Disenteria: sintomas, sinais e tratamento em adultos

A disenteria é uma área de estudo de médicos gastroenterologistas. A disenteria em adultos ocorre com a mesma freqüência e em crianças. A doença de forma idêntica ocorre em qualquer idade, em pacientes de qualquer sexo. A principal diferença disenteria em adultos é diferente da intensidade dos sintomas (dependendo do estado geral do organismo). Em crianças, a natureza da doença, muitas vezes impetuoso, acompanhada de uma rápida desidratação e requer hospitalização imediata. Os sintomas de disenteria em adultos carregam rápido do caráter se desenvolvem rapidamente, piorando o estado geral do paciente. A disenteria é высококонтагиозным doença, portanto, a propagação muito rápida. A disenteria requer médica de intervenção rápida e escavação de focos de infestação.

Descrição da doença

A disenteria (ou conhecido шигеллез, шигеллвак) parece danos dos tecidos do intestino etiologia infecciosa. O agente causador da doença são consideradas as bactérias da família Syigella (шигеллы), relacionadas ao грамотрицательной bacteriana ambiente. As bactérias formam esporos, multiplicam-se ativamente na adequados de nutrientes ambientes. O resultado паразитирующей atividades шигеллы produzem especiais de toxinas que têm um impacto negativo sobre o sistema nervoso do paciente, renal, a estrutura e o fígado, os cavidade do intestino. A disenteria pode se manifestar de várias formas principais, ter diversas complicações intestinais.

A forma aguda da

A disenteria aguda é caracterizada por rápida, muitas vezes primários de um episódio de doença. Os sintomas da doença se manifestam brilhante, a intensidade e o grau de impacto sobre o corpo do paciente são definidos a duração da doença, as características em comum clínico anamnese. Destacam algumas formas de corrente de disenteria aguda:

  • гастроэнтерическая, quando o principal alvo de parasitas tornam-se a cavidade do estômago e do intestino delgado;
  • гастроэнтероколитическая, quando шигеллы parasitárias em todo o corpo;
  • колитическая forma, quando a localização de invasão é comemorado apenas na cavidade do intestino grosso.

Os primeiros sinais de disenteria de um adulto e dependerá da forma de doença, a classificação de patógenos. Cada tipo de lesão aguda é caracterizada especiais sintomas.

A forma crônica

Crônica por doença ocorre frequentemente após o tratamento inadequado aguda , ou durante a sua prolongada duração. Normalmente, disenteria crônica ocorre quando o general relaxada imunidade do paciente, quando usado regularmente, não cumprir as atividades de prevenção, com vários episódios de infecção derrota do intestino e outros órgãos região epigástrica.

Muitas vezes, as manifestações clínicas são um reflexo da forma da doença. A forma crônica raramente tem expressado de sintomas, quando a aguda durante o paciente sente fortes sinais de doença. Tipos de disenteria podem ocorrer como resultado da penetração específica do ambiente no organismo do paciente.

Fatores etiológicos

Infecciosa é uma inflamação do intestino pode ser a causa de vários fatores, que são reduzidos ao mau desempenho padrões de higiene na vida cotidiana. A disenteria em adultos é causado por um caminho estreito - pela rota fecal-оральному, mas formas de infecção podem variar significativamente. Assim, destacam os principais vias de infecção:

  • contato de plyfit-eletrodomésticos (transmissão de agentes infecciosos Zidane-Shiga);
  • a hidrovia (transmissão дизентерийной varas de Флекснеру, caso contrário, a disenteria Флекснера);
  • alimentos caminho (o caminho de transmissão bacteriana ambiente Зонне). A disenteria Зонне é паразитирование em alimentos caminhos шигеллами Зонне.

Uma quarta-feira se entrar em contacto com o intestino começa a parasita com base no tipo de agente infeccioso (por exemplo, se o envenenamento antiga arenque). Agente causador da disenteria em adultos é classificado em dois tipos:

  1. Disenteria amebiana. Parasitas são células únicas, são referidos como гистолитические de uma ameba. Agentes infecciosos surpreender cólon.
  2. A disenteria bacteriana. A infecção ocorre após o consumo de produtos infectados com alimentação, quando em contato com a operadora de parasitas.

A patogénese da doença específica, requer um diagnóstico preciso. A origem da doença são as pessoas que têm uma história de aguda ou crônica da doença. Os mais perigosos em termos de infecção são pessoas com latente longa corrente de doença ou маловыраженными sintomas da doença. Normalmente, a doença ocorre nos meses de verão, em um período de viagens, a maturação de frutas e legumes, ao banhar na água. O período de incubação dura cerca de 4-5 dias, de modo a determinar a origem da doença pode ser praticamente 100%. Бациллярные mídia mantêm no organismo de parasitas longo período de tempo.

Quadro clínico

Sinais de surgimento de uma doença contagiosa, muitas vezes caracterizada por uma intensidade de manifestações, fortemente refletidas na saúde de pacientes de qualquer idade. Sintomático imagem ao disenteria tem várias fases:

  • a fase inicial;
  • o pico da doença;
  • redução de intoxicação;
  • recuperação.

Sob a fase inicial compreendem o período de incubação com o gradual acúmulo de sinais comuns de intoxicação. O auge da doença é caracterizada por acentuadas características dependendo da forma dea corrente de disenteria. O desaparecimento se resume a gradual recuperação. Vale ressaltar que a cura vem através de 2 semanas após o período de estabilização, assim como, mesmo depois de melhoria visível da saúde e o paciente continua a ser o portador. Entre os principais sintomas de disenteria destacam:

  • calafrios e uma sensação de calor;
  • febril estado;
  • разбитость e ослабленность;
  • a instabilidade emocional;
  • dor de cabeça, enxaqueca;
  • redução da pressão arterial;
  • perturbação do ritmo cardíaco;
  • sensibilidade na região região epigástrica.

A doença é caracterizada primárias sintomas de colite:

  • o advento тенезмов (impusos à defecação intestino com fortes dores de cabeça);
  • pela secura da mucosa da cavidade bucal;
  • a redução da acidez os sucos digestivos;
  • os sintomas de intoxicação estão crescendo rapidamente, acompanhada de vômitos, разжижением da cadeira (15 dos impusos noite).

Dor depois de defecar não resolver o problema. Cadeira contém detectar ou mucosas manchas, sugerindo o desenvolvimento de дисбактериоза. Normalmente, o aumento da temperatura, diminuindo o INFERNO é um prenúncio de distúrbios intestinais, mas quando гастроэнтерическом variante de manifestação da doença, o complexo de sintomas ocorre ao mesmo tempo. Quando expressa a intoxicação e a alta freqüência dos impusos pode desenvolver-se a desidratação, que é perigoso declínio destacável de urina, muitas vezes, exige инфузионной terapia.

Crônica de disenteria em períodos de exacerbações assume freqüente cadeira com esverdeada espumação de estrutura, líquida ou кашицеобразной consistência. Quando хронизации pacientes com doença apontam uma forte perda de peso. O diagnóstico atempado e a exclusão de possíveis relacionados a patologias que permitem reduzir os riscos perigosas complicações (febre tifóide, peritonite, inflamatória da doença pulmonar), parar o desenvolvimento de agentes patogénicos de estado.

Diagnóstico diferencial

Diagnóstico atividades necessárias para a rápida instalação de um diagnóstico de exclusão graves condições patológicas com semelhante симптоматикой. Os principais métodos da pesquisa relacionam-se os seguintes:

  • o paciente queixa;
  • estudo clínico anamnese;
  • uma análise de sangue (bioquímico);
  • exame de fezes, de urina (implantado);
  • Ultra-sonografia de órgãos da cavidade abdominal;
  • a inspeção visual do corpo do paciente (presença ou ausência de prurido).

Quando отягощенной clínica pode exigir a consulta de perfis profissionais. A importante tarefa de diagnóstico é a exclusão de outras doenças intestinais bacteriana ou infecciosa da natureza. Muitas vezes паразитирование muitas espécies de microorganismos no intestino causando sintomas idênticos. Pode-se destacar os principais sintomas semelhantes a jusante da doença, mas com as diferenças de disenteria:

  • O envenenamento de produtos. Quando neste estado em falta forte схваткообразная dor ilíaca parte do peritônio devido à ausência de lesões do intestino grosso. Estão faltando e os impusos a defecação.
  • Infecção por salmonela. Quando сальмонеллезе cal tem a sombra do pântano de tina, claro ou escuro, de cor esverdeada.
  • Амебиаз. A doença não é acompanhado de aumento da temperatura do corpo, febre síndrome. Каловые de massa incluem sangue e muco elementos que lembram geléia de carmesim. O principal agente causador da ameba.
  • A cólera. A doença não é acompanhada de fortes sinais de colite, começa com uma forte diarreia, vômito, e a cor fecal lembra de arroz o caldo. Faltam falsas impusos à defecação.
  • A febre tifóide. Eu doença se não houver sinal específico da colite ulcerosa, mas cor-de-rosa aparece uma erupção, um forte hipertermia, afectam a cavidade do intestino.
  • Intestinal colite. Se a colite неинфекционной da natureza, muitas vezes, ele ocorre em razão de lesões tóxicas do organismo quando hemolytic, quando patológica desenvolvimento do intestino delgado, холецистите, gastrite, uma natureza diferente. Normalmente, a doença não tem sazonalidade e especiais anteriores de fatores no contexto da saúde geral do paciente.
  • Hemorróidas. Se tiver uma inflamação da hemorróida, bem como durante a execução do hemorróidas depois de defecar pode-se notar o surgimento de кровянистых вкраплений nas fezes. A doença ocorra sem a expressa inflamatórios, lesões no reto.
  • Онкогенные de educação. O cancro do intestino é acompanhado por um forte diarréia com sangue. A natureza da cadeira regular. Estão presentes os sintomas de um total de intoxicação, mas rápido a natureza da doença, como se a disenteria, está ausente.

Oportuna a definição de disenteria e do tipo de seu agente causal permite necessário elaborar um plano de tratamento para acelerar a recuperação do paciente, eliminar os riscos de complicações da doença.

A disenteria e a gravidez

Gestacional período de qualquer mulher em qualquer trimestre, complicado longo do disenteria, é uma complicação grave da gravidez. Você futura mamãe há forte fraqueza, aumento da temperatura, sinais de um total de intoxicação, vômitos e náuseas. O principal perigo do estado é a forte redução de masterbatch da cavidade, o que pode levar a um aborto ou parto prematuro. Ataques falsos dos impusos defecar provocam a perda de cólon resultando em freqüentes подтуживаний.

O tratamento da disenteria, devem realizar-se nas paredes do hospital sob constantesupervisão de especialistas, que sabem tudo sobre a disenteria. Depois de um diagnóstico cuidadoso e de outros estudos (elaboração de total акушерского e гастроэнтерологического anamnese) é definida clínico geral de estado da paciente, é atribuído o tratamento adequado. O tratamento da disenteria envolve a ingestão de medicamentos antibacterianos tendo em conta as características individuais da paciente.

Todos os medicamentos devem ser os mais seguros para o feto e da futura mamãe. O repouso na cama, abundante beber água morna, uma dieta equilibrada e aquisição de medicamentos - a chave para o sucesso da terapia. A doença é perigosa para o feto, devido à possibilidade de infecção intra-uterino.

A tática de tratamento

O tratamento da disenteria, você pode realizar em casa e no ambiente hospitalar. A hospitalização geralmente é necessária quando o отягощенном durante a doença, com a expressa sintomático pintura. A hospitalização é necessária e quando não é possível o tratamento em casa, sem o devido cuidado ao paciente. A principal terapêutica curso envolve o tratamento com os seguintes medicamentos:

  • antibióticos (a partir de um grupo de фторхинолов, аминогликозидов, cefalosporina);
  • soluções salinas (регидрон, глюкосолан, оралит e outros);
  • эубиотики (comprimidos бактисубтил, примадофилус, o linex, e outros);
  • absorventes e энтеросорбенты (execução, энтеросгель, полифепан, смектин).

Quando necessário, recomenda-se aplicar antiespasmódico medicamentos, adstringentes e os meios de disenteria. Em paralelo, você deve beber bastante líquido, a recepção иммуномодуляторов, vários complexos enzimáticos, por exemplo, фестала, креона, мезима. É eficaz a ferramenta метилурацил. Uma infecção intestinal e sua forma crônica tratados também микроклизмами, физиотерапевтическими procedimentos. Os pacientes é importante seguir uma dieta especial, excluindo a graxos, sharp e outros produtos agressivos. É inaceitável o uso de álcool, café, leite e alimentos doces. Uma alimentação saudável deve ser retomado apenas depois de 2-3 semanas de tratamento. Dieta após a doença deve ser enriquecida com vitaminas, saudável e útil.

Os métodos da medicina popular

Antes de curar a doença em casa, deve consultar com um especialista. Tratamento de disenteria em adultos populares ferramentas permite aliviar o estado dos pacientes, reforçar a acção de alguns medicamentos, um efeito positivo sobre a microbiota intestinal. Os principais receitas incluem:

  • própolis em álcool com água;
  • o suco de bardana;
  • chás de camomila, tomilho, calêndula;
  • ouro condição, a água;
  • alho e cebola (чесночные tinturas);
  • as bagas de cerejas ou uvas;
  • a raiz кровохлебки.

Ervas e extratos medicinais em casa, você deve fazer com o conhecimento exato. Muitos médicos praticam a medicina popular, juntamente com um медикаментозным tratamento. Vale ressaltar que a disenteria não é tratada apenas são permitidos receitas. O tratamento medicamentoso é muito mais rápido do que formas não convencionais. Quando infecciosas inflamações dos órgãos, o aparelho digestivo é muito importante a pontualidade e rapidez para a exclusão de recorrência em forma crônica e complicações durante a prolongada ostrom processo. A duração da doença também depende da velocidade de iniciado o tratamento.

Previsão e prevenção

A previsão é predominantemente favorável, quando oportuno integrado de tratamento de formas agudas de disenteria хронизация patologia ocorre muito raramente. Em alguns casos, após a migração de infecção podem continuar residual funcional de violação de trabalho do intestino (постдизентерийный colite).

Medidas gerais de prevenção de disenteria implicam o cumprimento de saúde, saneamento normas em casa, na indústria de alimentos produção e na restauração, o controle sobre o estado das fontes de água, limpeza de esgoto, de resíduos (especialmente a desinfecção de efluentes de hospitais).

Pacientes disenteria pronto para sair do hospital antes e três dias depois, depois de uma clínica de recuperação, uma simples pressão negativa бактериологическом teste (cerca de material para bacteriológicas pesquisa feita anteriormente, dois dias após o término do tratamento). Os trabalhadores da indústria de alimentos e outras pessoas, приравненные a ele, estão sujeitos a fatura depois de duas vezes o resultado negativo de bacteriológicas de análise.

A disenteria é uma inflamação infecciosa com паразитирующей atividades de germes patógenos flora. Específico para a prevenção de disenteria se resume ao cumprimento de todas as normas de higiene ao uso da água, da comida. Basicamente, a disenteria em crianças de tenra idade ocorre com mais freqüência, mas a observância de medidas de precaução adultos eliminará os riscos de desenvolvimento de pesado doença. Surto de disenteria pode ocorrer no verão e no outono períodos, quando a necessidade de dar especial atenção a qualidade do alimento e a pureza da água potável. Em países civilizados a doença ocorre com muito menos frequência, assim como existem vacinas preventivas, a obrigatoriedade de прививание a vacina. A epidemia mais comemorados em vilas e vila urbanas.