da pele, portanto, não é apenas segura, mas também é capaz de aumentar a imunidade e reforçar a reconstrução de processos nos tecidos.

Quanto ao de ondas curtas, então eles podem ir embora profundamente no tecido e causar o superaquecimento de órgãos. O chamado golpe de calor é o resultado do impacto curtas, as ondas de infravermelho. Os sintomas desta patologia são conhecidos por quase todos:

  • o surgimento de кружения na cabeça;
  • sensação de náusea;
  • aumento da frequência cardíaca;
  • distúrbios da visão, caracterizadas потемнением nos olhos.

Como se proteger da perigosa influência? É necessário observar a técnica de segurança, aproveitando-se de heatproof roupas e telas. Aplicação коротковолновых aquecedores deve ser claramente doses, o elemento de aquecimento deve ser coberto теплоизолирующим material, através do qual é obtida a emissão de suaves ondas longas.

Raios-x

Se você refletir, todos os tipos de radiação, são capazes de penetrar no tecido. Mas é exatamente raios-x deu a chance de usar essa propriedade na prática da medicina.

Se comparar os feixes de raios-x de origem, com raios de luz, então, os primeiros têm muito maior que o comprimento, o que lhes permite penetrar até mesmo através de materiais opacos. Esses raios não são capazes de refletir e refractada. Este tipo de espectro tem um macio e resistente componente. Suave é composto de ondas longas, capazes totalmente absorvida pelos tecidos humanos. Portanto, a constante exposição de comprimento de onda leva ao dano celular e a mutação do DNA.

Há uma série de estruturas que não podem passar através de um raios-x. A eles se refere, por exemplo, o tecido ósseo e metais. Com base nisso e produzidos com fotos de ossos humanos, com o objetivo de diagnosticar a sua integridade.

Atualmente, foram criados instrumentos que permitem não só a fazer, fixo a fotografia, por exemplo, os membros, mas também para assistir acontecendo com ela mudanças "on-line". Estes dispositivos ajudando o médico a realizar um intervenção sobre os ossos sob a supervisão de vista, não produzindo largos traumáticos de cortes. Com a ajuda de tais dispositivos pode-se explorar a biomecânica das articulações.

Quanto ao impacto negativo de raios-x, o contato prolongado com eles pode levar ao desenvolvimento de doença de radiação, que se manifesta de vários fatores:

  • violação de caráter neurológico;
  • dermatite;
  • diminuição da imunidade;
  • a opressão normal hematopoiético;
  • o desenvolvimento de oncologia de patologia;
  • a infertilidade.

Para proteger-se das terríveis conseqüências, quando em contato com este tipo de radiação precisa usar экранирующие escudos e armadura de materiais, não ignora os raios.

Radiação óptica

Este tipo de raios as pessoas costumavam chamar simplesmente –luz. Este tipo de radiação é capaz de ser absorvida pelo objeto de exposição, parcialmente passando por ele e parcialmente refletida. Tais propriedades são amplamente aplicados em ciência e tecnologia, especialmente na fabricação de dispositivos ópticos.

Todas as fontes de radiação óptica são divididos em vários grupos.

  1. Térmica, com sólida gama. O calor deles se destaca por conta de tensão ou de processos de combustão. Isso pode ser elétricos e lâmpadas incandescentes, halógenas, bem como pirotécnicos e электродосветные instrumentos.
  2. Fluorescentes, que contêm gases, desperta fluxos de fótons. Estas fontes são de poupança de energia de aparelhos e катодолюминесцентные dispositivo. Quanto ao rádio e хемилюминесцентных fontes, fluxos despertado por conta dos produtos de decaimento radioativo e de reações químicas, respectivamente.
  3. Plasma, cujas características dependem da temperatura e da pressão do plasma, constituído no deles. Isso pode ser газоразрядные, tubular vapor de mercúrio e as lâmpadas de xenon. Não são uma exceção e espectrais fontes, bem como os aparelhos de pulso de caráter.

Radiação óptica sobre o corpo humano funciona em conjunto com a luz ultravioleta, o que provoca a produção de melanina na pele. Portanto, o efeito dura até que seja atingido o valor limite de exposição, abaixo do qual está o risco de queimaduras e cutânea онкопатологии.

A radiação ultravioleta

O mais conhecido e amplamente aplicada por radiação, cujo impacto pode encontrar em todo o lugar, é a radiação ultravioleta. Esta radiação tem dois espectro, um dos quais chega até o solo e participa de todos os processos na terra. Segundo atrasado camada de ozônio e não passa por ele. A camada de ozônio, neutraliza esse espectro, assim, cumprindo o papel de protecção. Destruição da camada de ozono perigoso penetração dos raios nocivos sobre a superfície da terra.

Uma fonte natural deste tipo de radiação é o Sol. Fontes artificiais inventados uma enorme quantidade:

  • Эритемные lâmpada, habilitam a produção de vitamina D nas camadas da pele e ajudam a tratamento de raquitismo.
  • Solário, não só permitem desfrutar de banhos de sol, mas também ter um efeito de cura para as pessoas com patologias causadas desvantagem da luz solar.
  • Laser emissores utilizados em biotecnologia, medicina e engenharia eletrônica.

Quanto ao impacto sobre o corpo de uma pessoa, é uma dupla. Por um lado, a falta de luz ultravioleta pode causar uma variedade de doenças. Dosada carga por radiação ajuda иммунитету, o trabalho dos músculos e pulmões, e também impede a hipóxia.

Todos os tipos de efeitos são divididos em quatro grupos:

  • a capacidade de matar bactérias;
  • retirar a inflamação;
  • a recuperação de tecidos danificados;
  • a redução da dor.

A negativa influências da radiação ultravioleta pode ser atribuído a capacidade de provocar o cancro da pele durante a exposição prolongada. O melanoma de pele é extremamente maligno tipo de tumor. Tal diagnóstico é de quase 100 por cento significa futura morte.

Quanto ao órgão de vista, a exposição excessiva a raios ultravioleta danifica a retina, córnea e do olho. Portanto, usar esse tipo de radiação que você precisa na medida certa. Se, em determinadas circunstâncias, tem longa duração e o contato com a fonte de raios uv, é necessário proteger os olhos com óculos, e a pele cremes especiais ou roupa.

Radiação gama

Estes são chamados de raios cósmicos, que carregam consigo os núcleos dos átomos de substâncias radioativas e itens. O fluxo de raios gama tem muita energia e é capaz de rapidamente penetrar nas células do corpo, a radiação de ionização do seu conteúdo. Destrua os números de elementos agem como venenos, разлагаясь e envenena todo o organismo. No processo necessariamente usam o núcleo das células, o que leva a mutações no genoma. As células saudáveis são destruídas, e em seu lugar são formados мутантные, não é capaz de garantir a plena organismo com tudo o necessário.

Esta radiação é perigoso o fato de que o homem o não sente. Efeitos manifestam-se não imediatamente, mas são de longe a ação. Em primeiro lugar, sofrem as células do sistema hematopoiético, do cabelo, dos órgãos sexuais e do sistema linfóide.

A radiação é muito perigoso o desenvolvimento da doença de radiação, mas mesmo esse espectro encontramos uma aplicação útil:

  • com a sua ajuda esterilizado de produtos, equipamentos e ferramentas dos destinos;
  • medição de profundidade subterrânea de poços;
  • medir o comprimento do caminho de naves espaciais;
  • efeitos sobre plantas, com o objetivo de identificar as variedades produtivas;
  • na medicina é a radiação é aplicada para a realização de radioterapia no tratamento de oncologia.

Em conclusão, devo dizer que todos os tipos de raios tem sido aplicado com sucesso o homem e são necessárias. Graças a eles, há plantas, animais e pessoas. Proteção contra excesso de exposição deve ser a prioridade de uma regra de quando em trabalho.