Overdose de L-tiroxina: sintomas, sintomas, tratamento

L-tiroxina ─ é farmacológico de um medicamento análogo de hormônio da tireóide. Ele é receitado para pacientes com baixa função deste órgão, para a compensação e estabilização nos níveis hormonais. Overdose de L-tiroxina pode ocorrer em pacientes em caso de inobservância do esquema de tratamento, proposta pelo médico. Para evitar os sintomas de excesso de dose, é necessário calcular a quantidade consumida de uma substância, considerando o peso, a idade e o grau da patologia do paciente. Aumentar a dosagem terapêutica com o objetivo de indivíduos, de tomar a droga pela primeira vez, leva ao desenvolvimento de sinais de intoxicação.

Na composição do medicamento entra a substância levotiroxina. Por sua ação é semelhante a um тиреоидным hormônios humanos, que são produzidos pela tireoide. Eles regulam o crescimento e o desenvolvimento de células diferenciam-se do tecido, participam de processos de troca.

O medicamento é prescrito quando o hipotireoidismo, o doente após a cirurgia de remoção da tireóide, após o tratamento com iodo radioativo.

L-tiroxina, dependendo da dose, tem diversos a ação sobre o corpo humano. A falta de tiroxina aumenta o efeito anabólico (aumenta a síntese de proteína, promove o crescimento do tecido muscular). Sua presença ativa o trabalho do sistema cardiovascular, estimula a atividade neural. A substância é capaz de acelerar os processos de decomposição de proteínas, gorduras e hidratos de carbono, causando isso a necessidade aumentada de células de oxigênio.

Os sintomas de sobredosagem

A recepção de L-tiroxina em doses superiores a norma, leva a perturbações nos processos fisiológicos no organismo, as falhas de funcionamento dos órgãos e sistemas. Quando há excesso de quantidade de hormônio estimulante da tireóide (TSH) no corpo drasticamente intensifica a síntese de substâncias biologicamente activas, acelerando o metabolismo.

Tiroxina afetam principalmente o sistema cardiovascular. Detectar estes sintomas:

  • Aumento da freqüência cardíaca;
  • Taquicardia (palpitações);
  • A fibrilação atrial (violação de ritmos cardíacos);
  • Trombose (obstrução de vasos тромбами);
  • Um ataque de angina.

Portanto, droga é estritamente proibida a utilização pessoas que sofrem de graves кардиологическими doenças:

  • Infarto do miocárdio, incluindo микроинфаркты;
  • Angina de peito;
  • A aterosclerose;
  • A doença cardíaca coronária (CHD);
  • Insuficiência coronária circulação do sangue;
  • A forma grave de hipertensão;
  • Orgânicos lesões de estruturas do coração (pericardite, miocardite).

Os sintomas são ligeiros de overdose

Dependendo da idade e do estado geral da pessoa, os primeiros sinais de intoxicação podem se manifestar nas próximas horas após a ingestão do medicamento ou alguns dias depois.

Manifestações:

  1. Sistema digestivo ─ distúrbios de digestão e absorção de alimentos, diarréia, ноющие dor no intestino, a gravidade no epigástrio, diminuição do apetite;
  2. Sistema cardio-vascular ─ freqüente batimentos cardíacos e a pulsação;
  3. O sistema nervoso ─ distúrbios do sono, sudorese excessiva, sensação de cansaço;
  4. Psique ─ двигательное ansiedade, verbal agitação, sensação de ansiedade e de medo, tremor de extremidades (jitter);
  5. Um ligeiro aumento da temperatura do corpo;
  6. Reações alérgicas.

Estes sinais são característicos e para a intoxicação crônica.

Os sintomas de uma overdose crônica de

O envenenamento crônico desenvolve-se em pessoas, que por um longo tempo, é forçado a tomar hormônio. Os sintomas de sua manifestação semelhante em тиреотоксикоз.

Manifestações clínicas:

  • A redução de peso, em condições normais de apetite e calorias;
  • Violações dos processos metabólicos;
  • Vômitos e dor abdominal;
  • Micção freqüente;
  • Alta sistólica e diastólica baixa pressão;
  • Nervoso irritabilidade, mudanças bruscas de humor;
  • Perturbação da memória, do timbre da voz;
  • Dificuldade de deglutição;
  • A perda de cabelo.

Os sintomas de sobredosagem aguda

Aguda intoxicação do organismo ocorre quando a ingestão de tiroxina em grandes quantidades, quando a substância age como um veneno para o organismo.

Os sintomas aparecem na primeira noite. A pessoa sente uma forte dor na região do coração, afrontamentos. Em meio a uma crise nervosa excitação sente uma fraqueza muscular. A aplicação de altas doses de tiroxina leva a respiratória, insuficiência renal, infarto do miocárdio.

Mais um efeito colateral grave de uma overdose de тироксином ─ тиреотоксический crises, que é caracterizada por um rápido crescimento de todos os sinais de hipertireoidismo. Se detectar transtornos mentais na forma de distúrbios da consciência ─ o delírio, a loucura. Uma pessoa pode estar em полуобморочном estado, o que leva ao desenvolvimento de coma.

Os sintomas de início тиреотоксического de uma crise hipertensiva:

  • O aumento da temperatura até 40-41°;
  • Vômitos e diarréia;
  • Апатичность e prostrado;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Reduz o número de alocação de urina, até анурии.

Estado agravado agudo processo de atrofia do fígado. Para substituir a excitação vem estupor e, em seguida, vem a perda de consciência, com a transição em coma.

A dose letal de El-tiroxina não está instalado. A reação do organismo em um momento ou outro a quantidade de substância depende da massa do corpo de uma pessoa física e a fortaleza do corpo.

Overdose de L-tiroxina vocêmulheres grávidas e crianças

A gravidez não é um impedimento para o recebimento do hormônio tiroxina. O medicamento não tem efeitos sobre o feto no primeiro trimestre da gravidez, não provoca mutação. Até mesmo quando usada a mãe de doses maiores, a criança não está sujeito a nenhum efeito, assim como é prejudicial плацентарный barreira. Hormônio no leite materno contém em pequenas doses, e não é suficiente para causar qualquer fisiológico violações da criança.

Em crianças de tomar a droga pode causar tremores de extremidades. A nomeação deve ser cuidadoso, se a criança sofre de epilepsia ou propenso a судорожным припадкам. Neste caso, a tiroxina intensificar os sintomas e piorar o estado geral.

Diagnóstico

Para reconhecer uma overdose e determinar o grau de gravidade do envenenamento, realizam exames de avaliação a produção de hormônio estimulante da tireóide. No alto teor de hormônio tiroxina no sangue pode ocorrer uma incompatibilidade entre a concentração do hormônio clínicas e de manifestações.

Você atingidas fazem cerca de sangue venoso, um volume de 5 ml para pesquisa de hormônios da tireóide (TSH, T3, T4). Quando o fizer, o resultado sempre será atualizado de tiroxina (T4) e triiodthyronine (T3), e também rebaixado тиреотропный hormônio.

Assistência médica a overdose do medicamento

O que fazer se após a ingestão do medicamento estado inicial perceptível a deteriorar-se? Se o homem sentiu um mal-estar, fraqueza ou quaisquer outros sintomas que antes não reveladas, você deve consultar um médico. Quando satisfatória saúde, deverá comparecer na recepção do centro de saúde ou chamar o médico em casa. Se o estado de deterioração, precisa chamar imediatamente uma ambulância.

Em que casos ocorre a necessidade urgente de uma faculdade de intervenção:

  • Machucar a criança, o idoso, a mulher grávida;
  • Uma forte dor no coração, uma falha no ritmo cardíaco;
  • A pressão arterial alta;
  • Профузный diarréia com mistura de sangue;
  • Patologia neurológica ─ парез, paralisia, convulsões;
  • Condição deprimido, em que a pessoa não reage a estímulos externos;
  • Estado inconsciente.

Antídoto específico para a L-тироксину não existe. Portanto, a ajuda é solucionar os sintomas de envenenamento. Dependendo da gravidade da intoxicação, o homem pode ser tratado em casa ou no hospital, em эндокринном correios.

Sintomático terapêutica médica:

  1. Para restaurar o ritmo cardíaco é prescrito bloqueadores (aumentam a симпатический tônus);
  2. Com distúrbios nervosos ─ sedativos;
  3. A alta pressão ─ hipotenso;
  4. Para reduzir a temperatura ─ remédios para baixar a febre.

Como um calmante, você não deve usar os neurolépticos. Eles agravar os sintomas de hipertireoidismo e aumentar o risco de desenvolvimento de arritmias. Para reprimir a ação de grandes doses de tiroxina prescrevem глюкокортикостероиды.

Em casos graves passam гемосорбцию ─ purificação do sangue do veneno e de substâncias tóxicas. Este procedimento aplicar nos pacientes em fase de inconsciência ou coma. O sangue passa através de um aparelho especial, onde reage com a сорбентом e de forma limpa.

Outro procedimento de limpeza de sangue ─ плазмофорез. Vítima conectam especial unidade, afasta o através de um volume de sangue. Quando o fizer, o plasma, que contém uma grande quantidade de tiroxina, separa-se, e os restantes componentes são retornados no córrego do sangue.

Emergência quando aguda overdose тироксином em casa

Ajuda de emergência a pena gastar apenas no caso em que os sintomas surgiram imediatamente após a ingestão do medicamento, bem como no caso de uma detecção rápida de suicídio, quando uma pessoa uma vez tomou uma grande dose.

A reanimação do evento deve se realizar a partir do momento do abuso de substâncias passou a não mais de 30 a 40 minutos:

  1. Fazer lavagem gástrica. Dar vítima beber 3-4 copos de água por um curto intervalo de tempo. Em seguida, chamar artificial vômito. Para fazer isso, você precisa clicar na raiz da língua com dois dedos;
  2. Aceitar qualquer um dos сорбентов, que tem um armário de remédios ─ carvão ativado, Execução, Энтеросгель, Полифепан;
  3. Tomar солевое laxante ─ de sódio e de cloro, sulfato de magnésio, solução salina (uma colher de sopa de sal em meio copo de água). Tais soluções retém a água no intestino, aumentam o seu volume. Como resultado de seu conteúdo amolece, depois de rapidamente e facilmente excretado do corpo.

Efeitos secundários e complicações de uma overdose de тироксином

A freqüentes complicações incluem:

  • Angina de peito;
  • Espasmo dos brônquios;
  • Diminuição na produção de hormônios da glândula pituitária, que regulam o trabalho da glândula tireóide;
  • O hipertireoidismo;
  • A osteoporose.

Raramente se deparam com graves doenças alérgicas manifestações: angioedema, asma, lúpus eritematoso.

Para evitar uma possível overdose, deve-se respeitar o esquema de tratamento. Em caso de aparecimento dos primeiros sinais de intoxicação, o médico é obrigado a examinar o paciente e reduzir a simples dose do medicamento.