O efeito da radiação ultravioleta sobre o corpo humano: benefícios e malefícios

O efeito da luz do sol para o homem é difícil superestimar a sua ação no organismo são iniciados importantes fisiológicos e os processos bioquímicos. O espectro do sol é dividido em infravermelho e visível é parte, mas também o mais biologicamente ativa do ultravioleta parte, que tem um grande impacto em todos os organismos vivos no planeta. A radiação ultravioleta é невоспринимаемое olho humano коротковолновая parte do espectro solar, com eletromagnético da natureza e фотохимической atividade.

Graças a suas propriedades ultravioleta tem sido utilizado com sucesso em diversas áreas da vida humana. A ampla utilização de radiação UV recebeu na medicina, pois ele é capaz de alterar a estrutura química das células e tecidos, produzindo diferentes efeitos sobre o homem.

A faixa de comprimentos de onda de radiação ultravioleta

A principal fonte de radiação UV – sol. A proporção de raios ultravioleta em geral, o fluxo de luz solar inconstante. Ela depende:

  • hora do dia;
  • o tempo de um ano;
  • a atividade solar;
  • latitude;
  • estado da atmosfera.

Apesar do fato de que o corpo celeste está longe de nós e sua atividade não é sempre a mesma, até a superfície da Terra se trata de uma quantidade suficiente de luz ultravioleta. Mas isso é apenas uma pequena infravermelho distante. Curto de onda são absorvidos da atmosfera a uma distância de cerca de 50 km até a superfície do nosso planeta.

Ultravioleta faixa de espectro, que chega até a superfície da terra, convencionalmente, dividem a de comprimento de onda:

  • extremo (de 400 a 315 nm) – os raios UV – A;
  • médio (315 – 280 nm) – os raios UV – A;
  • médio (280 – 100 nm) – os raios UV – С.

A ação de cada UV-intervalo para o corpo humano é diferente: quanto menor o comprimento de onda, mais ela penetra através da pele as cortinas. Por esta lei, e é definido positivo ou negativo do efeito da radiação ultravioleta sobre o corpo humano.

A radiação UV é mais próximo da faixa mais adversamente afeta a saúde e é um risco de ocorrência de doenças graves.

Os raios UV - c deve dissipar-se na camada de ozônio, mas devido a um mau ambiente de chegar até a superfície da terra. Os raios gama e menos perigosos, quando simples дозировании, a emissão de longo e médio alcance, um efeito positivo sobre o corpo humano.

Artificial fontes de radiação ultravioleta

As mais importantes fontes de UV-ondas, afetam o corpo humano, são:

  • lâmpadas bactericidas – fontes de ondas UV – c, que são utilizados para a desinfecção da água, do ar ou de outros objetos do ambiente externo;
  • o arco de soldagem industrial – fontes de todas as ondas da faixa do espectro solar;
  • эритемные lâmpadas fluorescentes – fontes de UV-faixa de ondas E e A, utilizadas para fins terapêuticos e соляриях;
  • industriais lâmpada – poderosas fontes de radiação ultravioleta de onda usados em processos industriais para a fixação de tintas, tinta ou de solidificação do polímero.

As características de qualquer lâmpada UV são a energia e radiação, a faixa de espectro de onda, tipo de vidro, o período de funcionamento. A partir destes parâmetros depende de como a luz será útil ou prejudicial para o homem.

Antes de radiação ultravioleta de ondas a partir de fontes artificiais para o tratamento ou prevenção de doenças, deve-se consultar um técnico para a seleção necessária e suficiente эритемной dose, que é individual para cada pessoa de acordo com o tipo de sua pele, idade, disponíveis doenças.

Deve-se entender que a luz é uma radiação eletromagnética, que tem não só um efeito positivo sobre o corpo humano.

Bactericida lâmpada ultravioleta, aplicada para banhos de sol, trará grandes danos, e não benefícios para o corpo. Usar fontes artificiais de radiação ultravioleta, deve somente o profissional, bem разбирающийся em todas as nuances dispositivos similares.

O impacto positivo da radiação UV sobre o corpo humano

A radiação ultravioleta é amplamente aplicada na área da medicina moderna. E não é de admirar, porque os raios UV produzem analgésico, calmante, антирахитический e антиспастический efeitos. Sob a sua influência ocorre:

  • a formação da vitamina D, necessária para a absorção de cálcio, o desenvolvimento e o fortalecimento do tecido ósseo;
  • queda de excitabilidade de terminações nervosas;
  • aumentando o metabolismo, porque provoca a ativação de enzimas;
  • expansão dos vasos sanguíneos e melhorar a circulação do sangue;
  • estimular a produção de endorfinas – os "hormônios da felicidade";
  • o aumento da velocidade de processos regenerativos.

O impacto favorável de ultravioleta de ondas no corpo humano se expressa também em sua mudança de иммунобиологической reatividade – a capacidade do corpo para exercer funções de proteção contra patógenos e doenças diferentes. Estritamente дозированное a radiação ultravioleta estimula a produção de anticorpos, aumentando a resistência do corpo às infecções.

Efeitos dos raios UV sobre a pele provoca uma reação – o eritema (vermelhidão). Ocorre vasodilatação, que se expressa гиперемией e edema. Formada na pele, produtos de degradação (histamina ea vitamina D), entram no sangue, o que causa geral de mudanças no corpo durante a irradiação UV-ondas.

O grau de desenvolvimento de um eritema depende:

  • a magnitude da dose de radiação ultravioleta;
  • faixa de raios uv;
  • sensibilidade individual.

Quando há excesso de radiação UV-a irradiação da área afetada da pele é muito болезнен e отечен, ocorre a queimadura com o advento da bolha e uma maior convergência de epiteliais.

Mas queimaduras de pele encobrindo – isso não é o mais grave de efeitos a longo prazo da exposição à radiação ultravioleta a radiação sobre o homem. Mau uso dos raios UV provoca as alterações patológicas no corpo.

O impacto negativo da radiação UV por pessoa

Apesar do importante papel na medicina, o dano da radiação ultravioleta sobre a saúde supera o benefício. A maioria das pessoas não são capazes de controlar com precisão o curativo da dose de radiação ultravioleta e de recorrer em tempo hábil aos métodos de proteção, por isso, muitas vezes há uma overdose, por que ocorrem os seguintes fenômenos:

  • aparecem dores de cabeça;
  • a temperatura corporal aumenta;
  • rápida fadiga, apatia;
  • violação de memória;
  • batimento cardíaco rápido;
  • diminuição do apetite e náuseas.

Excessivo a queimadura atinge as cortinas de pele, olhos e sistema imunológico (de proteção). Percebidas e visíveis as consequências do excesso de exposição à radiação UV (queimaduras na pele e mucosas de olhos, dermatite e reações alérgicas) passam a poucos dias. Radiação ultravioleta, acumula-se durante um longo período de tempo e causa muito graves da doença.

O efeito da radiação ultravioleta na pele

Belo bronzeado – o sonho de cada pessoa, especialmente do sexo oposto. Mas deve-se entender que as células da pele escurecer sob a influência de выделяющегося deles красящегося pigmento - a melanina com fim de proteger contra mais de radiação ultravioleta. Assim, o bronzeado é uma reação de proteção da nossa pele, de danos, de suas células dos raios ultravioleta. Mas ele não protege a pele as cortinas de mais grave do efeito da radiação UV:

  1. Fotossensibilização – susceptibilidade aumentada aos raios uv. Até mesmo uma pequena dose provoca uma forte sensação de queimação, coceira, queimadura de pele do tegumento. Muitas vezes é associada com o uso de медикаментозных de medicamentos ou uso de cosméticos ou de alguns alimentos.
  2. Фотостарение. Os raios UV do espectro E penetram nas camadas mais profundas da pele, danificam a estrutura do tecido conjuntivo, o que leva à destruição do colagénio, perda de elasticidade, rugas precoce.
  3. O melanoma é o câncer de pele. A doença se desenvolve após freqüentes e longas estadas no sol. Sob a ação do excesso da dose de radiação ultravioleta ocorre o surgimento de formações malignas na pele ou o renascimento de antigos pintas no crescimento canceroso.
  4. Базальноклеточная e чешуйчатая carcinoma – немеланомное contra o cancro a formação de pele, não é fatal, mas requer a remoção das áreas afectadas cirurgicamente. Visto que a doença é muito mais provável de ocorrer em pessoas de longa duração e estejam abertos para o sol.

Qualquer dermatite ou fenômeno de sensibilização de pele encobrindo, sob a influência da radiação ultravioleta são провоцирующими fatores para desenvolvimento de câncer de pele.

O efeito UV de ondas para os olhos

Os raios ultravioleta, dependendo da profundidade de penetração, podem afetar a refletir o estado do olho humano:

  1. Фотоофтальмия e электроофтальмия. É expressa em покраснении e опухании a mucosa dos olhos, слезотечении, светобоязни. Ocorre em caso de inobservância de regras técnicas de segurança quando trabalhar com a máquina de soldadura de equipamentos, ou de pessoas que estão na luz solar sobre a coberta de neve espaço (cegueira).
  2. A expansão da conjuntiva do olho (птеригиум).
  3. A catarata (opacificação do cristalino do olho) - uma doença que ocorre em diferentes graus de você predominante da maioria das pessoas à velhice. O seu desenvolvimento está relacionado com a exposição a radiação ultravioleta nos olhos, накапливающееся durante a vida.

O excesso de raios UV pode levar a várias formas de cancro olhos e pálpebras.

O efeito da luz ultravioleta sobre o sistema imunológico

Se дозированное a aplicação de radiação UV ajuda a aumentar as defesas do organismo, o excesso de exposição a radiação ultravioleta deprime o sistema imunológico. Isso foi comprovado em estudos científicos de cientistas dos EUA no vírus do herpes. A radiação ultravioleta altera a atividade das células responsáveis pela imunidade do organismo, eles não podem restringir a propagação de vírus ou bactérias, células cancerosas.

Medidas básicas de segurança e de proteção contra a radiação uv

Para evitar os efeitos negativos do efeito dos raios UV na pele as cortinas, os olhos e a saúde de cada pessoa necessita de proteção contra a radiação ultravioleta. Quando вынужденном prolongado de permanência no sol ou no local de trabalho, подвергающемуся expostos a altas doses de raios ultravioletas, necessariamente, precisa descobrir o normal se o índice de radiação UV. Nas empresas para tal, é utilizado um instrumento chamado радиометр.

Ao calcular o índice meteorológicos estação de minúsculas:

  • o comprimento de onda ultravioleta do intervalo;
  • a concentração de ozonocamada;
  • a atividade do sol e de outros indicadores.

UV-índice é um indicador de risco potencial para o corpo humano como resultado da influência dele a dose de radiação ultravioleta. O valor do índice é avaliado numa escala de 1 a 11+. A norma UV-índice considerado um indicador de não mais que 2 unidades.

Valores altos de índice (6 – 11+) aumenta o risco de efeitos adversos sobre os olhos e a pele humana, portanto, é necessário aplicar medidas de proteção.

  1. Usar óculos especiais máscaras para soldadores).
  2. Exposto ao sol, deve sempre usar uma cobertura na cabeça (quando muito alto o índice – широкополую chapéu).
  3. Usar roupas cobrindo as mãos e os pés.
  4. No desprotegida, roupas, partes do corpo aplicar um protetor solar com fator de proteção de pelo menos 30.
  5. Evitar encontrar-se em aberto, não protegido contra a entrada de raios solares, o espaço entre o meio-dia às 16 horas.

A execução de regras simples de segurança irá reduzir a nocividade exposição à radiação UV para o homem e para evitar a ocorrência de doenças relacionadas com a desfavorável influência da luz ultravioleta sobre o seu corpo.

Quem radiação ultravioleta é contra-indicada

Deve ser острожными com radiação ultravioleta seguintes categorias de pessoas:

  • muito leve e pele sensível e альбиносам;
  • crianças e adolescentes;
  • para aqueles que tem um monte de родимых de manchas ou невусов;
  • sofrem de um sistema ou гинекологическими doenças;
  • para quem tem entre parentes próximos foram observados pacientes que sofre de uma doença de pele;
  • tomadores de longa duração e alguns medicamentos (é necessária uma consulta com um médico).

A radiação UV é a tais pessoas é contra-indicada, mesmo em pequenas doses, o grau de protecção contra a luz solar deve ser máxima.

O efeito da radiação ultravioleta sobre o corpo humano e sua saúde não é exclusivamente chamado de positivo ou negativo. Muitos fatores devem ser considerados quando seus efeitos sobre os seres humanos em diferentes condições de ambiente externo e com emissão a partir de diferentes fontes. Importante lembrar a regra: qualquer efeito da luz ultravioleta sobre o homem deve ser mínima antes da consulta com o especialista e estritamente em doses de acordo com as recomendações do seu médico após o exame e vistoria.