Overdose de intoxicação por atropina: sintomas, tratamento

Atropina sulfato e seus derivados são amplamente utilizados para o diagnóstico e o tratamento de oculares de patologias, doenças do trato gastrointestinal e do sistema cardiovascular. Durante a terapia vegetal ou sintético um alcalóide deve agir com extrema cautela – droga pode provocar uma intoxicação. Armazenamento de comprimidos e soluções e de fácil acesso pode provocar intoxicação por atropina para crianças pequenas ou adultos. Você deve saber perigosos sintomas de overdose e ser capaz de prestar os primeiros-socorros.

Ação corretiva atropina

A atropina pertence ao grupo M-холиноблокаторов, é uma mistura de quantidades iguais de тропинового éster e троповой ácido. Muitos erroneamente supõem que contém um alcalóide em diferentes tipos de datura, красавке ou belém. Na verdade, a composição das plantas medicinais inicia a sua левовращающий изомер hiosciamina. Apenas no processo químico de alocação de receber a atropina, a conexão, não потерявшее relevância no tratamento de muitas doenças.

A atropina e o seu sal são capazes de causar intoxicação do organismo. Mas ele próprio um alcalóide é um poderoso antídoto para envenenamento дихлофосом, карбофосом, хлорофосом, fiança, заманом e outros фосфорорганическими conexões.

A atropina não é nada de remédio. Um soco forte no corpo de uma pessoa pode causar a recepção até 5 gotas de uma solução. A dose letal ao uso por via oral é de 0,1 g e mais, e para crianças de risco representam cerca de 0,002 g sintética алкалоида. A introdução da droga парентерально contribui para uma mais rápida de intoxicação com o rapidamente crescente симптоматикой.

Por que pode ser venenoso atropina

A intoxicação aguda um alcalóide ocorre quando o limite de dose de medicamento ou após o consumo de frutas, frutos e outras partes de plantas venenosas, que contêm um grande número de toxinas. As substâncias tóxicas podem entrar no corpo humano de uma das seguintes maneiras:

  • se entrar em contacto com o estômago;
  • através de poros na pele;
  • em caso de inalação de vapores;
  • através das mucosas.

Dependendo da dose de atropina, sintomas de intoxicação M-холиноблокаторами se manifestam quase que de imediato – através de 10-15 minutos. Produtos químicos reagem com proteínas do fígado com a formação de metabólitos. Ocorre diminuição da atividade funcional do rim. Eles deixam de filtrar o sangue de produtos do metabolismo, enviá-las com a urina do corpo.

Muitas pessoas gostam de luxo flores datura. Se o vaso com um buquê de deixar a noite em um quarto, então de manhã você pode acordar com sinais evidentes de envenenamento atropina: dor de cabeça, vômitos e tremor dos membros.

M-холинолитики quando se aumenta a concentração de bloqueiam periféricas e centrais, M-холинорецепторы, e isso melhora o tônus da condutibilidade de fibras nervosas. Em humanos, as pupilas ficam dilatadas e os vasos, aumentando a velocidade do fluxo de sangue, o que contribui para a disseminação de toxinas. Característica de quadro clínico de envenenamento é composta por duas fases:

  1. Атропиновый psicose – nervoso e двигательное excitação.
  2. Coma uma forte redução da respiração.

Интоксикационное ação da atropina tem um impacto negativo sobre o hipotálamo, a musculatura lisa dos órgãos internos, a secreção de glândulas. Ao se comunicar com o эритроцитами, compostos tóxicos causam privação de oxigênio das células cerebrais. A falta de regulação leva ao edema pulmonar e parada respiratória.

Como é possível apanhar atropina

Curiosos crianças atraem deliciosas bagas e flores de cores vivas belladonna e datura. Quando usado mortais de frutos ou inalação de doce fragrância, ocorre a penetração do veneno no corpo. Muitas vezes, os pais aceitam sinais de envenenamento atropina por sintomas de alergias, resfriados, intoxicação alimentar e passam a qualidade do tratamento, negligenciam medicamente assistido.

A indústria farmacológica lança um alcalóide na forma de comprimidos, de olho pomadas e gotas de solução de sulfato de atropina. Medicamentos amplamente utilizados na medicina, graças ao seu amplo espectro de ação:

  • aliviar cólicas e reduzem o tônus da musculatura lisa dos brônquios, do útero e outros órgãos internos;
  • reduzem a secreção de sudoríparas, glândulas salivares;
  • aumentam a pressão intra-ocular, reduzem o tônus circular do músculo do olho;
  • aumentam a предсердно-желудочковую a permeabilidade do miocárdio;
  • reduzem o tremor, tensão muscular;
  • excitam específicos de receptores de centro, que regula a respiração.

As pessoas idosas em virtude de alterações de envelhecimento, muitas vezes se esquecem de que já tomou o medicamento. Depois de algum tempo, elas sempre podem usar perigoso de alcalóide. Em seu corpo acumula a dose de atropina, causando intoxicação.

Medicamentos atropina usam como antídoto para envenenamento FOZ, bem como para corrigir intestinal, renal, hepática de cólica. Comprimidos e soluções алкалоида pode ser encontrada no armário de remédios de pacientes:

  1. Úlcera do estômago e do duodeno.
  2. Брадикардиями e outras arritmias cardíacas.
  3. Patologias oculares.

Usam a atropina em анестезиологической prática, quandomédica preparação de pacientes. Fato interessante – sintético, um alcalóide usado no tratamento da sudorese excessiva.

Os sintomas e a fase de intoxicação por atropina

Mesmo um pequeno excesso da dose pode provocar aguda intoxicação por atropina. Para realizar corretamente o tratamento, é extremamente importante definir a quantidade de tóxico de uma substância, попавшего no corpo humano. A manifestação de sintomatologia diferente para cada fase, permite determinar a concentração de um composto químico na pressão arterial de forma natural.

Leve o grau de envenenamento

Uma pequena quantidade de toxina que provoca diminuição do fluxo salivar, dificuldade em engolir, a vítima experimenta constante sede.

A pessoa que recebeu até mesmo uma pequena dose de atropina, você recebe um sintoma característico de – muda de voz. Ele torna-se rouca, áspera, осиплым.

A intoxicação provoca um alcalóide de violação de trabalho gástrico-intestinal. Os vítima surgem náuseas, dor abdominal, dificuldade para urinar. Para esta fase é peculiar:

  1. O brilho dos olhos, pouco pupilas dilatadas.
  2. Uma sensação de sonolência ou instabilidade emocional.
  3. Transtorno de vista.

Muitas vezes o homem sente a sua fraqueza de membros inferiores. Depois de uma hora após o envenenamento, a vítima dorme por longos períodos de tempo. Durante o sono quase todos os sinais de intoxicação desaparecer – atropina totalmente filtrado, excretado pelos rins.

O grau médio de envenenamento

Esta fase é caracterizada por um acúmulo de excitação psicomotora e o surgimento de uma resposta inadequada ao ambiente imediato. Falar com as vítimas é quase impossível – oferta de ajuda e de tratamento são percebidos lhes baionetas. As pupilas ficam dilatadas, ficam inchadas nas mucosas da boca, nariz, faringe.

A média do grau de intoxicação provoca um forte aumento de temperatura de até 38,5 °C. Isso pode provocar vermelhidão da pele da parte superior do corpo, diminuição da sudorese, secura das membranas mucosas.

Durante o diagnóstico, os médicos destacam as seguintes características sintomatologia:

  • aumento da freqüência cardíaca;
  • aumento da pressão arterial.

A atropina causa uma violação de coordenação dos movimentos. Marcha da vítima lembra o movimento de um homem bêbedo.

Grave o grau de envenenamento

Esta fase de intoxicação se caracteriza pelo aparecimento de aparelhos auditivos e visuais, alucinações. As vítimas não reconhecem parentes, desejosos de sair da sala, tentando pegar alguma coisa com as mãos. Eles têm mente confusa, a fala torna-se бессвязной.

Em humanos ocorre seca, rouco de respirar, sensação de falta de ar. Determinar a pesada grau de envenenamento pode ser estendido alunos. Se direcionar a luz para os olhos, o estreitamento pupilas não vai acontecer.

De entrar no corpo de uma grande dose de atropina provoca os sintomas de intoxicação:

  1. Tremor dos membros superiores e inferiores.
  2. Um sono profundo.
  3. Palidez de pele do tegumento.
  4. As arritmias.
  5. A respiração superficial.

Os vítima recebe a fraqueza muscular, a violação da micção, diminui a pressão arterial. Começa a desenvolver edema pulmonar, que muda a атропиновой комой e parada respiratória. Uma característica distintiva deste estágio – perda parcial de memória para o período de intoxicação.

Primeiros socorros se o envenenamento

Parentes, você deve imediatamente chamar uma equipe de primeiros socorros. Ninguém sabe qual a dosagem da atropina foi provocada por envenenamento. Até que o médico está a caminho, deve ter afetado os primeiros-socorros:

  • colocar a pessoa de lado, para acalmar-se;
  • limpar o estômago com a ajuda de solução de permanganato de potássio;
  • manter a pessoa em posição horizontal, a falar com ele sobre seus sentimentos;
  • dar afetadas vários comprimidos de carvão ativado;
  • dar de beber ao homem forte, doce de chá.

Chegou o médico introduzirá o paciente antídoto irá realizar-se necessária a reanimação do evento. Quando pesados интоксикациях, ameaçando a vida de uma pessoa, será feita a internação.

Overdose de atropina é possível ao incumprimento de regras de armazenamento de medicamentos. Para a prevenção de surtos de intoxicação deve armazenar soluções e comprimidos em um lugar onde não poderão penetrar crianças. Quando o tratamento de um parente mais velho, você deve controlar cuidadosamente usadas por eles dosagem.