Overdose e o envenenamento de clorexidina

Хлоргекседин – é anti-séptico, que já conquistou o mundo. Ele tem o suficiente para uma ampla gama de aplicações. No entanto, se não seguir as instruções que a droga torna-se potencialmente perigoso odontológicos ou ent prática. Isto está relacionado com a possível ingestão de perfuração, o que pode causar intoxicação хлоргекседином.

Mas, neste caso, tudo é longe, não é fundamental, como no trato intestinal praticamente não ocorre a absorção da droga. Mesmo se de alguma forma o homem умудрится engolir a 300 ml de uma solução de хлоргекседина биглюконата, depois de 30 minutos no plasma do sangue a ser observado a apenas 0, 206 µg/g de produto químico. Espera-se que nos próximos 12 horas de anti-séptico totalmente poderá corpo com as fezes e urina.

Escusado será dizer que, conscientemente, os adultos não o fizer, se tornará. Mais engolir a solução acidentalmente quando o enxágüe final de boca ou garganta. A quantidade de líquido perigoso nesse caso, é geralmente não mais de 20 мл. E aqui estão vocês não são conscientes, portanto, é o tudo, como eles devem esconder-se. O tratamento com esta droga em pediatria é realizada com o maior cuidado.

Áreas de aplicação

Nenhum dos métodos de aplicação de хлогекседина não implica a ingestão oral. A droga é utilizada exclusivamente do exterior, ou topicamente:

  • quando a desinfecção de instrumentos cirúrgicos, das mãos do pessoal de saúde;
  • para o tratamento de superfícies de trabalho;
  • quando emergência para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;
  • como ferramenta auxiliar ao уретритах e уретропростатих;
  • para o tratamento de queimaduras, supurativa-sépticos processos de abrasão e de micro fissuras;
  • como a prevenção de doenças dentais;
  • no tratamento ent doenças.

Em todos esses casos, a overdose de хлоргекседином, como regra, não ocorre.

Mais frequentemente, farmacológicos para fins usam soluções хлоргекседина 0,05% e menos – 0,02%. Ele pode atuar como um ativo a substância em pomadas, supositórios, soluções e ополаскивателях para a boca e a garganta.

Apesar de a segurança geral de medicamentos, ainda durante a lavagem, quando ingerido, em casos individuais podem ocorrer sintomas de intoxicação. Portanto, durante a irrigação da cavidade da boca e da garganta precisa ser extremamente cuidadoso para não cair solução no trato gastrointestinal.

Além disso, quando a aplicação de odontologia de perfuração deve obedecer a certas regras:

  1. Enxaguar a boca depois de ingestão de alimentos e preventiva de limpeza de dentes.
  2. Como regra, um procedimento usam de 15 a 20 ml de uma solução.
  3. Depois de usar a ferramenta deve ser cuidadosamente сплюнуть.
  4. Depois de enxaguar, não deve beber água ou comer.
  5. Qualquer manipulação na boca, você pode fazer depois de 10-15 minutos após o procedimento.

Tais regras simples podem ajudar não só a aumentar o efeito do medicamento, mas também proteger de uma possível intoxicação pela substância.

Os sintomas de intoxicação

Cada organismo individual, quando bateu o mesmo de uma pequena quantidade de хлоргекседина para o trato digestivo, podem ocorrer sintomas tais:

  • náuseas;
  • dor de cabeça;
  • dores no corpo;
  • fraqueza, sonolência;
  • forte vômitos;
  • o aumento da temperatura do corpo;
  • freqüente a cadeira;
  • perda de consciência.

É claro que, entre um gole de perfuração хлоргекседина não vale a pena sintonizar a ser o pior. Na maioria dos casos em adultos não ocorre nenhuma sintomatologia. No entanto, se esta substância engoliu a criança, o quadro pode ser muito pior.

O envenenamento de criança diferentes produtos químicos meios pode não só comprometer funções vitais, mas também de uma ameaça para a vida. Felizmente, o envenenamento хлоргекседином não é tão acentuada toxicidade e até mesmo na prática pediátrica tem um prognóstico favorável.

Primeiros socorros se o envenenamento e precauções

Antídoto específico (um antídoto, que interrompe ou enfraquece a ação nociva da substância sobre o organismo), a ferramenta não tem. Se tudo aconteceu a ingestão, deverá fazer a imediata lavagem gástrica.

Os especialistas recomendam que, para a diluição de gluconato de mais baixa concentração, depois de cair no trato gastro-intestinal, beber muita água pura. Também mostra o uso de carvão ativado ou outros сорбентов.

Se o envenenamento pode ocorrer a criança, então pode agir de acordo com o mesmo esquema, tal como os adultos, mas é melhor fazê-lo sob a supervisão de um especialista. Além disso, o desenvolvimento do estado é melhor prevenir do que, no futuro, lidar com as consequências.

Na pediatria apenas é permitido solução aquosa хлоргекседина com concentração abaixo de 0,05%. Se este indicador acima, deve-se diluir água destilada ou остуженной água fervida, na proporção de 1:1. E se a criança ainda não tem 6 anos, é a diluição deve ser mais aprofundada (1:3). Qualquer manipulação com a solução, a criança deve estar sob a supervisão de adultos.

Overdose e efeitos colaterais

Este anti-séptico notoriamente vem em tal concentração, que ao medicamento, de acordo com as instruções, overdose de хлоргекседином improvável.

Высококонцентрированный droga, certamente, podecausar fortes queimaduras da mucosa e ser fatal. Mas de livre acesso, não é tão fácil de adquirir. O хлоргекседин, que é vendido em farmácias, disponível em seguro de saúde de concentração.

No entanto, quando a aplicação de alguns pacientes são observados efeitos colaterais:

  • secura da pele do tegumento;
  • erupções e coceira na pele;
  • aumenta a sensibilidade à luz;
  • altera вкусовое percepção;
  • os dentes escurecer;
  • образовывается tártaro.

Os efeitos colaterais são tiradas por conta do cancelamento do medicamento e tratamento sintomático.

É a substância tenha muito cuidado ao aplicar as mulheres grávidas, lactantes e crianças com menos de 12 anos de idade, uma vez que se encontram em zona especial de risco. E também não foi cancelada individual de intolerância ao medicamento, por isso, alergias também é digno de consideração.

E, embora a ingestão de хлоргекседин não é tão perigoso, por exemplo, como o iodo ou o peróxido de hidrogênio, não é possível evitar o seu contacto com o trato digestivo. Intoxicação com esta anti-séptico improvável e tem um prognóstico favorável. No entanto, precauções, especialmente na prática pediátrica, ninguém quer magoar.