Alimentos токсикоинфекция: sintomas e tratamento

Alimentos токсикоинфекция – doença infecciosa, que flui em agudo. Manifesta-se no uso de alimentos que contêm bactérias e substâncias tóxicas, formadas como resultado de sua vida. Mais frequentemente a doença é detectada durante a estação mais quente do ano. Ao penetrar no corpo humano, juntamente com alimentos, os microrganismos sintetizam substâncias que são perigosas para os seres humanos. A infecção é semelhante a sintomas com outros tipos de intoxicação, portanto, os métodos de tratamento são muito parecidos. Quando corretamente selecionado o esquema de terapia patologia não gera qualquer tipo de complicações, no entanto, a falta de tratamento pode levar a conseqüências imprevisíveis.

Causadores de

Alimentos токсикоинфекции é uma doença do tracto digestivo, formadas quando a introdução de patógenos, синтезирующих toxinas, e superiores percentual de áreas de estômago. As mais perigosas são consideradas энтеротоксины, que se multiplicam de carne e peixe, frutas e vegetais, assim como eles são capazes de sobreviver a temperaturas elevadas. É por isso que, antes do consumo, recomenda-se enxaguar e também expor o cuidadoso tratamento térmico.

Patógenos провоцирующими токсикоинфекции, são microrganismos introduzidos no organismo e emitem toxinas:

  • Staphylococcus aureus. Bactérias, substâncias tóxicas que afectam o intestino. Mais frequentemente contida nos alimentos, a muito tempo deixado à temperatura ambiente. É neste ambiente aureus é capaz activa a criação de animais.
  • Bacillus cereus. Os dados causadores de токсикоинфекций são detectados no недоваренном arroz. É considerado um dos mais perigosos microorganismos, assim como são capazes de suportar re-tratamento térmico.
  • Clostridium perfringens penetra no corpo humano através da falta de tratamento térmico de carne, aves, legumes culturas. Normalmente, a infecção com a bactéria provoca a doença de fácil grau de gravidade, o contínuo não mais de 24 horas, que é capaz de passar sozinho.

Além disso, os alimentos podem penetrar os seguintes microorganismos e seus produtos de vida:

  • энтерококки;
  • a escherichia coli;
  • realizada;
  • as salmonelas;
  • clostridium;
  • шигеллы;
  • os estreptococos e outros.

Os sintomas de envenenamento podem ser observadas em humanos, não só por causa comum de intoxicação por substâncias tóxicas, mas e no colapso de si bactérias, внедрившихся em alimentos.

A propagação da doença divididos:

  • гастритическая infecção;
  • гастроэнтеритический natureza que ocorram fugas de líquidos;
  • гастроэнтероколитическое prazo.

Segundo o grau de intensidade é adotada a seguinte classificação:

  • leve o grau de infecção;
  • razoável grau de gravidade;
  • duro.

A presença de complicações que ocorrem no processo da doença, destacam:

  • неосложненную forma que ocorram fugas de líquidos;
  • leia o formulário.

É típico que as pessoas ocupadas na indústria de alimentos e ter purulenta doença, por exemplo, a angina ou фурункулез, podem isolar as bactérias no meio ambiente, utensílios domésticos e alimentos. Além disso, como o patógeno pode atuar fezes de animais, que contêm estafilococos, os estreptococos e outros organismos. Penetrando no solo e cursos de água, a bactéria, muitas vezes, afeta a produção agrícola, tornando-se uma ameaça potencial para a saúde humana.

Epidemiologia

A fonte de infecção, podem tornar-se como as pessoas e animais, e outros torno de objetos – o solo e a água. O mecanismo de transmissão dos microorganismos – pela rota fecal-oral.

Mais frequentemente do patógeno penetra através dos alimentos: muitos casos de infecção alimentar токсикоинфекцией relatados após o uso de má qualidade do alimento, contaminada por bactérias, através de mãos sujas no processo de cocção.

Além disso, as bactérias podem invadir o organismo, juntamente com a água bruta ou produtos no caso de violação de suas condições de armazenamento, que, por sua vez, provoca a ativação do patógeno e o acúmulo de substâncias tóxicas e seus metabolitos em órgãos internos.

Muitas vezes, a infecção leva o grupo a natureza e prossegue em agudo. Mais frequentemente do flash de tais infecções são observadas entre membros de uma mesma família, em crianças e em adultos de arte. Mais suscetíveis à doença são crianças materno de idade e recém-nascidos. Além disso, a infecção de infecção são afetados por pessoas que se submeteram à recente operacionais de intervenção, duradouro usam antibióticos meios, além de ter uma variedade de distúrbios do funcionamento do estômago.

Os sintomas

O processo da doença é diferente afiada corrente e começa de repente, depois de cerca de 30-40 minutos após a ingestão infectado alimentos. Uma das primeiras características é um odor fétido de movimentos intestinais, vômitos, não прекращающаяся em poucas horas.

Particularmente em casos graves, o paciente são marcados convulsões dos membros inferiores, síndrome febril, septicemia e até mesmo letais.

Alimentos токсикоинфекция pode manifestar-se simultaneamente os отравившихся de pessoas em horários diferentes e pode variar sintomas: todos os doentes têm diferentes graus de trabalho do sistema imunológico.

O período de incubação é de cerca de 16 horas.Os principais sintomas da doença são:

  • o aumento da temperatura até 38-39 °C, no entanto, em alguns casos, a síndrome febril pode não ocorrer;
  • dor de cabeça;
  • momentos de desânimo.

Os sintomas токсикоинфекции ocorrem sob a influência de toxinas, estimulando a motilidade do trato gastrointestinal. A partir de expressa manifestação pode-se notar:

  • diarréia;
  • intensa, náuseas;
  • рвотные reflexos, após o que, geralmente, o paciente sente alívio.

A diarréia é caracterizada por учащенными позывами à defecação e pode ocorrer em até 10 vezes no dia, каловые massa aquosa. Frequentemente, o processo patológico é acompanhada por sintomas de dor abdominal, diarréia e vômitos ocorrem simultaneamente, ou não dependem uns dos outros.

Além disso, em alguns pacientes podem ser detectadas por outros sinais de envenenamento:

  • calafrios;
  • ломящие sensações musculares;
  • a desidratação.

Esses sintomas geralmente levam ao total esgotamento do homem, pálida pele do tegumento, frio extremidades. Mais muitas vezes, a doença continua a não mais de 1 a 3 dias, após o qual as manifestações gradualmente diminuem.

Dos outros sinais de infecção incluem: boca seca, sede intensa, pulso rápido.

Dependendo do tipo de agente causador da patologia pode ter algumas características:

  1. Ao incorporar a staphylococcus aureus é típico do senso de iniciar um processo de doença, a falta de calor e diarreia. Nas fases anteriores são marcados convulsivos síndromes, quase azul coloração da pele. Estas manifestações clínicas não durar mais de 2 dias. O staphylococcus mais frequentemente do que não provoca graves distúrbios hidro-salina equilíbrio no corpo humano.
  2. Quando a derrota клостридиями o doente tiver estrias de sangue nas fezes. Клостридиоз caracterizada por gastroenterite aguda, com sinais de envenenamento e excessiva perda de líquido. A bactéria afeta o intestino grosso, provoca diarréia intensa, caracterizada por um mau cheiro de fezes. Além disso, a infecção não provoca um aumento da temperatura do corpo. Normalmente, a doença tem um período curto de fuga e não deixa de complicações graves. No entanto, quando relaxada organismo, o paciente pode desenvolver cardiovascular, insuficiência, гиповолемический choque, sepse. Quando o tempo неоказанной ajuda características gerais do paciente adquirem coloração amarela, fortes рвотные reflexos e diarréia podem ocorrer em até 20 vezes por dia. Além disso, podem ser muco e estrias de sangue nas fezes, aumento do fígado e do baço. As principais complicações da infecção são a progressão da patologia com o distúrbio do ritmo cardíaco e перитонитом.
  3. Quando цереозе, os sintomas de gastroenterite. Mais frequentemente do que uma condição semelhante ocorre em uma forma leve, no entanto, os efeitos negativos podem ocorrer em pessoas mais idosas e pessoas com imunodeficiência.

Depois de identificar o agente infeccioso, pode-se atribuir o tratamento adequado tendo em conta as características individuais.

Токсикоинфекции na infância

Intestinais токсикоинфекции em crianças não têm muito diferentes dos similares de doenças de adultos. No grupo de maior risco são as crianças que frequentam centros de dia.

Muitas vezes infecciosa patologia é detectada na penetração de estafilococos ou de escherichia coli em que o organismo da criança durante uma falta de cumprimento de normas sanitárias e de higiene pessoal de adultos que trabalham na pré-escola ou escola de ensino superior, e também na família. Patógenos são distribuídos para os itens que a criança puxa a boca, ou em conjunto com a comida.

Muitas vezes, o surto de infecção são registrados quando a negligência de adultos necessários sanitários regras de utilização e de armazenamento de alimentos. Mais frequentemente casos semelhantes são observados em acampamentos, clínicas de fertilidade, jardins-de-infância.

As crianças do infantil idade difícil de tolerar a doença. Os sinais característicos de infecção são: náuseas, os impusos ao vômito, diarréia, dor no umbigo. Um dos perigos é a disbiose intestinal do sistema. Os recém-nascidos podem se manifestar гнойная erupção cutânea, стоматит, e ocorrer também tem estado, desencadeada vivência de bactérias e vírus. Nestes casos, a criança necessita de imediato assistência médica.

Diagnóstico

Instalar a infecção pode ser de várias maneiras. Os principais métodos se relacionam diferenciados de laboratório e métodos de pesquisa.

Vale ressaltar que alimentos токсикоинфекция é semelhante a manifestações de outras doenças infecciosas, como, por exemplo, сальмонеллезом, энтеритом, cólera e outras, no entanto, em processos patológicos que ainda tem algumas diferenças.

A infecção é diagnosticado quando a identificação de um patógeno de evacuações doente, eméticos massas, lavadores de líquidos do estômago. Além disso, especialistas é feita бакпосев em uma variedade de nutrientes e de ambiente são definidas токсикогенные características de bactérias. No entanto, nem sempre essa análise pode passar.

Descobertos, os microorganismos podem não ser patógenos de doenças. O mais eficiente método é considerado серологический teste, detecção de patógenos de alimentos, que usou as mesmas pessoas, e também de outras pessoas, потреблявших a mesma comida que o paciente.

Tratamento

A medida de primeiros socorros se manifestações de patologia éa lavagem gástrica, contribuem para a eliminação de resíduos contaminados produtos e substâncias tóxicas dos órgãos internos. Para isso, o paciente deve beber 2 litros de água com uma solução de carbonato de sódio ou de марганцовкой, depois artificialmente induzir o vômito. Em seguida, você deve fornecer заразившемуся quente a bebida, mas também a recepção de qualquer adsorvente, por exemplo, полисорба ou carvão ativado. Quando ocorre um intenso схваткообразных dores de cabeça, qualquer um antiespasmódico, por exemplo, no-spa.

Além disso, para efetivamente limpar o estômago e o intestino, que pode ser através de enemas e uso de регидратационного de perfuração, o que compensa a excessiva perda de líquido. Quando grave desidratação similares soluções injetadas por via intravenosa.

Grave da doença requer o uso de medicamentos antibacterianos. Após a supressão eméticos os reflexos e a diarreia são atribuídos enzimas: панкреатин, amilase, contribuindo para estabilizar o processo de digestão, bem como probióticos, нормализующие trabalho no sistema intestinal.

Alimentos токсикоинфекция requer imediata reposição de água-электролитного equilíbrio cuja falha ocorre quando há uma perda de líquido. É por isso que o doente é recomendável beber muito líquido.

A partir ligam medicamentos pode tomar o pó Кассирского: um saquinho de chá três vezes ao dia. Para proteger contra danos na mucosa superfícies sistema intestinal aplicam смекту, pré-dissolvido em água. Para cortar a diarréia, aplicam indometacina: 50 mg, 3 vezes ao dia. Em alguns casos, aplicam-se preparações de cálcio, bem como os medicamentos que aumentam a velocidade de absorção de água e eletrólitos, por exemplo, o octreotide. O seu médico podem ser prescritos medicamentos anti-séptico: интестопан de 1-2 comprimidos várias vezes ao dia.

A utilização de antibióticos é útil quando formas graves da doença. Mais frequentemente do que prescrito ampicilina e левомицетин as crianças pequenas, bem como se há a ameaça de sepse. Nestes casos, recomenda-se парентеральное introdução.

Quando agudas e intensas manifestações do paciente é recomendado respeitar uma dieta especial, que inclui um pouco de comida.

Com uma forte redução paciente deve abster-se da ingestão de alimento durante o dia. Após os sintomas agudos de prescrever uma dieta nº 4, подразумевающую o uso dos seguintes produtos:

  • pão integral;
  • de gordura do caldo;
  • нежирных variedades de carne e de peixe;
  • pulmão de produtos lácteos;
  • omelete, cozido no vapor;
  • пропаренных vegetais;
  • протертых de cereais;
  • киселей e outros.

Devem ser excluídos da dieta сдобу, gordos caldos, carnes e peixes com alto teor de gordura, alimentos salgados e fumados pratos, ovos cozidos, macarrão, legumes, vegetais crus e frutas, compotas, кофеиносодержащие bebidas e refrigerante.

Alimentar токсикоинфекцию não é possível tratar de medicamentos contra a diarreia, por exemplo, имодиумом ou лоперамидом, que contribuem para a lenta eliminação de conteúdo do sistema intestinal. Isto pode causar envenenamento com substâncias tóxicas e ocorram fugas de líquidos e piorar a doença.

Previsão

Mais frequentemente do que a recuperação de um paciente chega dentro de dois a três dias, no entanto, em alguns casos, é possível o desenvolvimento de инфекционно-tóxica de choque e outras complicações graves e дисбактериоза.

Abundante de evacuações e a perda de líquidos pode provocar a redução da quantidade de bactérias benéficas que habitam o sistema intestinal, e, como conseqüência, resultar em supercrescimento. Muitas vezes, essa condição se manifesta por diarréia crônica e implica a aplicação de tratamento especial.

  • A desidratação é uma das consequências graves infecções. Manifesta-se desnecessária a perda de líquido formada como resultado de diarreia e vómitos.

Pode-se destacar a 4 estágio de desidratação:

  1. O primeiro grau, caracterizada pela perda de 1% a 3% do peso do paciente. Quando o doente sente uma intensa secura da boca.
  2. Segundo grau manifesta-se pelos seguintes sintomas: perda de líquido – 4-6%, muita sede, осиплость voz, пересушенность da boca e do nariz, uma pequena azulada dos lábios e a ponta dos dedos, tremor de extremidades.
  3. O terceiro grau de desidratação estabelecem quando uma piora significativa da condição do paciente, por сморщенным problema de pele покровам, a perda de líquido de 7 a 9% do peso corporal, o aparecimento de convulsões, затрудненному urinar. Quando receber dados dos sintomas, é necessária a hospitalização do paciente.
  4. Quarto grau pode ocorrer em raros casos, e ocorre com mais freqüência quando a cólera. É caracterizada por perda de 10% ou mais de líquido. Vale ressaltar que токсикоинфекция não é acompanhada de 3-4 graus de desidratação.
  • A partir de outras complicações, pode-se notar afiado barriga, caracterizada por trombose ser мезентериальных de vasos, bem como um distúrbio da circulação sanguínea no cérebro, infarto do miocárdio, pneumonia.

Se os sintomas da doença não cessam depois de dois dias, é necessário o tratamento em ambiente hospitalar: em meio a desidratação e o total de esgotamento podem manifestar-se outras patologias.

Prevenção

Medidas de prevenção da doença é o sanitário higiênico controle sobre as instituições públicas de alimentação, prevenção de alimentos microrganismos e sua reprodução em alimentos.

Pessoas que trabalham em...,você deve obedecer a padrões sanitários na preparação dos pratos, o armazenamento e transporte de alimentos e higiene pessoal.

Cada pessoa, não se esqueça de lavar as mãos antes de comer, e depois de visitar as instalações sanitárias. Além disso, deve-se excluir da dieta os produtos com data de validade expirada, assim como alguns microorganismos podem sobreviver a uma temperatura baixa.

Potencialmente perigosos são considerados produtos, que é adequado o prazo de validade.

A comida vale a pena consumir tratados termicamente carnes, peixes e seus produtos, cuidadosamente lavados legumes, frutas e verduras. Ao visitar países com altos níveis de doenças intestinais deve ter o cuidado de comer apenas comida preparada na hora, excluir, vegetais crus, frutas com casca, beber filtrada e прокипяченную água. Para evitar a infecção, deve-se beber água apenas no obstruídas reservatórios. Isso se aplica especialmente para os viajantes, viajantes de longas viagens, para crianças e idosos.