Que perigosa radiação para o homem e o que é

A radiação é de fluxos de partículas, formados durante as reações nucleares ou decaimento radioativo. Todos nós já ouviu sobre o perigo da radiação para o corpo humano e sabemos que isso pode ser a causa da enorme quantidade de condições patológicas. Mas, muitas vezes, a maioria das pessoas não sabem o que é o perigo da radiação e como se pode proteger-se contra ela. Neste artigo, discutimos o que é a radiação, qual é o perigo para o homem, a causa que doenças ele pode se tornar.

O que é a radiação

A definição do termo não é muito claro para o homem, não relacionado com a física, ou, por exemplo, com a medicina. Sob o termo "radiação" implicam a saída de partículas, formados durante as reações nucleares ou decaimento radioativo. Ou seja, é a radiação que sai de algumas substâncias.

As partículas radioativas têm uma capacidade de penetração e de passar por várias substâncias. Alguns deles podem passar através do vidro, o corpo humano, o concreto.

No conhecimento de habilidades específicas radioativos ondas de passar através de materiais elaboradas as regras de proteção contra a radiação. Por exemplo, uma parede de рентгенологических cirurgias são feitas de chumbo, através do qual a radiação não pode passar.

A radiação é:

  • natural. Ela dá forma natural de radiação de fundo, ao qual todos nós estamos acostumados. O sol, o solo, as pedras emitem radiação. Eles não são perigosos para o corpo humano.
  • homem, que é o que foi criado devido à atividade humana. Aqui refere-se a aquisição de substâncias radioativas das profundezas da Terra, a utilização de combustíveis nucleares, reatores e т. д.

Como a radiação entra no corpo humano

Radiação a radiação tem dois caminhos de penetração no organismo humano: o interno e o externo. Ambos são perigosos para o homem e que podem causar uma variedade de patologia.

O grau de lesão radiação de uma pessoa depende da quantidade e duração da exposição à radiação, obtidas de dose, bem como o peso, a idade e o estado do corpo da vítima.

Externo de radiação se espalha a partir de substâncias radioativas. O contato com eles é possível a fabricação, durante a médicos рентгенологических de pesquisas tecnológicas do desastre. Um exemplo claro dessa exposição externa é o acidente na usina nuclear de Chernobyl.

Interno irradiação se desenvolve devido a penetração de partículas radioativas para dentro do organismo, como, por exemplo, através de cortes na pele ou juntamente com alimentos. Acumulando nos tecidos, tais partículas irradiam e, gradualmente, golpeiam o corpo.

Lembre-se de que a radiação radiação perigosa externo. A fonte de radiação neste caso, é quase impossível para inactivar ou remover.

Quais doenças podem causar a radiação

Que a radiação é perigosa para o homem, se ele pode causar graves patológicos de estado? A radiação que vem de elementos radioativos, é um grave perigo para o organismo. Um enorme contato com eles pode acabar em morte.

A seguir analisamos a doença e a um processo patológico, que podem ocorrer devido a efeitos da radiação no corpo humano.

A intensa radiação doença

Esta condição se desenvolve quando uma simples pressão enorme, a irradiação da pessoa. Esse estado ocorre com pouca freqüência.

Pode desenvolver-se durante a quaisquer acidentes de trabalho e de catástrofes.

O grau de manifestações clínicas depende da quantidade de radiação подействовавшей sobre o corpo humano.

Quando o fizer, podem ser todos os órgãos e sistemas.

Doença da radiação crônica

Esta condição se desenvolve o contacto prolongado com substâncias radioativas. Mais freqüentemente se desenvolve em pessoas que interagem com eles sobre a dívida do serviço.

Quando o fizer, o quadro clínico pode crescer lentamente, ao longo de muitos anos. Com a exposição prolongada e o contacto prolongado com radioativos fontes de radiação ocorre a derrota nervoso, endócrino, circulatório sistemas. Também sofrem os rins, as falhas ocorrem em todas as trocas de processos.

Radiação crônica a doença tem vários estágios. Ela pode decorrer de polimorficamente, clinicamente quando apareceu a derrota de vários órgãos e sistemas.

Neoplásicas malignas da patologia

Cientistas provado que a radiação pode provocar pacientes com a patologia. Mais freqüentemente se desenvolve o câncer de pele ou de tireóide, também não é incomum o aparecimento de leucemia – câncer no sangue em pessoas que sofrem de doença de radiação aguda.

De acordo com as estatísticas, o número de pacientes de patologias após o acidente na usina NUCLEAR de Chernobyl aumentou dez vezes nos territórios afetados pela radiação.

O uso da radiação na medicina

Os cientistas aprenderam a usar a emissão de radiação em benefício da humanidade. Um grande número de diferentes diagnósticos e terapêuticos procedimentos de uma forma ou de outra forma relacionados com a radiação radioactiva. Graças a uma sofisticada protocolos de segurança e moderno equipamento é a aplicação de radiação quase seguro para o paciente e para a equipe médica, mas quandocumprimento de todas as regras de segurança.

Diagnóstico médico técnicas com o uso de radiação: radiografia, tomografia computadorizada, флюорография.

A curativa técnicas incluem diferentes tipos de radioterapia, que são usados no tratamento de pacientes de patologias.

A utilização dos métodos de diagnóstico e terapia deve ser realizada por pessoal qualificado. Estes procedimentos são atribuídos aos pacientes, exclusivamente, por indicações.

Os principais métodos de proteção contra radiação

Aprendendo a usar a radiação na indústria e na medicina, os cientistas tiveram o cuidado sobre a segurança de pessoas, que podem entrar em contato com os dados de substâncias perigosas.

Só cuidado respeitar os conceitos básicos de pessoal de prevenção e de proteção contra a radiação pode proteger a pessoa que trabalha em uma perigosa zona radioativa, da crônica doença da radiação.

As principais formas de proteção contra a radiação:

  • Proteção de distância. A radiação tenha comprimento de onda, sobre a qual ele não funciona. Portanto, em caso de perigo, precisa sair imediatamente da zona de perigo.
  • Proteção de blindagem. A essência deste método consiste em utilizar para o proteger de substâncias que não fluem através de si radioativas de onda. Por exemplo, a partir de alfa-ionizante é capaz de proteger o papel, respirador, luvas de borracha.
  • Proteção do tempo. Todas as substâncias radioativas têm um tempo de meia-vida e de decadência.
  • Química de proteção. Um homem recebe por via oral ou são introduzidos na forma de injeções de substâncias capazes de reduzir o impacto negativo da radiação sobre o corpo.

Pessoas que trabalham com substâncias radioativas, existem os protocolos de proteção e comportamento em diferentes situações. Como regra geral, nas áreas de trabalho definidas дозиметры – aparelhos para medição da radiação de fundo.

A radiação é perigosa para o homem. Ao melhorar o seu nível acima do limite desenvolvem uma variedade de doenças e lesões de órgãos e sistemas internos. Em meio a лучевого de radiação podem desenvolver malignos pacientes que sofre de uma patologia. Radiação a radiação usam e na medicina. Com a sua ajuda que realizam o diagnóstico e tratamento de muitas doenças.