Home / A intoxicação do organismo para doenças e infecções / O envenenamento do corpo infecção do botulismo / Diagnóstico laboratorial de botulismo: diferencial e микробиологическая

Diagnóstico laboratorial de botulismo: diferencial e микробиологическая

Botulismo – afiada é uma doença infecciosa causada por граммположительной pela bactéria Clostridium botulinum. O micro-organismo destaca a toxina, que ataca o sistema nervoso através do bloqueio ацетилхолиновых receptores de fibras nervosas. Devido a isso, desenvolve-se paralisia de músculos diferentes. Problema de respiração, deglutição, miocardite quando ботулизме podem se tornar causas de morte.

A infecção ocorre mais freqüentemente quando a ingestão de alimentos estragados enlatados que contêm ботулотоксин ou esporos de bactérias. A forma de disputa o micro-organismo é capaz de muito tempo guardados em condições adversas. Sob a influência de altas temperaturas clostridium morrem.

O curso da doença e o desenvolvimento de complicações dependem da manifestação dos sintomas e a pontualidade de terapia específica. 20-70% dos casos de botulismo é fatal.

A experimentação biológica

O método permite determinar a existência de ботулотоксина em líquidos biológicos do paciente. Para isso, o grupo de controle de animais de laboratório (ratos, ratos ou pelo свинкам) injetado intraperitonealmente com soro filtrado de estudo para o material.

O segundo grupo de animais recebe junto com o material противоботулинические soro, o terceiro introduzem o filtrado, pré-гретый a 100 0c durante 30 мин. o Diagnóstico será considerado atualizado, se o mouse, receberam o filtrado não tratado, perecem devido à paralisia. Para criar um segundo grupo experimental necessário para determinar o tipo de toxina.

Бактериологическая experimentação

Para determinar o agente causal biomaterial é colocado em um nutricional ambiente e cultivado:

  • para os tipos de bactérias A, B, C, D, F ótima temperatura é de 30-40 0Com a,
  • para серовара E – 25-370Com a,
  • para серовара G – 30-370С.

O melhor é cultivar clostridium na carne ambientes com ph 7,3-7,6. Para as culturas de bactérias trajectórias um cheiro forte прогорклого de óleo. A colônia de um micro-organismo tem uma forma irregular, com muitos отростками e desdobramentos. Em агаре colônia parecem expectativas de algodão com нитевидными отростками. A gelatina ambientes de bactérias no início, formar o arredondado transparentes colônia, que, em seguida, dar шиповидные eles contatam, tornam-se marrons, мутнеют. No caldo que eles parecem ser tão compacto de educação, no fundo, e o líquido se torne incolor.

A única bactéria tem a aparência de uma varinha com extremidades arredondadas comprimento de 4,4 8,6 µm e largura de 0,3-1,3 µm. Clostridium полиморфны, é às vezes muito curtos ou longos e finos bactérias. São eles Grama. Esporos de bactérias são em forma de raquete de tênis.

Микробиологическая diagnóstico de botulismo por semear fecal do paciente nutricional quarta-feira pode dar uma margem de erro, assim como no intestino humano habitam vegetativas forma de clostridium, tendo semelhantes культуральные sinais. Portanto, é recomendável combinar бактериологическую experimentação com outros métodos de diagnóstico.

Иммунодиагностика

Aplicação иммуноферментного análise permite um rápido diagnóstico de botulismo. O material para a pesquisa é o sangue venoso. Os testes imunológicos apresentam alta precisão.

A essência do método consiste no fato de, no sangue adicionam меченные enzimas, anticorpos. Eles reagem com antígenos bacterianos, formando complexos imunes. Quando altera a atividade de enzimas e, consequentemente, a cor da amostra. Em seguida, técnicos medem a intensidade da coloração. Comparando o resultado com os dados de validação, eles fazem a conclusão sobre a existência, ou não, no sangue de anticorpos específicos para o ботулотоксину.

O método de dotcom-imunoensaio

Essa análise para o botulismo é realizada através da aplicação de estudo de material em нитроцеллюлозный filtro de membrana, contendo меченные противоботулинические anticorpos. Em seguida, o filtro tratam o colaborador. Se nos fluidos do paciente estava toxina, áreas que influenciem a experimentação, потемнеют. O nível de intoxicação determinam, comparando o resultado com a soma de verificação da escala.

Vantagens do método são a rapidez – a realização de análise não requer mais do que 3 horas, e a possibilidade de explorar de infestação por botulismo não só biomateriais homem, mas de alimentos.

Características de diagnóstico de botulismo

Diagnóstico diferencial o botulismo é difícil no início da doença, quando o doente tiver sintomas de intoxicação alimentar: vômitos, diarréia, comum a intoxicação do organismo. Mas esses sinais mudam rapidamente desordens neurológicas. Na fase inicial da doença pode ser suspeito de botulismo pode um médico experiente no exame.

Devem realizar-se por consenso. o diagnóstico do botulismo, com as seguintes patologias:

  • miastenia gravis,
  • дерматомиозит,
  • дифтерийный полиневрит,
  • a encefalite viral,
  • afiada perturbações na circulação cerebral,
  • a síndrome de Guillain-Barré,
  • a poliomielite,
  • intoxicação por atropina,
  • a síndrome de Wernicke – a falta de vitamina B1,
  • intoxicação por cogumelos.

Os critérios básicos, segundo os quais é possível determinar o botulismo:

  • a preservação da consciência;
  • a ausência de febre;
  • simétricas manifestações de paralisia;
  • estão a ser violados apenas funções motoras, a sensibilidadeé mantido normal;
  • não altera a composição do licor;
  • não é golpeado psique.

De grande importância é a história do paciente. Se alguns dias antes dos primeiros sintomas de pessoas que beberam em alimentos, os cogumelos, os enlatados, копченую ou o peixe o peixe, não é possível rejeitar a possibilidade de infecção клостридиями. O período de incubação da doença varia de algumas horas até 2-3 dias, mas raramente dura mais de um dia.

Sintoma, o que permite um inconfundível com o de diagnosticar o botulismo é a presença de sangue, urina, fezes, vômito toxina bacteriana.

Adicionalmente, é realizada uma análise geral de sangue e de urina. Os resultados do estudo são неспецифическими, mas que ajudam a avaliar a gravidade do estado do paciente.

Diagnóstico laboratorial de botulismo inclui a pesquisa fecal, lavadores de águas de estômago, eméticos de massa, sangue, urina e restos de alimentos. As técnicas modernas permitem em tempo hábil e de determinar com precisão a doença.