Qual a radiação é a mais perigosa para o homem

Radiação – uma parte integrante da vida do homem moderno. Eliminar o contato com as fontes, испускающими energia em forma de ondas, é quase impossível. Casa, trabalho, transporte, lazer – em toda parte o homem é exposto a perigo. Quando nos deparamos com diferentes tipos de radiações, é um organismo vivo que recebe maior ou menor dano à saúde. No entanto, os mais perigosos de radiação para o homem é a radiação – a sua influência é mais frequentemente é fatal e irreversível conseqüências.

A radiação como a mais perigosa para o homem

A emissão de radiação (radiação) – o mais perigoso para o homem. Uma característica distintiva, a capacidade de ionizar as substâncias que estão em uma longa distância, quebrando os processos naturais de vida dos organismos vivos.

Este é o único tipo de radiação, possuindo um alto poder de penetração. Ao contrário de outros tipos de ondas eletromagnéticas, a radiação emite-se não só energia, mas também de pequenas partículas (átomos ou de seus fragmentos), capazes de permear todos os itens e perturbações psíquicas.

A sua exposição a radiação é capaz de quebrar as propriedades desses materiais, como metal, não dizendo de organismos vivos. O corpo humano funciona através de pulsos eletromagnéticos, quebrar que a radiação não é difícil.

Existem vários tipos de radiação, com base na divisão que é o tipo de partícula emitida quando o brilho e a capacidade de ionizar da matéria:

  1. A radiação alfa de partículas. Esta radiação não é particularmente perigoso para o homem, assim como possui um pequeno led que emite a capacidade das 10 см. Tamanho emitidos partículas é tão grande que ele pode parar de ar, um pedaço de papel, vestuário. Para obter irradiação necessário para a substância radioactiva entrou para dentro do corpo através da boca ou nariz.

A entrada de uma fonte de radiação no organismo, causam o maior dano: radiação doença fatal.

  1. A radiação beta as partículas. O tamanho de partículas beta menor que o anterior, portanto, penetrando a capacidade aumenta para 20 м. no Entanto, a capacidade de ionização, por vezes, menos, portanto, o seu impacto causa menos dano os seres vivos.
  2. A radiação com uma gama de partículas. Gama de partículas chamado de fótons, emitidos durante a gama de decaimento do núcleo. As partículas nele estão incluídos no "confronto" e, consequentemente, recebe o excesso de energia que irradia. Penetrando a capacidade de tal radiação de alta e capaz de causar dano a uma distância de até centenas de metros.
  3. Raios-x – a mais perigosa de radiação para o homem, assim como a probabilidade de contato com a fonte de centenas de vezes maior. É parecida com raios gama com a sua natureza.

Para obter a exposição à radiação a radiação pode ser de duas maneiras:

  • externos, quando a radiação está em contato com o invólucros externos de uma pessoa (neste caso perigosos raios gama e raios-x);
  • interna, quando a fonte de radiação fica dentro (neste caso, o perigo de alfa e beta, radiação).

O mais perigoso é considerado a segunda forma de radiação, assim como a fonte de radiação está dentro e irradia a energia negativa em contato com os tecidos. Do contato externo com partículas de campo eletromagnético que protege o vestuário, o ar, as paredes.

Todos os tipos de radiação são acompanhadas de ionização de células de organismos, o que leva ao aparecimento de radicais livres, venenosos contato da pilha. Os especialistas apontam para uma certa regularidade efeitos da radiação sobre o corpo humano:

  • os primeiros sofrem кроветворные células, chega a anemia, leucemia sangue;
  • em seguida, são afectadas a órgãos do trato gastrointestinal, como evidenciado por náuseas, vômitos, diarréia;
  • são surpreendidos com as células, a função de reprodução é reduzida a zero, chega a infertilidade e doenças neoplásicas (as mulheres são menos suscetíveis ao impacto do que os homens);
  • são surpreendidos com os órgãos de vista, ocorre a catarata e cegueira;
  • um homem perde o folículo cobertura;
  • aumenta o risco de aparecimento de câncer – o câncer de mama, câncer de tireóide; câncer de pulmão;
  • as mutações genéticas (como os genes podem sofrer mutações, e o conjunto de cromossomas).

O perigo para as crianças aumenta várias vezes. Quanto menor a criança, mais губительнее a radiação afeta os ossos e cérebro. Isto se manifesta em parar o crescimento dos ossos, o que leva a patologias, no cérebro são violados os processos que conduzem à perda de memória, perturbações de desenvolvimento de habilidades mentais.

Para as crianças que estão no ventre de suas mães, o impacto particularmente negativo no primeiro trimestre. Durante este período, formou o córtex cerebral, e a radiação iria quebrar esse processo, e que a criança ou o nascer morto ou com claras patologias.

A radiação é um tipo de radiação eletromagnética. Tem ainda vários tipos de radiação, capaz de trazer prejuízos para a saúde humana: as ondas de rádio, ultravioleta, infravermelho, laser.

As ondas de rádio e a sua influência sobre a pessoa

As ondas de rádio constituem uma frequência de onda (até 6 тыс. Ghz). Fonte de sua emissão são muitas: os telefones celulares, rádio, vários dispositivos sem fio (Bluetooht), monitores de bebés.

Homem e ondas de rádio podem coexistir os próximos anos. A baixa приникающая capacidade de ondas de rádio fornece contato apenas com pele fina. Elespodem aquecer e, que os riscos para o homem a um aumento do потоотделением.

Uma ameaça de morte ondas de rádio são as pessoas com problemas de coração, tem o marcapasso cardíaco. Este dispositivo é sensível a diferentes variações na forma de ondas.

A radiação infravermelha e seus prejuízos

A radiação infravermelha tem natureza eletromagnética, que traz uma onda de comprimento de 0,76 µm. Sua principal fonte é o sol, devido a esta característica o sol só brilha, mas e aquece-se. Todos os seres vivos também emitem raios infravermelhos, mas invisível ao olho humano.

Ondas curtas IR raios afectam negativamente no homem, assim como é capaz de aquecer-se, essencialmente, características gerais. A capacidade de penetrar vários centímetros sob a pele pode provocar queimaduras, bolhas, insolação, com a conseqüente internação.

A maior ameaça IR-a luz é para os olhos. Exposição prolongada na retina, levando a convulsões, as zonas солевому desequilíbrio, um idoso.

Radiação óptica e sua influência sobre a pessoa

Óptico ou laser – caracteriza-se pela sua visibilidade em forma de feixe, e também atômica, a natureza de origem. A radiação de laser em comum com a natureza da luz, mas a luz na rua – um fenômeno natural, e o laser – estimulada brilho.

Longos laser de onda não são capazes de causar danos aos seres vivos, mas curto de onda de alta freqüência com a exposição prolongada ameaçam:

  • a derrota dos órgãos da visão (catarata, lesões da retina, opacificação do cristalino, inchaço das pálpebras);
  • o superaquecimento da pele do tegumento, a sua vermelhidão, a destruição das camadas internas da epiderme, отмиранием áreas de pele;
  • de um distúrbio cardiovascular e o sistema nervoso central.

A radiação ultravioleta e seu impacto negativo

A radiação ultravioleta – está intimamente relacionada com o infravermelho da radiação. Uma característica de raios UV é uma reação química que ocorre durante a emissão. A principal fonte de UV-pulsos é de sol, mas a partir de seus efeitos nocivos dos raios protege a camada de ozônio da atmosfera.

O perigo representam instrumentos em casa: máquina de soldadura, solário, lâmpadas ultravioletas.

A exposição prolongada коротковолновых UV-ondas, não só leva a queimadura da pele, mas também para seus травматизму. A capacidade de penetrar nas camadas mais profundas da pele implica queimaduras, e мутагенез (violação de células da pele ao nível do gene). Como resultado, a doença, chamado melanoma com pessimista prognóstico.

Importante! Os olhos são muito sensíveis aos raios uv, a colisão com uma средневолновым radiação resulta электроофтальмии, ou seja, queimadura da retina.

Os campos eletromagnéticos de diferentes frequências interagem com o homem constantemente, e trazem danos de uma forma ou de outra. No entanto, somente a radiação penetra as células do corpo discretamente, causando as mais graves e irreversíveis consequências: mutação, de doenças genéticas, pacientes que sofre de um tumor. Estes efeitos secundários podem ocorrer imediatamente, mas depois de anos, porque trazer radionuclídeos a partir do corpo – o caso de muitos anos.

É por isso que é radiação, em tempo hábil para proteger-se de que às vezes é impossível.