Análise de febre tifóide: como e onde tomam o sangue

A febre tifóide é uma doença infecciosa aguda, que é chamado брюшнотифозной varinha. Modo de transmissão – алиментарный, o movimento pela rota fecal-oral. Exciter chama бактериемию (um grande número de брюшнотифозной varas no sangue), de alto intoxicação, atinge linfática aparelho intestinal, fígado e baço (órgãos aumentado de tamanho). A análise de diagnóstico para febre tifóide primeiros dias da doença é impedida. Isto é devido ao fato de que o processo infeccioso pode fluir em atípicos ou de forma oculta. Por isso, em qualquer forma de febre, independentemente da sua intensidade, diagnósticos de febre tifóide fazem 5 dias consecutivos.

Característica e características do patógeno tifóide

A infecção provoca o agente causal do tipo de salmonelas – Salmonella typhi. Este móvel грамотрицательная coli, que vive em condições de acesso de oxigênio. Ela não é capaz de formar esporos, mas é muito estável nas condições do ambiente externo. Enquanto na água, тифозная varinha mantém a vitalidade de 1 a 5 meses. Nas fezes está ativa há mais de 25 dias.

Quando moderado de resfriamento, por exemplo, na geladeira, o micro-organismo em produtos lácteos não apenas persiste, mas é capaz de se multiplicar dentro de um mês. A alta temperatura é prejudicial afetam o patógeno. Quando ferver, тифозная varinha morre instantaneamente. Se aquecer a água a 60°C, o microorganismo perecerá através de 4-5 minutos. Sob a ação da luz solar direta, ele também perde a vitalidade.

Тифозная varinha é muito sensível a agentes químicos desinfetantes substâncias. Quando expostos a cloramina, сулемы, lysol ela обеззараживается por alguns minutos.

Тифозная varinha tem a difícil антигенную estrutura. Mas para fins de diagnóstico, utilizam apenas dois antigénicos complexo: Sobre o antígeno (termoestável somático) e Vi o antígeno (термолабильный жгутиковый). Um agente patogénico é capaz de formar em forma de L, que contribuem para o desenvolvimento bacteriano portador e da recorrência de febre tifóide.

O diagnóstico diferencial da doença

Sobre o quadro clínico febre tifóide é semelhante a outras doenças infecciosas. Portanto, é importante distingui-lo de se manifestam sintomas de doenças como a сыпной febre tifóide, brucelose, a gripe, a doença meningocócica, febre KU (коксиеллез).

Características tifóide:

  • afiado, o início da doença em apenas 1/3 dos casos;
  • os distúrbios do sono, fraqueza e dor de cabeça se acumula gradualmente;
  • a pele torna-se pálida e seca;
  • o atraso de reações;
  • a intoxicação do organismo progride gradualmente;
  • a temperatura do corpo sobe lentamente, mas tolerada difícil, quando os pacientes não suam, a pele fica seca;
  • o batimento cardíaco diminui ligeiramente diminui a pressão arterial, quando da auscultação tons do coração silenciado;
  • aparece macio molhado tosse, que entra no início bronquite;
  • a barriga вздут, ouvir урчания, que são localizadas na parte подреберье (área de fígado).

A detecção precoce тифозной varas

Para identificar tifóide nos estágios iniciais da doença usam a semeadura de sangue – análise de гемокультуру. Isso ocorre porque a doença infecciosa acompanhada de intensa бактериемией exatamente primeiros dias da doença, em um período tardio da doença o número de тифозной varas no sangue torna-se muito menor.

Para realçar o patógeno apanhada no paciente sangue засеивают em especial nutricional quarta-feira – мясопептонный caldo.

Para a pesquisa de rendição venosa de sangue da veia ulnar número de 10-15 ml todos os pacientes com febre alta. Em alguns casos, quando há suspeita de febre tifóide sementeira de sangue podem conduzir à temperatura normal de uma pessoa doente. O sangue tinha mais o antigo significado imediatamente após a tomada e enviado para o laboratório.

Quanto é feito o teste? Os dados preliminares, pode-se obter através de dois dias. O resultado final é conhecido por 4-5 horas. Para confirmar o diagnóstico, a pesquisa sobre a гемокультуру passam de 2 a 3 vezes.

Para melhorar a qualidade do plantio e do crescimento do micro-organismo, 20 minutos antes da coleta de sangue do paciente injetou adrenalina. A semeadura de sangue deve ser realizada antes do início da terapia antibacteriana, caso contrário, os resultados da análise serão confiáveis.

Sorológico métodos de investigação

Estudos sorológicos é a métodos específicos de diagnóstico para identificar o agente infeccioso. Seu objetivo – para a detecção de anticorpos no soro. Quando брюшном тифе os anticorpos são produzidos por 6-8 dia da doença.

РНГА (reação indireta гемагглютинации)

Este método de determinação de antígenos e anticorpos através de glóbulos vermelhos, que são capazes de cair precipitado em presença de antígenos. Pré-anticorpos e antígenos absorvido pela e guardada, tal como na superfície dos glóbulos vermelhos.

РНГА a febre tifóide é realizado no sistema integrado de diagnóstico com outros testes, quando a busca por fontes de infecção em casos de surtos de doença. Preparação para o estudo:

  • sangue tomam ulnar viena;
  • a tomada do material deve ser feita em jejum;
  • o intervalo entre a última refeição e a renúncia de sangue, não inferior a 8 horas.

РНГА брюшнотифозной de diagnóstico detecta Vi - e-anticorpo. Para um resultado positivomínimos de diagnóstico de créditos deve ser Vi-anticorpos – 1:80, para Sobre-anticorpos – 1:200.

РПГА (reação passiva гемагглютинации)

É um método de pesquisa, que identifica no soro de anticorpos específicos aos возбудителю da doença.

РПГА-teste de anticorpos ao брюшном тифе se torna positiva ao final da segunda semana de doença. Para a validade dos resultados do exame de sangue para a febre tifóide repetem depois de 5 dias. Se a infecção leva o personagem nervosa, então créditos a crescer.

O sangue para РПГА a febre tifóide cobram pela manhã em jejum a partir da veia ulnar. Positivo valores diagnósticos título Vi-anticorpos – 1:40, para Sobre-anticorpos – 1:200.

Através de diagnóstico podem ser utilizados outros métodos sorológicos:

  • ИФМ – иммунофлюоресцентная microscopia;
  • ELISA – os ensaios imunoenzimáticos;
  • a reação коагглютинации.

Um estudo clínico de sangue

Quando брюшном тифе obrigatoriamente fazem uma análise de sangue comum. Seus principais indicadores:

  • leucopenia – leucócitos no sangue abaixo do normal;
  • анэозинофилия – ausência de um dos tipos de glóbulos brancos do sangue – de eosinófilos;
  • relativo лимфоцитоз – indica uma queda de resistência do organismo;
  • o aumento ou moderada VHS (velocidade de hemossedimentação);
  • нейтрофильный leucocitose – anormalmente alta quantidade de neutrófilos – glóbulos brancos, que são produzidos pelo sistema imunológico em resposta a um agudo processo inflamatório, quando брюшном тифе é bacteremia;
  • trombocitopenia – a diminuição do número de plaquetas, responsáveis pela coagulação do sangue.

O exame geral de sangue tomam quando chega doente no hospital, e várias vezes durante o tratamento.

Бактериологическое exame de fezes (копрокультура)

Este método de diagnóstico não utilizam, muitas vezes, como тифозная varinha aparece nas fezes antes do final da 2ª semana ou início da 3ª semana da doença. É basicamente a maneira como usam para pesquisa de pessoas para o portador. Também бактериологический análise das fezes, febre tifóide fazem para санкнижки trabalhadores de creches, áreas de alimentação, abastecimento de água.

Como cobram material:

  1. 3-4 horas antes da tomada de cala precisa tomar 30 g магнезиальной de sal, para каловые massa fazer mais macios.
  2. O material para a pesquisa precisa ter apenas a partir da parte fluida do.
  3. Se em calais são detectadas as impurezas do sangue, pus, muco, a sua coletar para análise.
  4. Quantidade de fezes – 10-15 g, ganhando de madeira ou de plástico estéril com uma espátula e colocado em um frasco de boca larga.

Melhor semeadura produzir imediatamente à beira do leito do paciente. Se não puder levar imediatamente para o laboratório, cal contribuem, em especial conservante.

Бактериологическое estudo de urina (уринокультура)

Em amostras de urina тифозная varinha é detectado em 3-4 semana da doença. As regras de coleta de urina para exame:

  • realizar uma higiene dos órgãos genitais externos;
  • você gravemente a urina colhida por meio de cateter;
  • a quantidade de urina – 40-50 мл.

A urina poderá ser entregue no laboratório. Para semeadura usam de um precipitado. Para obtê-lo, o material центрифугируют e, em seguida, inoculados em densas de nutrientes do ambiente.

Бактериологическое estudo da bílis (биликультура)

Para obter uma porção de bílis para a análise, o paciente fazem дуоденальное de sensoriamento remoto. Para uma melhor отхождения bile paciente no duodeno através de sonda introduzem a solução de magnésia volume de 40-50 мл. Em tubos de ensaio recolhem três porções de, Em, Com, cada uma, um volume de 5 a 10 мл.

A bile засеивают em frascos com caldo nutritivo. Quando a bile contém flocos ou de outros, então, para a pesquisa não deve ser utilizado. As lavouras são colocadas em termostatos, a uma temperatura constante de 37°C e cultivam a cultura dentro de 20 horas.

Análise de febre tifóide com resultado positivo confirma a existência de infecções no corpo. Desempenho negativo falam sobre a ausência de doença ou de suas início do período. Se os resultados dos exames falsos-positivos, isso pode indicar uma reação cruzada com outras infecções. Impreciso resposta também pode ser quando a ingestão de medicamentos antibacterianos.