O efeito tóxico de medicamentos no corpo humano

Farmacológico de composição mais eficazes medicamentos não é completa sem a presença de produtos químicos. Neste sentido, muitos medicamentos capaz não só de curar, mas também causar efeitos colaterais. O efeito tóxico é нехарактерная a reação do organismo à exposição a quaisquer estímulos. Vários imprevistos, os sintomas podem ser o resultado de lesões de órgãos, tecidos e diferentes sistemas do corpo.

Causas

A manifestação de complicações causadas por medicamento, pode ocorrer um dos seguintes motivos:

  • físico-químico de composição do medicamento;
  • senis ou crianças em idade de recebimento;
  • a formação de produtos de degradação de substâncias tóxicas, venenoso corpo;
  • fraco o estado geral do paciente;
  • o excesso de dosagem ou errado tomar o medicamento;
  • a combinação incompatíveis de farmacológicas propriedades de medicamentos;
  • idiossincrasia de um dos componentes do medicamento, дисбиоз ou alergia;
  • a recepção de bloqueios de medicamentos durante a gravidez e amamentação.

O efeito tóxico de medicamentos, como regra, aplica-se seletiva, agindo sobre o indivíduo órgãos e tecidos do organismo. No entanto, sua fase aguda pode provocar a execução de processos irreversíveis em vários sistemas ao mesmo tempo.

O mecanismo de ação

Praticamente todos os medicinal da substância ( ' ) provoca efeitos colaterais, que não se manifestam por si. Desaparecem reação após o cancelamento do medicamento. No entanto, para o paciente, existe o risco de desenvolvimento de "droga de doença".

Dois aspectos principais que ajudam a evitar graves conseqüências, é o cumprimento de prescrições médicas e seguir as instruções à droga.

O mecanismo de ação tóxica é tal que o intervalo de tempo desde a ingestão dos medicamentos e a manifestação de efeitos colaterais não tem limites claros. Eles podem identificar-se como imediatamente após tomar a medicação, e depois de algumas semanas, meses e até anos. Afiada ação tóxica se manifesta de forma abrupta e no menor tempo possível. Mais frequentemente sofrem exatamente o fígado e os rins do paciente, assim como os órgãos envolvidos na filtragem e eliminação de produtos de degradação de venenos e substâncias nocivas. O excesso de carga pode resultar de uma disfunção.

Эмбриотоксическое ação

Durante o período gestacional de poder e de recursos materno corpo totalmente focada no desenvolvimento do feto. Mesmo que uma mulher grávida e um embrião de diferentes sistemas de suprimento de sangue, o alimento que ele obtém através do cordão e todas as substâncias que entram para dentro do corpo da mãe, é transportado para a criança. Esse conceito, como эмбриотоксическое ação, implica o desenvolvimento anormal do feto, devido a ingestão de bloqueios durante a gravidez de medicamentos e ocorre no primeiro trimestre da gestação.

Até encaixar плодного ovos com a placenta (os primeiros 1-3 semanas após a fertilização) medicamentos afetam seu desenvolvimento na clarabóia as trompas de falópio e no processo de movê-lo para o útero. É uma ação para enfrentar o advento de vários уродств um recém-nascido. Entre os medicamentos, a admissão de que é capaz de em um maior grau de impacto negativo no embrião, estão антиметаболиты e антимикотические meios: colchicina, fluorouracil, mercaptopurina.

Тератогенное ação

No início do segundo mês de gestação até o fim acontece тератогенное ação. É por fim восьминедельного período desde o início de gestação o feto se desenvolve o esqueleto e estabelece os órgãos internos. O seu tecido, neste momento, são muito sensíveis aos efeitos de fatores externos negativos. Deformidade congênita na forma de anomalias de desenvolvimento do esqueleto ou insuficiência de órgãos conseqüência тератогенного a ação de medicamentos que tomava a mãe durante a gravidez.

Foi revelado que depois de tomar o forte de hipnóticos e транквилизирующих de drogas, tais como талидомед, a criança nasceu com incorretamente os países desenvolvidos membros, que têm a forma de nadadeira. Тератогенное efeitos tóxicos também podem fornecer antineoplásicos drogas e álcool, recebidas no corpo feminino durante a concepção.

Фетотоксическое ação

Quando o período de gestação até 20 semanas, neste momento, todos os sistemas e órgãos já estão formados e funcionam do mesmo modo como um homem adulto. Durante este período, devido a ingestão de medicamentos para o futuro de uma criança afeta фетотоксическое ação. Anticoagulantes afetam o sistema hematopoiético, inibir a função de coagulação do sangue. Hipnóticos e fortes sedativos têm um impacto negativo sobre o sistema nervoso central. O uso de álcool etílico, até mesmo na composição de medicamentos, em pequena quantidade e de substâncias entorpecentes, também provocam uma resposta por parte do SNC, podem levar ao desenvolvimento de paralisia cerebral.

Mutagénico ação

Os medicamentos que podem ter um mutagénico ação, que se manifesta alteração da informação genética em células germinativas de ambos os sexos e em fase de celular a formação do embrião.

Канцерогенное ação

Канцерогенное ação é a capacidade de a droga causar o recebimento de destruição de células e a absorção de suas vizinhas de tecidos, o que leva à formação de tumores malignos.

Precauções de segurança

Considerando que ao efeito tóxico " é capaz de causar danos irreparáveis, a atribuição de quaisquer medicamentos para a gestante deve ser realizado obstetra-ginecologista. Isso não significa que no estado não há nada a receber. Para evitar consequências graves, deve estudar cuidadosamente a instrução e a composição do meio e avalia adequadamente a relação do benefício para a mãe/o risco para o feto.

Fracos sedativos em ervas, complexos vitamínicos e ácido fólico podem ser tomadas neste período. No entanto, a administração de medicamentos deve ser feita sob cuidadosa supervisão médica. Um aspecto importante é o acompanhamento do estado da futura mãe e do desenvolvimento do feto, através de análises de sangue e urina.

Moderna farmacologia incorpora apenas aqueles " que não são capazes de obter эмбриотоксическое, тератогенное, фетотоксическое, mutagénico e канцерогенное ação sobre o corpo humano e a criança dentro da barriga da minha mãe.

Alergia e дисбиоз

Дисбиоз

A violação da composição da microflora natural – é também uma manifestação tóxica de ação. Bócio (дисбиоз) é a falta de bactérias benéficas no intestino, boca e vagina, que é substituída por patógenos e fúngicas organismos. Esse tipo de fenômeno – efeito dos antibióticos e alguns medicamentos hormonais.

O efeito tóxico devido дисбиоза manifesta-se nos seguintes respostas:

  • GRADUALMENTE: freqüente de fezes, cólicas e dor abdominal, distensão e flatulência;
  • do lado feminino sistema genital: candidíase vaginal, sintomas importantes características que são a coceira e branco творожистые corrimento vaginal;
  • em caso de violação da microbiota da cavidade oral: стоматиты, úlceras e feridas nas gengivas e no céu, candidíase na língua, o aumento da temperatura do corpo, o odor desagradável.

Para evitar essas reações tomando antibióticos combinam com antifúngicos meios (nistatina, пимафуцин) probióticos e пребиотиками (бифидумбактерин, лацидофил e др.).

Alergia

Reacções alérgicas devido à ação tóxica ocorrem em meio a percepção compõem a AMOSTRA como antígenos. Dosagem neste caso, não desempenha nenhum papel e a gravidade das manifestações de efeitos colaterais é diferente: ele pode ser e erupções na pele, e anafilaxia.

Existem quatro tipos de reacções alérgicas:

  1. Imediato. Se desenvolve ao longo de várias horas após a ingestão do tóxico da droga. A dosagem pode ser mínima. Imunoglobulina E reagem com os antígenos, o que leva à liberação de histamina. A manifestação tóxica ações podem ser as mais variadas: comichão na pele, inchaço, irritação, corrimento nasal, слезоточивость, inchaço da garganta e anafilaxia. Provocar uma reação imediata podem antibióticos de uma série de пенициллиновых.
  2. Citotóxico. Неспецифическая a reação das células, é chamado de secreção de anticorpos IgG e IgM para determinantes. Alérgenos são próprios tecidos transformados sob o efeito de AMOSTRA. Doenças hematológicas devido a esse impacto, é capaz de causar hipotenso ferramentas, sulfonamidas, os antibióticos.
  3. Иммунокомплексный. É resultado da ação conjunta do alérgeno com IgM, IgE e IgG. Os vítima ocorre alérgica альвеолит e сывороточная a doença, os sintomas que se manifesta prurido, urticária, febre do estado. Esse efeito pode ocorrer após a ingestão de пенициллиновых e сульфаниламида.
  4. Atraso. Este manifestações cutâneas que ocorrem após o contacto com o medicamento na forma de cremes, pomadas, emulsões ou suspensões na pele. Além disso, em câmara lenta a manifestação da alergia pode ser o resultado de um transplante de órgão ou reumatismo. Neste caso, anterior a fase de falta, imediatamente vem a resposta do sistema imunológico, causada por linfócitos e микрофагами.

Evitar a alergia pode ser apenas a única maneira – a não tomar o medicamento, causando-la e avisar o médico sobre o desenvolvimento de uma reação alérgica a um ou outro medicamento. Se o medicamento é tomado pela primeira vez na vida, primeiro você deve inseri-lo sob a pele ou espalhar uma pequena área na parte de trás do antebraço e ver o resultado.

O efeito tóxico de medicamentos mais frequentemente do que tem lugar precisamente em caso de sobredosagem. Serviço privado de reação utilizados na prática médica medicamentos ocorre com menos frequência, mas a alergia, normalmente, provocam o paracetamol e a penicilina. Sabe qual é a resposta seguirá para a recepção de qualquer droga, não é possível. No entanto, como a AMOSTRA, como antibióticos, ansiolíticos e os hormônios devem ser estritamente sob a supervisão de um médico, a fim de não executar irreversível e não prejudicar a sua saúde.