Intoxicação alimentar microbiana de origem

O envenenamento de alimentos pode ser relacionada com a presença neles de bactérias que são capazes de produzir toxinas para fora do organismo humano. Existem cerca de 30 espécies de tais microrganismos. Eles são resistentes no ambiente externo, espalhou-se rapidamente e são capazes de se multiplicar, formando um multi-milhões de colônia por várias horas. Intoxicação alimentar microbiana de origem ocorrem devido ao consumo de produtos infectados, no caso de violação das regras de armazenamento e de implementação.

O mecanismo de desenvolvimento bacteriano envenenamento

Considere que os micróbios causam um homem de alimentos de intoxicação. Mais comuns de micro-organismos:

  • as salmonelas;
  • estafilococos;
  • os estreptococos;
  • шигеллы;
  • эшерихии;
  • clostridium;
  • realizada;
  • bacilos;
  • цитробактер, энтеробактер.

Para intoxicação alimentar, caracterizada pela rota fecal-oral, o caminho de transmissão. Para chamá-lo, o conteúdo de bactérias nos produtos deve ser de 108 células microbianas. Essa grande infecta o host, a dose pode ocorrer apenas em alimentos, que são um terreno fértil para sua reprodução.

Um grande conteúdo de micróbios em produtos não afeta as suas propriedades organolépticas ─ o sabor, a cor, o cheiro. Portanto, uma pessoa usa esses produtos, sem perceber seus riscos. Isso se aplica especialmente para os alimentos que não é submetido a tratamento térmico.

Estando em produtos, as bactérias já estão começando a liberar toxinas. Entrando no trato gastro-intestinal, levam a um processo inflamatório da mucosa do intestino delgado, desenvolve-se a intoxicação. Dissipação de micróbios através do corpo não ocorre, o processo patológico se limita apenas intestinais.

Quadro clínico microbiana de envenenamento

Desde o bater das bactérias no organismo até a manifestação dos primeiros sinais de envenenamento passa algumas horas, o máximo de noite. Em casos raros, este período prolongado, ou, vice-versa, abreviado (intoxicação por staphylococcus pode manifestar-se já depois de 30 minutos). Os sintomas de envenenamento, independentemente do tipo de agente infeccioso, são de mesma natureza.

Os sinais de intoxicação quando микробном uma intoxicação alimentar:

  • alta temperatura do corpo 39-40 graus, calafrios;
  • uma fraqueza;
  • dor de cabeça;
  • pálido características gerais;
  • dores no corpo.

Sintomas de gastroenterite quando uma intoxicação alimentar:

  • náuseas;
  • vômitos, alívio depois de curto prazo;
  • профузный diarréia e fezes líquido aquoso, pode ser com impurezas de muco, sangue, de cor verde, tem o cheiro peculiar, a freqüência é de 15 a 20 vezes por dia;
  • dor epigástrica, estômago (cerca de umbigo), схваткообразные.

Sinais de desidratação se o envenenamento:

  • secura da boca;
  • a redução da ingestão диуреза (quantidade de produção de urina);
  • a cor da urina a partir de um brilhante, saturada, ao mais escuro;
  • redução da pressão arterial.

Afiado o período de intoxicação, que dura de 12 horas antes de dois dias, nos casos mais graves é bem mais duradouro. Em pacientes pode ocorrer palpitações, синюшность dos lábios e da pele. Com uma forte desidratação do organismo podem ser convulsões. Se não obter a ajuda oportuna, são surpreendidos com a rim, que se manifesta pela ausência total de urina, está caindo rapidamente a pressão arterial, desenvolve-se um choque.

As possíveis complicações

Complicações na indústria de alimentos бактериальном envenenamento vez mais se desenvolvem em crianças pequenas, idosos ou debilitados de pessoas, de mulheres grávidas.

Septicemia – infecção no sangue, a reação do organismo à infecção. É uma inflamação de todo o organismo. Causa comum estafilococos, estreptococos. Os sintomas da fase inicial de temperatura elevada, freqüentes respiração e pulso. Em seguida, desenvolvem-se sintomas de pneumonia, peritonite. Podem ocorrer formação de úlceras na pele ou nos órgãos. Em casos graves desenvolve choque séptico, interrompeu o fornecimento de sangue no organismo em nível tecidual, que leva à morte.

Trombose do mesentério (película, com o qual os órgãos internos estão ligados à parte de trás da barriga). Quando a indústria de alimentos микробном envenenamento comum em pacientes com doenças crônicas, o aparelho digestivo. Sintomas:

  • a dor intensa, que passa rapidamente devido a morte programada de células nervosas, vem um "imaginário" melhoria;
  • a intoxicação devido a morte programada de parcelas do intestino;
  • a ausência de peristaltismo;
  • fezes com sangue;
  • peritonite.

Aguda cardiovascular, insuficiência quando uma intoxicação alimentar se desenvolve em meio a ação de toxinas, pode levar rapidamente fatais. Interrompeu o trabalho do miocárdio, desenvolve edema pulmonar, aguda, insuficiência renal, choque cardiogénico.

Инфекционно-choque tóxico – é a mais perigosa de estado crítico quando uma intoxicação alimentar. O seu desenvolvimento está relacionado com o desaparecimento de microrganismos e a liberação de grande quantidade de toxinas.

Desenvolvimento:

  1. A fase inicial – o aumento da temperatura, calafrios, двигательная atividade, agitação, palidez da pele. A pressão arterial normal, pode ocorrer leve falta de ar.
  2. A fase de média gravidade – uma crescente deterioração, mudança de excitação vem de atraso, até a perda de consciência. A temperatura diminui, a palidez aumenta, aparece azulo tom da pele. A pressão cai para 70 a 80 mm hg. ст., diminui a diurese, chega анурия. Sob a pele, mucosas e órgãos internos aparecem hemorragia.
  3. Pesada grau – paciente inconsciente, couro azul, frio devido a uma queda acentuada na temperatura do corpo. A frequência cardíaca ulnar viena, está ausente. A pressão abaixo de 70 mmhg. ст., não é sempre determinado.

Qualquer complicação envenenamento de alimentos exige uma acção urgente реанимационных eventos.

O tratamento do envenenamento da comida contaminada por bactérias

Microbianos intoxicação alimentar são tratados padrão. O primeiro – e o mais rápido possível para fazer a lavagem gástrica com água morna com марганцовки ou bicarbonato de sódio. Para que o procedimento foi o mais eficiente, o seu passam as primeiras horas após o envenenamento, mas não mais de 12 horas. Lave, com a ajuda de uma sonda fazem até lavadores de água não serão limpos.

Para a recuperação hidro-salina equilíbrio prescrevem регидратационную a terapia. Se o paciente leve o grau de envenenamento (perda de água não superior a 3% do peso corporal), soluções prescritos para a ingestão de – оралит, регидрон, цитраглюкосолан. Apesar de uma grande sede de pacientes, soluções salinas precisa tomar da fracionário, não superior a 1 litro por hora. Essa velocidade fornece a eficiência de sucção e não provoca o vômito.

Em casos graves de intoxicação alimentar de manganês soluções de infusão intravenosa, por gotejamento. Medicamentos – трисоль, лактасоль, хлосоль, квартасоль. O número de entrada da solução depende do estado do paciente. Uma hora de perfusão intravenosa paciente pode receber até 3 litros de líquido.

Дезинтоксикационная terapia de toxinas, resolve sintomas de intoxicação. Medicamentos – гемодез, реополиглюкин, a albumina.

Quando marcantes sintomas de gastroenterite é prescrito para:

  • энтеросорбенты – смекта, сорбекс, энтеросгель;
  • adstringentes, em pó, compostos de carbonato de cálcio, nitrato de bismuto;
  • antiespasmódicos – no-spa, спазмол, дротаверин;
  • anti-inflamatórios não esteróides – o ibuprofeno, diclofenaco, индаметацин;
  • эубиотики para a manutenção normal da microflora – бифидумбактерин, лактобактерин, ацилакт;
  • vitaminas.

Pacientes com sinais de imunodeficiência humana (isto é mais provável que as crianças de até um ano e idosos), nos quais o tratamento não provoca melhorias prescrevem antibióticos:

  • ampicilina;
  • ceftriaxona;
  • a ciprofloxacina.

Escreve pacientes após a completa clínica de recuperação e se tiver de resultados negativos duas vezes bacteriológicas análise de fezes.

O botulismo é como um tipo de intoxicação alimentar

O botulismo é uma perigosa doença infecciosa, que provoca uma forte intoxicação do organismo. Refere-se a alimentos токсикоинфекциям. A etiologia do desenvolvimento – uma bactéria anaeróbia, que infesta o ambiente sem oxigênio. Ela destaca poderosos ботулотоксины, que paralisar o sistema nervoso. O micro-organismo resistente a желудочному suco, por algumas horas, é absorvido pelo sangue, atinge departamentos inteiros do SNC.

Fonte de infecção – os alimentos que são contaminados com esporos de bactérias e armazenados sob condições anaeróbias. Em primeiro lugar, é conservas de casa ou de produção industrial (cogumelos, legumes, frutas). Também o perigo de envenenamento representam fumado lingüiça ou carne, bacalhau, peixe salgado. Propriedades organolépticas não são alterados.

O homem doente não é perigoso para os outros, a infecção não é transmitida a única maneira.

Eu doença aguda de início com o desenvolvimento de sinais de intoxicação alimentar – схваткообразные dor abdominal, vômito, fezes moles. Duram não mais que um dia e passam. A mudança vêm os sintomas neurológicos:

  • visão turva neblina ou grade na frente dos olhos, visão dupla, inclinando século, a reação fraca pupilas à luz, estrabismo;
  • dificuldade para engolir, осиплость de voz;
  • uma fraqueza muscular;
  • a violação da respiração – сдавление no peito, falta de ar, respiração superficial, parcial paralisia da musculatura respiratória.

A violação da respiração – é formidável, o sintoma que alerta sobre a grave botulismo, muitas vezes, com o resultado adverso.

O tratamento começa com o fato de que o paciente é lavado estômago, independentemente de quanto tempo se passou desde o envenenamento a baixa qualidade de alimentos. Lavado com água fervida, mas o melhor de содовым de argamassa, assim como a álcalis parcialmente neutraliza a ação de toxinas. Estabelecem padrões de limpeza enemas. Prescrevem сорбенты. Passam a poderosa дезинтоксикационную a terapia.

A base do bem-estar do resultado, independentemente introdução противоботулинической soro, 1 ou 2 doses.

Medicamentos sintomáticos:

  • a ferramenta, que melhoram o sistema nervoso condutividade гуанидин de cloridrato de neostigmina;
  • antibióticos – левомицетин, ampicilina;
  • кардиотонические drogas.

Prevenção alimentares microbianas intoxicação

Em primeiro lugar, na prevenção de intoxicação bacteriana de origem vale a pena as atividades de controle fazendas de aves, мясокомбинатов, fábricas de laticínios. Ele é feito de saneamento, эпидемиологическими e veterinárias de serviços.

Serviço privado de prevenção de intoxicação alimentar, causada por bactérias:

  • o cumprimento de higiene pessoal;
  • normas de execução do tratamento térmicode produtos;
  • o armazenamento correto de alimentos;
  • cumprimento das regras de home fins de preservação;
  • não consumir suspeitos de alimentos enlatados e outros alimentos com violação de integridade de embalagem, вздутием.

Para reduzir o risco de alimentar microbiana de intoxicação, a necessidade de realizar atividades para melhorar sociais e ambientais, condições de vida, organizar o esforço educacional com a população.

Os microorganismos que causam a intoxicação, aplicam-se incontrolável infecções. Isso significa que não existe vacinação. Portanto, cada pessoa tem responsabilidade para com a própria saúde, controlar a sua energia, reforçar a imunidade.