Home / A intoxicação do organismo para doenças e infecções / As doenças que podem causar intoxicação do organismo / Uma infecção intestinal em crianças: sintomas, sinais e tratamento

Uma infecção intestinal em crianças: sintomas, sinais e tratamento

Sintomas e tratamento da infecção intestinal em crianças intimamente relacionados. A manifestação de sinais de intoxicação a criança mais forte devido às características de funcionamento dos sistemas de vida. Em crianças reforçada a permeabilidade dos vasos sanguíneos, o que facilita a rápida propagação de doenças infecciosas e patógenos. A imunidade das crianças ainda não completamente formado, então eles acabam impotentes diante patogênicas, vírus e bactérias. Além disso, as crianças nem sempre cumprem as regras de higiene pessoal, não podem resistir à tentação de comer baga diretamente com o mato.

Características da doença

Uma infecção intestinal é uma patologia, que flui em meio a progressão do processo inflamatório, localizada na mucosa do sistema digestivo. Quadro clínico de intoxicação em crianças é similar com o симптоматикой de gastrite, гастродуоденита, colite ulcerosa ou enterite. Uma infecção intestinal se desenvolve após a penetração no corpo de uma criança microorganismos patogênicos e vírus, anaeróbia e aeróbia, bactérias, protozoários. A doença é acompanhada de falha de funcionamento do trato gastrointestinal, de modo que o principal sintoma de intoxicação torna-se diarréia.

O termo "infecção intestinal" reúne mais de 25 tipos de patologias infecciosas que provocam distúrbios digestivos, uma intoxicação do organismo. Quando o diagnóstico da doença em crianças pequenas, os médicos passam a estratificação do envenenamento de venenos de origem animal e vegetal, farmacológicos de medicamentos, produtos de limpeza doméstica.

Em geral os sintomas dependem do tipo de patogénica agente causador, sinais de uma infecção intestinal infantil:

  • náuseas, vômitos, diarréia;
  • rápida fadiga;
  • o aumento da temperatura.

Mas existem sinais específicos, que se manifesta após a infecção determinados vírus e bactérias. Mais frequentemente do que de infecções intestinais, sofrem as crianças e os adultos com doenças crônicas ou doenças sistêmicas. Para estes tipos de pacientes gastroenterologista é caracterizada por baixa resistência do organismo contra a возбудителям respiratórias e gastrintestinais de patologias.

Com a chegada do tempo quente do ano o número de acessos ao seu médico de pais com crianças aumenta nas dezenas de vezes. Verduras e frutas, jogar na caixa de areia, natação em águas se tornam a causa de penetração no corpo de uma criança de agentes infecciosos. No verão de infantis educacionais da instituição, muitas vezes fecham em quarentena devido a uma epidemia de doenças intestinais. As crianças trocam, não só os brinquedos e livros, mas patógenos de infecções.

Mesmo após a completa cura em recém-nascidos ao longo de vários meses, pode ocorrer mau funcionamento do sistema digestivo: falta de apetite, náuseas, flatulência. É residual migrado de uma infecção intestinal, que pode resolver o cumprimento sustentável da dieta e курсовым a ingestão de vitamina e complexos com oligoelementos.

Problemas com digerindo alimentos alimentos em crianças ocorrem como resultado de danos das células epiteliais do estômago e do intestino. Mas o corpo das crianças tem alta capacidade de regeneração dos tecidos, por isso, a infecção não causa irreversíveis consequências. Após a recuperação da mucosa gastrointestinal trato sinais de distúrbios digestivos sobreviriam não. Em um período de reabilitação devem ser cuidadosamente o processamento de produtos em casa antes de os preparar para a prevenção de re-infecção. Secundário a penetração de agentes infecciosos em enfraquecido o organismo pode provocar complicações de doenças crônicas, tornar-se a causa da extensa de intoxicação.

Classificação de infecções intestinais

Crianças infecções intestinais, na grande maioria dos casos, escapa sutilmente – a forma crônica da doença não são diagnosticados. Os sintomas manifestam-se todos ao mesmo tempo, e após a realização do tratamento desaparecem sem deixar rasto. É característico de outras patologias estado, quando remissão recaídas são substituídos, no caso de uma infecção intestinal ausente. Se não for prontamente foi realizada antibioticoterapia, o paciente morre devido a uma desidratação.

Os gastroenterologistas realizavam e токсикологи são tão classificação de doenças:

  • Патогенетическая. É necessária para o diagnóstico de uma infecção intestinal, dependendo da espécie patogénica patógeno e a realização de um tratamento adequado com antibióticos, antivirosas e противомикробными drogas.
  • Этиологическая. Visa o estabelecimento de causas de infecções e o estudo de processos que ocorrem no corpo humano durante o curso da doença, bem como a definição de tipos de vírus, bactérias e protozoários.

Para a conveniência da definição de agentes de inflamação e de intoxicação especialistas destacam os seguintes tipos de infecções intestinais em crianças:

  • Bacteriana: стафилококковое intoxicação, infecção por salmonela, эшерихиоз, botulismo, febre tifóide.
  • Virais: rotavírus, adenovírus, энтеровирусная.
  • Протозойные: giardíase, амебиаз.

A infecção no intestino etiologia bacteriana em crianças desenvolve-se sob a ação de bactérias. Eles podem ser patogênicas ou pertencer a liberdade condicional de germes patógenos microflora intestinal. O último tipo de constantemente habita no corpo de uma pessoa, sem causar-lhe o menor dano. Mas, sob a influência de fatores estimulantes bactérias são ativados ecomeçam a se multiplicar, envenenando as células e os tecidos de produtos de sua vida, causando intoxicação. A esses micro-organismos são:

O uso de produtos, обсемененных por estafilococos, leva ao aumento da atividade de representantes desta espécie, que vivem no intestino. Os principais tipos de microorganismos patogênicos:

  • vibrio cholerae;
  • agente causador da febre tifóide.

Estas bactérias são alienígenas para o corpo humano e cair no trato apenas do meio ambiente. Causadores de infecções de origem bacteriana são transmitidos de pessoa para pessoa única maneira.

Viral infecção intestinal em crianças, é mais perigosa, porque pode se espalhar de ar-borne e torna-se a fonte da epidemia, em estreita equipe (uma classe da escola ou grupo de jardim de infância).

Depois de uma recuperação completa, as crianças permanecem бактерионосителями dentro de poucos dias. Se a criança foi diagnosticada viral intoxicação, depois de uma infecção intestinal dor de barriga, e ele atribui a patógenos na área de espaço em um mês. Esta característica deve-se considerar o período de reabilitação. Os membros da família não vale a pena desfrutar de uma utensílios de cozinha ou toalhas com выздоровевшими crianças de cerca de três semanas.

Como você pode contrair uma infecção intestinal

A principal fonte de patógenos – uma pessoa infectada, que destaca os vírus e as bactérias no ambiente com a saliva, выдыхаемыми pares, com fezes e urina. A maioria dos вирусоносителей e бактерионосителей faltam os sinais visíveis da doença. Independentemente do período de período de incubação, as pessoas tornam-se a fonte de infecção, imediatamente após a penetração em seu trato gastrointestinal paulo.

As crianças difícil proteger-se contra a doença, mesmo quando houver uma alta resistência do corpo. Certos tipos de cepas bacterianas provocam intoxicação um bebê com um firme imune, que não são afetados, reincidência e as infecções respiratórias.

Causadores de salmonelose, febre tifóide ou лямблиоза penetrar no trato gastro-intestinal de crianças os seguintes maneiras:

  • O gotejamento. A infecção ocorre quando o контактировании com o portador de uma infecção de patógenos. Eles se destacam quando espirro, tosse forte ou ao falar. Ficar com a pele ou as mucosas da criança, vírus e micróbios mantêm a sua vitalidade e, com o tempo, através da boca ou cavidade nasal invadem os órgãos do sistema digestivo, provocando o vômito e a diarréia.
  • Contato de plyfit-eletrodomésticos. Este caminho de infecção mais específico para bactérias patogênicas. Os bacilos são transmitidos às crianças quando aperto de mão ou quando tocar aos objetos, aos quais притрагивался бактерионоситель. Isso pode ser gadgets, brinquedos, livros. A família de fontes de infestação tornam-se itens de higiene, interruptores, controles remotos, maçanetas de portas.
  • Por via oral-fecal. As crianças podem ficar doentes, tocando em assuntos, sobre a superfície que está preso partículas microscópicas de matéria fecal бактерионосителя ou вирусоносителя. Fezes de uma pessoa infectada, пренебрегающего medidas de higiene pessoal, pode entrar em águas residuais. Ao banhar no rio, lagoa ou lago na pele do bebê cair causadores de infecção intestinal. Se for essa água para lavar os vegetais ou frutas, não passam no futuro, tratamento térmico e, em seguida, comer, é impossível evitar a infecção.
  • Água. A fonte de infecção, torna-se água a partir de poços ou estagnadas massas de água, que é usada sem ferver. Às vezes, uma infecção intestinal tomam o caráter de epidemia, espalhando-se rapidamente entre a população. Isto ocorre normalmente quando utiliza o número insuficiente de desinfectantes em estações de tratamento de água.

Ser infectados por microrganismos, pode-se mesmo quando usados termicamente processados e de produtos frescos. Se sentou mosca ou rastreado outros insetos, que são переносчиком agentes de infecção, o alimento pode ficar холерные вибрионы ou estafilococos dourados.

Mais frequentemente do que a bacteriana infecção intestinal na criança se desenvolve no uso impuras de frutas e legumes. Nos meses mais quentes, as fontes de intoxicação tornam-se:

  • produtos lácteos, bem como o cozido deles de alimentos como sopas, cereais, cremes de pastelaria e confeitaria, gelados;
  • ovos frescos e cozidos, omeletes;
  • carne, salsichas e carne moída;
  • peixes e frutos do mar.

A disseminação de uma infecção intestinal contribui para o armazenamento incorreto de alimentos, a falta de tratamento térmico, o consumo de produtos com data de validade expirada. Ребеночку é difícil resistir e não comer a maçã ou pêssego, apenas rasgado com uma árvore. Como regra, eles "esquecem-se" sobre a necessidade de lavar as frutas, e junto com a mão.

Na primavera, no outono ou no verão, as bactérias e os vírus multiplicam-se ativamente na favoráveis para eles ambientes. Algumas cepas de patógenos mantêm a atividade por longos períodos de congelamento e temperatura elevada. Para destruir a parede externa da célula bacteriana, às vezes, é necessário ferver por alguns minutos. Causadores de botulismo penetram no organismo de crianças no uso de estimação, picles, picles de legumes e cogumelos,que não é pré-отваривались. Esta doença é especialmente perigoso para crianças de até 1 ano de suas complicações e o rápido acúmulo de sintomatologia.

Infecções intestinais são afetados por crianças com baixa imunidade, portanto, durante a estação mais quente do ano, os pais devem monitorizar cuidadosamente a sua alimentação. Após a recuperação, a resistência do organismo tem um ano de idade a criança a patogénico возбудителям drasticamente reduzido, o que pode levar ao aparecimento de doenças crônicas do trato gastrointestinal e do sistema urinário.

Tanto tempo esperada e planejada viagem para o mar, muitas vezes ofuscado surtos de infecções intestinais. A água morna e a areia quente – o ambiente ideal para a reprodução de bactérias patogênicas e vírus. Se aqui приплюсовать ainda não cumprimento de alguns cidadãos das regras de higiene pessoal ou a falta de produtos de estandes na praia, então não é de admirar que muitas famílias passam férias em quartos de hotel.

A patogénese

Após a penetração de patógenos intestinais, infecções no trato gastro-intestinal das crianças, eles com os produtos ou com a água são distribuídas a todos os departamentos do sistema digestivo. A imunidade de crianças pequenas ainda não completamente formado, e sua permeabilidade dos vasos é muito maior que a de um adulto. Além disso, a membrana mucosa do estômago produzindo um número insuficiente de enzimas digestivas e produção de ácido clorídrico para a destruição de vírus e bactérias.

Causadores de cair em uma fina departamento de intestino, onde começam difícil de se multiplicar, causando a inflamação dos tecidos e uma intoxicação com produtos de sua vida. O fluxo de sangue compostos tóxicos lançadas por todo o corpo, facilitando a perda de função atividade do sistema urinário e do fígado.

Na clarabóia fino do departamento de intestino vírus e bactérias se comportam de forma diferente:

  • Шигеллы, vírus e salmonella danificam as células epiteliais, formam vários infecciosas focos são a causa do processo inflamatório. Em crianças, esse estado se manifesta no desenvolvimento de sinais de intoxicação alimentar: náuseas, vómitos, diarreia.
  • A escherichia coli e vibrio cholerae exercem atividade contra microorganismos, заселяющих intestino. Alocados toxinas destroem as bactérias úteis, de provocar o bócio e a violação de sucção de substâncias biologicamente activas, que são a maioria de abastecimento de água e de vitaminas lipossolúveis. Muito danificada, a membrana mucosa da parede intestinal.
  • Áureo обсеменяет produtos de alimentação, assim, no corpo de crianças penetram não apenas patogênicas, vírus e bactérias, mas também produzidas por eles энтеротоксины. Para infecções intestinais causadas por esses patógenos, típico é o rápido desenvolvimento de sintomas de intoxicação alimentar, assim como o período de incubação непродолжителен.

Independentemente do princípio de exposição ao vírus e bactérias no corpo humano os causadores de destruir as células da mucosa do intestino, contribuem para a disseminação do processo inflamatório no tecido saudável. O conjunto de danos faz com que o funcionamento de todos os departamentos do sistema digestivo, incluindo o estômago. O principal sintoma de qualquer aparelho-infecção viral é a diarréia – utilizando o líquido da cadeira o corpo tenta se livrar de microorganismos patogênicos.

Outros sintomas de intoxicação: vômitos, fraqueza, inchaço, aumento da temperatura, a secura das membranas mucosas e pele encobrindo podem ocorrer não sempre. Para certos tipos de infecções intestinais típico é o desenvolvimento simultâneo de sintomatologia extensa de alimentos de intoxicação. A manifestação de sinais de intoxicação depende da idade da criança e a sua predisposição para возбудителям de um processo de doença.

Quadro clínico

Dependendo da espécie patogénica para o patógeno período de incubação agudas, infecções intestinais continua de 2-3 horas até vários dias. A principal clínica de um processo inflamatório – desidratação, lesões do trato gastrointestinal e sistema nervoso central. Sinais de violação do sistema digestivo se manifestam ao mesmo tempo, mas com o tempo, unem-se a eles de sintomas específicos, característicos de febre tifóide, salmonelose ou de cólera.

Então, como começa uma infecção intestinal, a qual será a sua duração, determinada pelo lugar de reprodução de microorganismos. Alguns vírus e protozoários penetram diretamente no intestino, o que determina o превалирование sintomas de enterite. Se os bacilos estão atrasadas no estômago, em seguida, prejudicada a sua mucosa, e o quadro clínico é dominado sinais de gastrite aguda.

Uma infecção intestinal tem грудничка flui muito difícil devido a imperfeições de filtros biológicos do organismo. É particularmente perigoso para a criança está crescendo rapidamente a desidratação, que pode resolver apenas em ambiente hospitalar. A recuperação hidro-salina equilíbrio passa sob a supervisão do pessoal médico qualificado.

Dependendo de como se manifesta a clínica de infecções intestinais, os gastroenterologistas realizavam classificam durante o processo inflamatório:

  • A gastrite. A sintomatologia típica de envenenamento de alimentos, que foram обсеменены-áureo. Em crianças até um ano desenvolve-se mais forte a intoxicação do organismo: vômitos, diarréia, aumento daa temperatura.
  • Enterite. Os sinais de uma infecção intestinal ocorrem após o contacto com o ротовирусов e salmonelas em uma fina departamento de intestino. O principal sintoma patológico em crianças é o espumante fezes de cor esverdeada com grande conteúdo de muco.
  • Colite. Em crianças de 2 anos de vida e mais de agente causador da disenteria atinge grosso departamento de intestino. A criança aparecem corte dolorosas cólicas abdominais, отдающие na boca. Ocorrem freqüentes impusos defecar, mas a maioria são falsas, pois devido a falta de apetite dos órgãos do trato gastrointestinal sem comida. Destaca-se apenas uma pequena quantidade de líquido da cadeira com as impurezas fresca de sangue e muco.
  • A gastroenterite. Quadro clínico de uma infecção intestinal combina os sintomas катарального de gastrite ou inflamação da mucosa do intestino. Em crianças abre a freqüente vômitos, diarréia, flatulência, distensão abdominal. A criança constantemente tende a noite, ele torna-se apático, letárgico.
  • Энтероколит. Os sintomas de enterite combinam com sinais de lesão de cólon. A criança constantemente pede na wc, mas os impusos defecar encontram falsas. Destaca-se, por vezes, de pequenas quantidades de líquido da cadeira com mau cheiro o cheiro, as impurezas de muco, sangue.
  • Гастроэнтероколит. Para a infecção intestinal é típico de manifestação de todos os possíveis, os sintomas negativos. Patógenos provocam danos a mucosa de todo o trato digestivo. Miúdos, que com 3 anos e menos, a doença ocorra particularmente difícil e exige imediata intervenção médica. As crianças sofrem uma agonia de vômito, приступообразных dores no epigástrio e da parte inferior do abdômen.

Independentemente do tipo de micro-organismo patogênico atribuídos a eles tóxicos da ligação reduzem a atividade funcional do sistema nervoso central. Em crianças, podem aparecer os seguintes sintomas aguda de uma infecção intestinal:

  • tonturas, dor de cabeça, localizada nas têmporas e a nuca;
  • o aumento de temperatura acima de 40 °C, estado febril, calafrios, suores frio;
  • sonolência, diminuição da atividade motora;
  • aumento da ansiedade, ansiedade, instabilidade emocional;
  • pálido características gerais, cianose носогубного triângulo;
  • a secura das membranas mucosas e da epiderme.

Quando a forma grave de intoxicação em crianças ocorre confusão mental, perda de coordenação do movimento desmaios. A hipertermia provocam o aparecimento de alucinações, несвязную se, бредовое estado, tremor dos membros superiores e inferiores.

Transtorno de trabalho central e do sistema nervoso autônomo leva a uma diminuição acentuada da pressão arterial. As crianças que não têm mais de 4 anos, as mãos e os pés ficam frios, diminui a freqüência cardíaca. Neste contexto, surgem problemas com a respiração, a criança recebe uma sensação de falta de ar, falta de ar. Compostos tóxicos irritantes centro do vômito no cérebro – as crianças constantemente doente.

Ocorre uma perda significativa de líquidos junto com vómitos e diarreia. Devido à freqüente dos impusos o garoto não pode ingerir água. Juntamente com o líquido do corpo aparecem necessários para o funcionamento de todos os sistemas de vida, oligo-elementos e substâncias biologicamente ativas. Micção tornam-se raros e escassos, a urina mudar de cor e o cheiro, parece que os coágulos de sangue e de um floco de lodo.

A primeira característica sintomas da desidratação são:

  • o ressecamento da pele;
  • sede;
  • falta de apetite;
  • redução do volume destacável de urina.

Se o tratamento de uma infecção intestinal em crianças não foi realizada na fase inicial, os sintomas de desidratação aumenta rapidamente:

  • западают globos oculares;
  • заостряются traços do rosto;
  • diminui o peso;
  • desenvolve tem estado.

A criança pode não se manifestam todos os sintomas de inflamação do trato gastrointestinal. A gravidade do quadro clínico depende dos seguintes fatores:

  • o número de infiltrados no corpo de agentes patogênicos;
  • idade;
  • a disponibilidade de doenças em história;
  • a resistência do organismo contra vírus e bactérias;
  • a adequação da intervenção médica;
  • a qualidade do diagnóstico.

Causadores de infecções rapidamente consomem úteis a microflora intestinal. Após a recuperação completa ocorre de recuperação de longa duração farmacológicos de medicamentos.

Diagnóstico e tratamento

Na fase inicial de diagnóstico gastroenterologista avalia o estado das crianças, ouve as queixas de seus pais. Necessariamente, são realizados exames laboratoriais de sangue, urina, vômito e fezes. Para determinar que a cura de uma criança, uma amostra biológica é colocado em um nutricional quarta-feira e, em seguida, estudam a quantidade e a qualidade formaram colônias. Os resultados dos exames ajudam a identificar o tipo de agente causador de infecções intestinais e a sua sensibilidade aos antibióticos.

As pesquisas, por vezes, se estendem por vários dias, e o estado das crianças está se deteriorando rapidamente. Portanto, o tratamento inicia-se de imediato com a recepção antimicrobiais meios de amplo espectro de ação.

Depois de identificar o tipo de micro-organismo, que se tornou a causa de uma infecção intestinal, uma criança que tratam de medicamentos antivirais, se a doença for causada por аденовирусами ou ротовирусами. Quando a detecção de salmonelas, staphylococcus aureus ou холерногоdo vibrio realizada antibioticoterapia. Para eliminar o perigoso dos sintomas da desidratação é utilizado medicamento para infecção intestinal para crianças, torna-se para os estoques de líquidos e de sais minerais no corpo.

No sistema integrado de terapia de infecções bacterianas e virais de patologias aplicam-se:

  • diuréticos;
  • probióticos e prebióticos;
  • сорбенты;
  • vitaminas e minerais;
  • enzimáticos medicamentos;
  • analgésicos;
  • antiespasmódicos;
  • иммуностимуляторы e imunomoduladores.

Após a recuperação, a criança exige um longo período de reabilitação. É o tempo da dieta das crianças devem ser completamente excluídos graxos carnes e peixes salgados e cheio de especiarias produtos. Não é possível dar também bebidas doces.

Quando os primeiros sintomas de uma infecção intestinal antes que os pais não deve levantar-se a questão – o que fazer, qual o medicamento é dar a criança. Você deve imediatamente chamar uma equipe de ambulância para a hospitalização de uma criança. Esta regra é especialmente verdadeiro quando infectadas com recém-nascidos e lactentes.

Prevenção de infecções intestinais

Todas as pessoas pelo menos uma vez na vida переболели infecções intestinais, como regra, isso aconteceu com eles na infância. É necessário ensinar crianças as regras de higiene pessoal: lavar as mãos antes de comer e depois de ir ao banheiro, não há bagas com o mato. Os animais muitas vezes, tornam-se os portadores de patógenos e doenças, portanto, não se deve em caminhadas de jogar com os sem-teto cães e gatos.

Prevenção agudas, infecções intestinais é correto armazenamento e processamento de alimentos. Não pode ser usado para cozinhar os ovos, a carne ou o leite com o prazo de validade. Nos meses mais quentes, precisa expor todos os produtos de longa duração de tratamento térmico. Durante o verão o melhor é não arriscar – se a não consumir alimentos fora de casa, em cafés ou restaurantes. Se uma infecção intestinal foi diagnosticado em um membro da família, deve atribuir-lhe uma tigela separada e uma toalha. E, após cada visita vaso ou pote da criança devem ser tratadas com desinfectante.