Febre tifóide: sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção

Sistema de doença a febre tifóide é uma doença relacionada ao grupo agudas, infecções intestinais. É acompanhado de uma grave intoxicação, a febre e o aparecimento de acne. A cada ano no mundo é fixado de até 20 milhões de casos de pessoas com tifo. A falta de tratamento precoce, em conjunto com a imunidade baixa em 12% dos casos é fatal pacientes.

A característica do agente causador da doença

O agente causador de febre tifóide a febre tifóide é грамположительная varinha, caracterizado pela alta tolerância às condições externas. No solo e no ambiente aquático ela mantém a vitalidade de até 5 meses, secreções fecais até 3 semanas, em alimentos – 2-3 semanas. Congelamento não causa a bactéria Salmonella typhi nenhum dano, e ebulição qualquer impacto desinfectantes causa de sua morte.

Ao penetrar no corpo humano, esse micro-organismo começa a liberar toxinas, oferecem total отравляющее ação e provocam uma patologia no funcionamento de alguns órgãos e sistemas.

A doença, causada por salmonella, caracterizada pela absoluta receptividade do corpo humano a возбудителю. Após a sua cura entre o homem produz imunidade forte.

Nos últimos anos, cada vez mais comuns os casos de re-infecção de uma pessoa tifo abdominal. Os médicos acreditam que a razão para este fenômeno um impacto duradouro sobre o corpo de antibióticos, com иммунодепрессивным impacto. Como resultado, a duração e o poder adquirido imunidade tornam-se abaixo.

Causas e formas de infecção tifo

O portador de febre tifóide a febre tifóide é uma pessoa infectada. Na fase final do período de incubação ocorre a alocação de varinhas-patógeno no ambiente externo. Este processo tem a duração de desenvolver a doença em um período de manifestação dos sintomas clínicos. A aguda носительстве infecção, ele pode durar algum tempo após a cura, e na crônica – por toda a vida.

A doença é caracterizada pela rota fecal-oral, através da transmissão, que é feita de três maneiras:

  • Água método de transmissão é implementado através do uso de infestadas de salmonella de água de corpos de água ou água de rede. Uma das razões para esse fenômeno pode tornar-se situações de emergência em redes de água, em razão de que a água potável penetrar esgoto ou infectados águas subterrâneas. Como resultado de tais circunstâncias podem ocorrer очаговые de surtos de doença aguda ou crônica, de caráter, que são capazes de cobrir um grande número de populações.
  • Alimentar um método de transferência брюшнотифозного o patógeno é na aquisição de produtos infectados com alimentação. Essa opção está disponível para o uso de frutas ou legumes para regar as quais são utilizadas de esgoto ou enriquecido com esterco de água. Тифозные as bactérias podem estar presentes e se multiplicam em alimentos como o leite, o requeijão, o creme de leite, carne moída, a geléia.
  • Contato de plyfit-eletrodomésticos caminho de propagação da doença envolve a infecção em torno de objetos a pessoa infectada em conseqüência insuficientes de qualidade de higiene. Posteriormente, a infecção ocorre de alimentos e penetração do patógeno em alimentar o sistema do corpo.

O estágio de desenvolvimento da doença

Após a penetração de salmonella no corpo humano há uma seqüência de divulgação e de exposição:

  1. Aquisição de uma determinada quantidade de agente causador da infecção, necessário para o desenvolvimento da doença, no terminal do departamento de íleo.
  2. A ocorrência de uma inflamação crônica como resultado da penetração de bactérias na mucosa do intestino delgado.
  3. A introdução de bactérias na o tecido lymphoid com a derrota пейеровых placas e regionais do nó de linfa.
  4. Entrada de infecção no sistema circulatório e espalhe por todo o corpo. No fígado e no baço ocorre a multiplicação de bactérias, cujo resultado torna-se a derrota desses órgãos.
  5. A execução de respostas imunes do organismo em resposta a circulação da bactéria no sistema de circulação sanguínea. Neste momento começa a destruição de patógenos forças do sistema imunológico, causando a alocação de toxinas e o total de intoxicação do organismo.

É descrita a fase de desenvolvimento da doença podem ser repetidos. A destruição total e eliminação de bactérias, causando a febre tifóide, ocorre depois suficiente de reforço do sistema imunitário.

Os sintomas

A febre tifóide na maioria dos casos, tem uma medida de sintomas, que depende do estágio de desenvolvimento da doença.

O período de incubação

Da penetração do patógeno tifóide até o aparecimento dos primeiros sinais de uma doença mais frequentemente, demora cerca de 10 a 15 dias. No entanto, em alguns casos, o período de incubação pode ser adiada até 3-5 semanas. Isso depende do número de попавшего no organismo patógeno e da forma de sua penetração. Assim, a infecção através dos alimentos é caracterizada por pequenas oculto período – cerca de 7-8 dias. Ao penetrar a infecção com a água de um período de incubação chega a 2 semanas. No caso aguda de início da doença oculta um período que não exceda de 1 a 2 dias, após os quais se manifestam, claramente expressa os sintomas clínicos.

Nesse momento, ocorre a promoção de patógenos no intestino delgado através de um digestivoo trato e a penetração de лимфоидную sistema. As bactérias ativamente surgiram e depois de algum tempo, chegam ao sistema de circulação sanguínea. Neste momento oculto período termina em humanos ocorre primária da semiologia.

Durante o período de incubação junto de uma pessoa infectada falta de sintomas específicos da doença, no entanto, pode ocorrer fraqueza, alta de fadiga.

A fase inicial de

A fase de desenvolvimento da doença envolve a propagação de patógenos tifóide a circulação sanguínea e revitalização do sistema imunológico para lutar com ele. Como resultado desse processo, ocorre a seleção de patógenos de endotoxinas, o que leva à intoxicação do organismo. A duração desta fase é de aproximadamente 7 dias.

Semiologia do início da doença se expressa muito fraco. A pessoa pode ser ligeiramente a subir a temperatura do corpo com a realização de um pico aos 5-6 dia.

Gradualmente, a pessoa se manifestam os sintomas de febre tifóide:

  • A lenta elevação da temperatura do corpo, atingindo o pico no 39-40 graus à 5-6 dia.
  • Total de envenenar o corpo manifesta-se em dores e lesões músculo-articulares dores, fraqueza, prejuízo do sono e do apetite, головокружениях. A pressão arterial é mais frequentemente diminui e a respiração acelera, está presente taquicardia.
  • Sobre a derrota do sistema digestivo mostram intensa схваткообразные dor no lado direito da barriga, má digestão luxação, afrouxamento, choque na sucessiva do diarréia e constipação. Em alguns casos, ocorrer sangramento intestinal. A falta de tratamento nesta fase pode levar à destruição do соединительнотканного armação de aço do intestino, educação em suas paredes прободных pragas e o desenvolvimento de peritonite. Com uma inspeção especialista diagnostica o aumento da espessura da linguagem com pegadas de dentes, проступающими em suas superfícies laterais. Um corpo musculoso coberto com um toque acinzentado cor branca, boca-de-lobo tem a vermelhidão, e a amígdala, visivelmente aumentada.
  • O sistema nervoso central sinaliza a intoxicação tais sintomas: palidez cutânea do tegumento, dormência e resfriamento das extremidades, a apatia. Muitos pacientes pode ocorrer a desorientação no espaço e no tempo. A aguda desenvolvimento da doença, nesta fase, pode ocorrer de transtorno mental – делирий, e como conseqüência de coma.

A fase de разгара doença

O período de decomposição da corrente de febre tifóide, continua no período de 5 a 7 dias, no entanto, quando a doença grave pode chegar a duas semanas. Neste momento ocorre a absorção de patógenos especiais células do organismo. Quando o fizer, as bactérias continuam a eles, desenvolver-se e multiplicar-se. Tal situação leva a comprometimento do funcionamento do sistema imunológico humano.

Na fase de разгара doença derrota órgãos do trato gastrointestinal, expressa-se pelos seguintes sintomas:

  • a secura e растресканность lábios;
  • educação na língua кровоточащих rachaduras;
  • inchaço e forte dor de estômago;
  • sinais de colecistite.

Neste período, houve um aumento de tamanho do fígado e do baço, a sua dor, especialmente por meio de palpação. Por causa de irregularidades no funcionamento do fígado palma adquirem uma tonalidade amarela.

A resposta renal à disseminação de salmonella torna-se uma diminuição no número de alocação de urina. No futuro, os humanos podem ser observadas para sinais de пиелита e cystitis.

A derrota para a captura e o sistema respiratório do corpo. A pessoa escuta espalhadas chiado, a respiração se torna difícil. Em alguns casos, ocorre o desenvolvimento de bronquite, que se não tratado entra em pneumonia.

A fase de разгара doença caracterizada pelo desenvolvimento de bradicardia, dupla de onda de pulso, redução de pressão. Você afetado pessoa pode experimentar cardiovascular insuficiência.

A propagação do agente causador da infecção na pele as cortinas causando no peito e no estômago do prurido – pequenos-pálido manchas cor-de-rosa tamanho de cerca de 3 мм. Eles desaparecem quando você pressionar e logo novamente se manifestam. A duração média da presença de tais erupções é de 3-5 dias. Após o seu desaparecimento na pele покровах algum tempo visível неяркие manchas de pigmentação.

A reação do sistema nervoso central para o acúmulo de intoxicação do organismo torna-se sonolência e apatia, безынициативность do paciente. A pessoa fica em um estado de estupor, mal orienta-se no espaço, com dificuldade reconhece as pessoas ao redor.

O período de ослабевания sintomas

A fase de resolução da doença, muitas vezes, não dura mais de uma semana. O homem tende a declinar, estão todos disponíveis para os sintomas de febre tifóide. A temperatura do corpo diminui, no entanto, não atinge o normal da marca. Ocorre a normalização do sono e do apetite, diminui a dor e aumenta a quantidade alocada de urina. A linguagem adquire uma aparência natural: o crack заживляются, e a placa bacteriana desaparece.

Os sinais de melhoria da condição humana acompanhados de fraqueza, instabilidade emocional, redução de peso. Neste período podem aparecer complicações tardias, como a colecistite ou тромбофлебита.

Período de recuperação

A recuperação de uma pessoa é caracterizada por uma normalização da temperatura corporal, recuperação de todos os distúrbios de recursos e eliminação do organismo agente causador da doença. No entanto,em 2-5% dos casos переболевший o homem torna-se crônica, portador da bactéria Salmonella typhi. Irregularidades na operação do sistema, muitas vezes são observados ao longo de 3-4 semanas após a recuperação.

A recaída

Você 8-10% de pessoas infectadas com o tifo abdominal, podem ocorrer recidivas da doença. Muitas vezes elas ocorrem em 2-3 semana após a normalização da temperatura do corpo e podem repetir uma vez ou repetidamente.

Предрецидивное a condição é caracterizada por субфебрильной a temperatura, a preservação de aumento do tamanho do baço e do fígado, a desaceleração do ritmo de liberação da linguagem do que de ataque. Gradualmente, a pessoa retorna os sintomas clínicos da fase de разгара da doença com mais de um rápido aumento da temperatura corporal e menos aguda evolução.

Formas de doença

Nem sempre os sintomas de febre tifóide pode ser expressa descrito forma e consistência. Algumas formas da doença podem incluir inespecíficos sinais da presença de infecção:

  1. Абортивная forma tifóide caracterizado por um design clássico começo da doença, que são inerentes a um aumento de temperatura, fraqueza geral, irregularidades no funcionamento de órgãos do aparelho digestivo. A 5-6 dia após a ocorrência de sintomas da doença, eles apenas desaparecem, e ocorre a normalização do estado de uma pessoa.
  2. Atípicos e apagados de forma febre tifóide são caracterizados por слабовыраженной симптоматикой. A temperatura do corpo raramente excede o limite de 38 graus, dor na região da barriga é insignificante, e erupções na pele podem estar faltando.

Complicações

A intoxicação do organismo, causado pelo desenvolvimento e com a morte dele bactérias, causa uma violação de funcionamento da maioria dos órgãos e sistemas. As complicações da febre tifóide pode ser específico e неспецифическими. A sua gravidade depende da complexidade de ocorrência da doença, idade do paciente, seu estado de imunidade e a presença de co-morbidades.

Inespecíficos

Geral ou inespecíficos as complicações da febre tifóide representam uma patologia, que pode ser uma consequência de uma infinidade de doenças:

  • inflamação dos pulmões;
  • miocardite;
  • inflamação das veias;
  • пиелонефрит;
  • cistite;
  • a prostatite;
  • a meningite;
  • a inflamação das articulações.

Específicos

Específicos complicações representam as conseqüências da doença, que são inerentes apenas брюшному tifa. Os especialistas destacam três principais patologias, que podem ter um sério impacto sobre a saúde humana:

  1. Sangramento gastrintestinal pode ocorrer em meados de 2-3 semanas a progressão da doença. Em alguns casos, esta complicação é ativado durante a fase de recuperação. Cal contém impurezas do sangue, coágulos e torna-se дегтеобразным. Com um leve sangramento, a sua oportuna de diagnóstico e tratamento, a previsão favorável. A extensa hemorragia pode causar choque hemorrágico.
  2. Перфоративный peritonite – muito perigoso específico complicação quando брюшном тифе, que pode ocorrer tanto com o peso pesado, e quando a luz flui da doença. A perfuração pode causar aumento da перистальтика intestino, forte flatulência. O perigo de uma patologia de é que expressa os sintomas aparecem muito tarde. Operacional de intervenção deve ser feita no prazo de 6 horas após a perfuração do intestino. Em outros casos, a previsão desfavorável.
  3. Инфекционно-choque tóxico acompanha a fase de разгара de febre tifóide. Ele começa com o aumento da temperatura corporal e leva à gradual de violação de funcionamento de todos os órgãos e sistemas, e a sua destruição, e o resultado pode tornar-se morte.

Durante a febre tifóide em crianças

A febre tifóide em crianças até um ano é muito rara e é caracterizada pelo elevado peso que ocorram fugas de líquidos. Os principais sintomas da doença são a aceleração da pulsação, tranquilos cardíacas, a redução e o alto grau de intoxicação.

Em crianças de até 5 anos de início da doença é afiado o suficiente. Do lado do trato gastrointestinal, os sintomas semelhantes com gastroenterite: vômitos, diarréia. Pode ocorrer a desidratação do corpo. Muitas vezes ocorrem convulsões e delirante do estado, o aumento da fraqueza, diminuição da pressão, a violação da consciência. Entre as complicações ocorrem doenças como a bronquite, otite, pneumonia. Específicos consequências tifóide como a perfuração da parede intestinal e sangramento geralmente não são observados.

Em crianças com mais de 5 anos de desenvolvimento de febre tifóide ocorre de forma gradual e não é diferente de características que ocorram fugas de líquidos em adultos. Entre as complicações podem desenvolver прободения e sangramento intestinal.

Diagnóstico

O diagnóstico de febre tifóide a febre tifóide é um conjunto de atividades, que inclui a coleta de anamnese, exame clínico do paciente e métodos de pesquisa. Neste ponto, é importante diferenciar a doença de salmonelose тифоподобной forma, паратифов, экзантемных de infecções.

De acordo com protocolos clínicos a confirmação laboratorial de febre tifóide é feita através de uma общеклинических, bacteriológica e serological análises:

  • Общеклинические análises são na pesquisa de sangue e urina, eles permitem identificar a presença de processo inflamatório e o estado geral deo corpo.
  • Бактериологические análises têm como objectivo identificar o agente causal da doença com o plantio de sangue, urina, fezes e bile.
  • Sorológicos exames de se destinam a identificar no sangue de uma pessoa infectada de anticorpos e especiais de antígenos.

Em caso de suspeita de derrota a determinados órgãos e sistemas, брюшном тифе usam o instrumental de diagnóstico. Dependendo dos sintomas do paciente podem ser atribuídos os seguintes estudos:

  • Ultra-sonografia de órgãos da cavidade abdominal, rins, linfonodos;
  • raios x de tórax;
  • exame de ultra-som do coração;
  • гастродуоденоскопия;
  • eletrocardiograma;
  • eletroencefalografia.

Tratamento

Os pacientes com suspeita de febre tifóide são reembolsáveis obrigatória a admissão infecciosa departamento de terapêutica da instituição. Na fase de разгара de doença obrigatório é rigoroso repouso – paciente autorizados a sentar-se a partir do 8 º dia de queda de temperatura, a pé, depois de 10 dias.

O tratamento da febre tifóide inclui um conjunto seguintes atividades:

  • Antibioticoterapia. Em termos de médicos do hospital são utilizados medicamentos com enfoque contra a bactéria Salmonella typhi. Os fatores relacionam-se левомицетин, ampicilina, ciprofloxacina, amoxicilina, cefalosporinas de 3ª e 4ª geração.
  • Дезинтоксикационная terapia. Os pacientes são inseridos coloidais e кристаллоидные soluções para eliminar sinais de intoxicação: a solução рингера, 5% de glicose. Quando o pesado fluxo de doenças usam corticosteróides drogas e оксигенотерапию.
  • Tratamento sintomático. O paciente são atribuídos medicamentos, visando a estabilização hemodinâmica, prova de insuficiência renal, melhorando a circulação do sangue.
  • Общеукрепляющая terapia. Além do tratamento específico, o paciente são atribuídos a complexos vitamínicos, imunomoduladores, сорбенты, probióticos.
  • Dietoterapia. No período de tratamento da febre tifóide é necessário aderir a uma alimentação terapêutica, o que favorece a mais щадящему impacto no intestino. A alimentação deve ser fracionada e freqüente, não conter produtos que causam os processos de fermentação.

Extrato de pacientes internados com o diagnóstico de "febre tifóide", realizado sobre os resultados bacteriológica de amostras, que devem ser negativos. Muitas vezes, isso não acontece mais cedo do que 3 semanas após a queda de temperatura do corpo até o indicador normais.

A maioria dos casos de tifo abdominal terminam completo излечением de uma pessoa infectada e a recuperação de todas as funções do seu corpo. Negativo previsão se pode encontrar em casos tardia de tratamento em instituição médica, deu origem a um desenvolvimento de complicações, tais como a extensa sangramento gastrintestinal ou perfuração das paredes do intestino.

Prevenção

Medidas para prevenção de infecção de tifo abdominal incluem as etapas de limpeza de fonte de infecção, para evitar a sua transmissão aos outros e para melhorar a imunidade.

A chave para um evento específico prevenção da febre tifóide é a vacinação. Existem várias indicações para a sua realização:

  • visita países e áreas com um alto nível de incidência de tifo;
  • o contato com o agente causador da infecção devido trabalhar com ele.
  • regular a interação com contaminadas com tifo pessoas.

Existem dois tipos de vacinas utilizadas para a prevenção de doenças em crianças e adultos:

  • comprimidos com alto teor de vida, mas fortemente atenuadas bactérias Salmonella typhi;
  • a injeção de medicamento, contendo inativo agente patogénico.

Total de prevenção da febre tifóide inclui as seguintes atividades:

  • o cumprimento de higiene pessoal, tratamento cuidadoso de produtos de nutrição, controle de qualidade de água consumida;
  • o cumprimento obrigatório de sanitário-epidemiológico de regras quando se trabalha em estabelecimentos de alimentação pública;
  • a realização regular de bacteriológicas da pesquisa, no caso de transferência de doença para evitar a reincidência.

A complexidade que ocorram fugas de líquidos tifóide requer cuidado cumprimento de atividades destinadas a prevenir a infecção de seu agente causador. A menor suspeita de infecção deve de imediato contactar o estabelecimento.