A radiação e seus efeitos sobre o homem: o que é perigoso radiação radiação

A radiação e seus efeitos sobre o homem já bem estudado pela humanidade nas últimas décadas, o desenvolvimento do progresso científico. Na busca por novas fontes de energia, os cientistas ainda chegaram até a abertura da radiação.

Ainda no final do século XIX, de dois cientistas físico nuclear Pierre Curie e Maria Складковская-Curie descobriram o invisível, o fenômeno da radioatividade. Essa conquista foi a de iniciar o estudo e a aplicação de substâncias radioactivas na produção de energia, medicina e serviço militar.

A radiação afeta a pessoa, não só com o lado positivo, mas também com a negativa, no que respeita à saúde. Quando o homem se esquece de que tem um caso e deixar de cumprir determinadas regras mais rígidas. Há inúmeros exemplos negativos, e, por vezes, os efeitos adversos para a saúde humana. Muitas vezes pode ocorrer é irresponsável e criminosa relação às consequências do efeito de radiação.

Tais exemplos servem de traslado ataques com a aplicação de bombas, portadores de uma ogiva nuclear, o não cumprimento das instruções, tratamentos com células tronco de sangue em planos de eliminação de situações de emergência, quando situações de emergência em uma usina NUCLEAR, independente, que é a fonte de uma emergência, se o fator humano ou natural foi um desastre natural.

Como pode matar a radiação, e trazer um enorme benefício, se usado corretamente.

A natureza da radiação

Isso é só o homem descobriu e se encontrou com a radiação no final do século XIX e, de fato, radioativo fundo no planeta existe desde a sua criação. Ainda em 1898, Pierre e marie Curie ajustaram-se com a pesquisa de urânio, que o elemento se transforma em muito outros elementos químicos.

Cientistas verificou-se que todos os átomos são compostos de várias combinações dos mesmos elementos invisíveis:

  • os elétrons carregados negativamente as partículas;
  • os prótons – partículas carregadas positivamente;
  • nêutrons – partículas sem carga elétrica.

Todos os átomos que contêm um núcleo em forma de apertado estados de prótons e nêutrons, e girando em torno do núcleo em sua órbita dos elétrons. Os elementos químicos da tabela Periódica diferem pelo número de prótons.

O átomo está em уравновешенном elétrico do estado com o mesmo número de elétrons e de prótons. Como apenas a quantidade dessas partículas não corresponder, em seguida, a partir de átomos isótopos formados, a estabilidade que dependente do número de neutros de nêutrons.

O kernel de isótopos de elementos químicos, chamados нуклиды, têm estado instável, e de todos os tempos são convertidos em outros нуклиды. Regulares de transformar os nuclídeos de forma espontânea decadência fluem com diferentes emissões:

  • alfa-radiação – distribuição destes elementos em plantas de núcleos de dois prótons e dois nêutrons, ou seja, a emissão positivamente carregadas de partículas alfa;
  • a radiação beta- distribuição destes elementos em plantas do elétron, ou seja, a emissão de carga negativa, partículas beta;
  • a radiação gama – distribuição destes elementos em plantas partículas sem carga gama-quanta.

Alfa e partículas beta com gamma-quanta compõem a radiação. Tais partículas são caracterizados por suas próprias características, expressas diferente de massa, energia, carga, o valor da radioatividade e os diferentes efeitos no organismo humano.

A emissão, irradiada durante o decaimento radioativo de átomos, acompanhado de grande liberação de energia.

Самопроизвольный decadência instável нуклида recebeu o nome de decaimento radioativo, e o isótopo chamado de radionuclídeo. A distribuição de radionuclídeos promove a exposição infecção de todo o ambiente, nomeadamente do espaço aéreo, solo de cobertura e de água.

Para o monitoramento da radiação de fundo do ambiente de pessoas é necessário monitorar constantemente o nível de radiação e de tomar medidas de tempo integral ou parcial, para neutralizar a radiação.

Fontes de radiação

O homem, em menor medida, em si considerada uma fonte de radiação e tem o seu natural a campo. Em sua tecidos moles, músculos e ossos contém uma pequena quantidade de substâncias radioativas.

Fontes de radiação com luz natural, natural e artificial as origens.

Naturais de fontes de radiação são:

  • substâncias radioativas, situadas no interior da crosta terrestre;
  • a radiação do espaço exterior;
  • pedra de carvão no forno;
  • diversos терриконы.

A artificial fontes de radiação são:

  • as usinas nucleares reatores NUCLEARES, submarinos nucleares e laboratórios de pesquisa;
  • armazéns substâncias radioativas;
  • o enterro de resíduos nucleares;
  • nucleares munições;
  • os raios x na medicina.

Uma considerável dose de radiação, as pessoas recebem a partir de fontes naturais, se, é claro, não se trata de um homem de acidente ou de uma catástrofe nuclear. A maioria dessas fontes não puder ser evitado, mas pode reduzir o seu impacto negativo.

As pessoas são afetados por dois tipos básicos de radiação: interno e externo. O efeito da radiação sobre o corpo humano varia muito e depende do impacto ambiental, da área de residência e caminhos de penetração da radiação no corpo humano.

As fontes externas de radiação

A fontes externas de radiação são:

  • os raios provenientes do espaço exterior;
  • radioativos dos elementos químicos e seus produtos de decomposição durante o uso de armas nucleares,de acidentes de trabalho em reatores de uma usina NUCLEAR, submarinos e nos laboratórios;
  • substâncias radioativas, que estão nas profundezas da crosta da terra.

A dose de radiação de um homem é formado a partir de raios alfa, raios, raios gama e partículas beta, com a separação de grande energia.

Fontes internas de radiação

Ao interior de fontes de radiação são:

  • alimentos e água, entram no organismo;
  • arranhões, cortes e outros danos na superfície da pele;
  • infectado ar.

Fontes internas de radiação são os mais perigosos de fontes, assim como os efeitos da radiação sobre o corpo humano por dentro são mais graves.

Ao penetrar no corpo de átomos radioativos eles ainda estão em contato com os tecidos, que também облучаются. A duração da ação é determinada pelo tempo de encontrar infectados dos átomos no interior do organismo de uma pessoa, o que e perigoso radiação para o corpo humano a partir de fontes de radiação.

Radiação, o efeito sobre o corpo, com o tempo, se intensifica, assim como as substâncias têm a propriedade de se acumular seja, em determinados órgãos internos. Isso ocorre graças a um sistema circulatório, que por meio do sangue gera um local muito altos de focos de radiação.

O efeito da radiação sobre o corpo humano

A radiação quando descontrolada influência exerce sobre o corpo humano é muito perniciosa influência. Os efeitos da radiação sobre o corpo humano leva a queimaduras, radiação e doenças fatais. Queimaduras principalmente expostos unclosed partes da superfície da pele e a membrana mucosa do globo ocular. O grau de gravidade do impacto da radiação sobre o corpo humano depende de uma série de fatores:

  1. O tipo de radiação.
  2. Nível de radiação.
  3. A duração da exposição.
  4. A susceptibilidade individual e a estrutura do tecido.

Na penetração de elementos radioativos para dentro do corpo humano os órgãos internos são afetados por dentro. Radiação radiação do corpo da pessoa, pode causar a morte.

O mecanismo de efeitos negativos da radiação sobre o corpo humano é forte, ионизирующем ação de radiação de substâncias radioativas. Nesse processo são formados bastante ativos ионизированные moléculas, que receberam o nome de radicais livres.

Eis os radicais livres e são a causa de todos os males. Eles são capazes de fazer seu caminho para ferir e até matar todos, que será recebido. Isso leva a отмиранию de células, a intoxicação do organismo quando a concentração de tais células e, como resultado, é o final.

Partículas carregadas permeiam o tecido para o interior, quanto tempo sua energia interna. O efeito biológico dos infectados moléculas é a causa de todos os processos inflamatórios no corpo облучаемого pessoa.

Normal radioativo de fundo do ambiente de um homem, apto ao normal subsistência, é de 0,2 мкЗв/hora.

Se o fundo de radiação acima do índice normais em dobro, em um local não pode estar mais de meia hora. Caso contrário, começará irreversíveis os processos para o organismo.

A radiação durante a gravidez pode levar a genética conseqüências para o futuro da criança. Isso se reflete mudanças nos genes, chamados de suportes de informação hereditária, o que leva eventualmente à mutação de um bebê recém-nascido.